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Silêncio

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Histórico, Drama 161 min 2016 19/01/2017 EUA, MEX, TAI

Título Original

Sinopse

Portugal, 1633. Quando a Companhia de Jesus recebe a notícia de que o missionário Cristóvão Ferreira teria renunciado publicamente à Fé Cristã, Sebastião Rodrigues e Francisco Garrpe, dois dos seus discípulos mais fiéis, decidem partir para o Japão para o confirmar. Depois de uma longa viagem, os dois sacerdotes deparam-se com um país empobrecido e com uma população subjugada ao regime Tokugawa, que proibiu o Cristianismo ou quaisquer influências europeias no Japão. Ali, eles vão assistir a perseguições e todo o tipo de crueldade em relação aos cristãos, impedidos de qualquer demonstração de fé em Jesus Cristo…
Este drama histórico foi realizado por Martin Scorsese (“Taxi Driver”, “O Touro Enraivecido”, “Tudo Bons Rapazes”, “Kundun” ou, mais recentemente, “O Lobo de Wall Street”), alguém que estudou para ser padre num seminário e acabou por se virar para o mundo do cinema. O Cristianismo sempre esteve presente na sua obra, sendo o expoente máximo disso “A Última Tentação de Cristo”, o polémico filme de 1988.  "Silêncio" baseia-se no “best-seller” homónimo escrito, em 1966, pelo japonês Shusaku Endo (que, com esta obra, recebeu o prestigiado Prémio Tanizaki). O elenco conta com Andrew Garfield, Adam Driver, Liam Neeson, Tadanobu Asano, Issei Ogata, Shinya Tsukamoto, Yoshi Oida Yosuke Kubozuka, Ryo Kase e Nana Komatsu, entre outros. PÚBLICO

Críticas Ípsilon

A suspensão da crença

Luís Miguel Oliveira

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A última imitação de Scorsese

Vasco Câmara

É a enorme frustração do encontro com cada novo filme de Scorsese: este cinema parece feito de simulacros, de presenças virtuais, de pálidas substituições para ausências várias.

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Os sons do silêncio

Jorge Mourinha

Pode-se gostar, ou não, do novo filme de Scorsese, Silêncio.. Mas é difícil não reconhecer nele um dos poucos cineastas ainda capazes de resgatar o cinema da obsolescência anunciada.

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Críticas dos leitores

Marcus

Marcus

Excelente filme, mas exige do público o hábito da literatura e de compreensão da cultura japonesa para se entender as várias tensões que a história revela. Os atores estão muito bem. Recomendo a leitura do romance da qual o filme é uma adaptação.
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Silêncio

Carlsson

Ótimo filme. Fiel à história e sem pretensões tendenciosas. <br />Mais por razões políticas que religiosas, a inquisição japonesa contra os padres jesuítas aconteceu de fato e nas circunstâncias e protagonistas citadas no filme. <br />A inquisição foi instituída em 1640 pelo xogun Iemitsu Tokugawa quando se iniciou uma perseguição aos cristãos. Nos templos budistas cadastravam-se o nome e o endereço de todos os seus fiéis, como uma forma de controle sobre a população. Torturas físicas e psicológicas foram insufladas contra os cristãos. A coação psicológica era a que mais doía. Os inquisidores criaram o fumiê, que consistia em obrigar os cristãos a calcarem o pé da imagem de Cristo ou da Virgem, apostatando-se de sua fé. <br /> <br />A maior vitória dos inquisidores foi o padre Ferreira apostatar-se e passando para o lado dos seus acólitos entregou os seus antigos companheiros. Três mil mártires foram feitos e outros apostataram-se. No auge do cristianismo no Japão, havia 700 mil adeptos, quase a população atual de japoneses e de seus descendentes no Brasil. <br /> <br />O cristianismo no Japão foi um sonho – ou um pesadelo – que os japoneses não dão muita importância. Fica aqui a inquietação de Endo: “se o cristianismo não fosse tão ocidental…”.
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Silêncio

Carlos Duque Horta

O silêncio de Deus não se justifica neste caso, pois os cristãos meteram-se onde não eram chamados. Na célebre súplica de Jesus Cristo: "Meu Deus, porque me abandonas-te", mostra que realmente era um homem que sofria, mas como Deus, que também era, ressuscitou e venceu a morte e todos os males do mundo. A sua Cruz ainda continua a estar presente em todos os sofrimentos da humanidade até qua a sua Redenção se complete. Todos somos chamados a contribuir com o nosso próprio sofrimento, oferecendo-o em nome de Cristo. Não sou um "cândido" de Voltaie.
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Silêncio

George Baker

I'm sorry to say but it's a TERRIBLE movie! Was expecting more from the director. Save your money.
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Essência

Pedro Brás Marques

Silêncio. É ausência de resposta ou é a voz do Divino? Se for esta última, só terá sentido se for exteriorizada ou pode viver perfeitamente no mais íntimo de nós? <br /> <br />Estas questões existenciais estão no centro do calvário que os dois padres jesuítas portugueses, Rodrigues e Garupe, atravessam na sua demanda para encontrar o apóstata padre Ferreira, pelas terras do Japão. A viagem torna-se numa experiência limite, quer a nível físico quer mental, levando os dois a questionarem as suas crenças e o próprio sentido da existência enquanto devotos de Cristo. <br /> <br />Rodrigues é quase a encarnação de Cristo, tal a semelhança física que partilha com o Filho de Deus. E também ele caminha com os pobres, vive entre eles, abençoa-os e cuida deles. Toca-lhes como se fosse a ligação terrena a Deus. “Eles”, são agricultores e pescadores, gente humilde e pobre como aquela que Ele encontrara dezassete séculos antes, na Galileia, e que também procuram conforto e salvação na palavra de “Deusu”. A Fé é tão forte que estão dispostos a nunca a ela renunciar, levando esta escolha às últimas consequências. Rodrigues e Garupe não compreendem esta aparente obsessão e muito menos a forma como se sacrificam, não só por Deus, como até por eles, padres. Será que Deus não os ouve? Se ouve porque é que não responde? E Ele deixa-os morrer sob excruciante tortura? <br /> <br />E quando se tornam eles, padres, as vítimas dos carcereiros, ouvimos Rodrigues a desabafar: “Cristo está aqui. Só não consigo é ouvi-lo…” E é aqui que tudo muda para Rodrigues e Garupe, ao serem desafiados a renunciarem à Fé, sob pena de matarem cristãos em represália. E colocam-nos explicitamente à prova, perante uma escolha impossível: ou renunciam à Fé e os cristãos salvam-se, ou mantêm a sua integridade religiosa e eles morrem. Então, onde é que está Deus para resolver a charada? Cada um deles escolherá um dos dois caminhos possíveis e os resultados da opção serão claros e inequívocos. Para quem opta por ceder, levanta-se então a questão final: será que exteriorizar a renúncia a Deus implica efectivamente abandoná-lO e ser por Ele abandonado? Serão Ferreira e Rodrigues intrinsecamente apóstatas? <br /> <br />Martin Scorcese conhece os caminhos da Fé, da dor, da salvação. Já o demonstrou ao longo da sua extraordinária carreira. Aqui, o seu trabalho era mais complicado, porque materializar o imaterial não é para qualquer um… Mas o autor de “Taxi Driver” e de “A Última Tentação de Cristo” consegue-o, muito embora tenha cedido à facilidade de dar uma voz concreta a Deus, aquando da conversa final de Rodrigues com Ele. Mas construiu a história de forma brilhante, fazendo eco da “via sacra”, num crescendo de dor até Rodrigues alcançar o momento da (sua) revelação. O realizador jogou habilmente com fotografia, escolhendo uma paleta de cores de tons frios para as cenas exteriores e de quentes para as interiores, num evidente paralelismo entre o mundo exterior, onde os ventos e os perigos espreitam e o nosso mundo pessoal, interior, onde arde a nossa chama, a nossa alma. A terceira dicotomia que ajuda a balizar as grandes diferenças é a que se prende entre duas concepções distintas de Sagrado. Uma, espiritual, incorpórea, interna, e outra sensível, tangível, material e em que os padres são a ponte entre as duas margens. É maravilhosa a cena em que Rodrigues distribui cada uma das contas do seu rosário por todas as mãos que lhe aparecem à frente, como se aqueles pequenos objectos fossem relíquias divinas, que não eram, e eles os emissários de Deus, que o eram efectivamente. <br /> <br />Construir um drama com uma dimensão imensa como este, logo a seguir à orgia hedonística de “O Lobo de Wall Street”, mostra bem da polivalência de Scorcese e da abrangência humanística da sua obra. É uma tremenda injustiça o esquecimento a que foi votado, mais uma vez, pela Academia de Artes e Ciências de Hollywood.
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Silêncio

Betty

Forte, inquietante e perturbador. <br />Seja qual for a intenção do filme, não lhe tira nenhum mérito. <br />Não me parece que a ideia fosse denegrir o budismo mas sim expor a perseguição aos cristãos, que não é novidade nenhuma e realmente continua na atualidade. <br />Para terminar, na sala aonde estive, e era uma das maiores do Arrabida, ninguém saiu. <br />Achei muito bom.
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Mau

Céu

Para se falar assim de outras culturas e religiões, tem de se olhar para o que as outras religiões fizeram também de atrocidades. Tendencioso e no fundo sobre atrocidades de que é capaz a espécie humana seja qual for o seu credo.
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Aborrecido..

Andreia

O trailer é enganoso. A meio do filme, lá para as 2h, já mais de metade da sala estava vazia... saiu toda a gente
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Ámen

Luís Telles

Deveria estear na santa Páscoa!
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Me surpreendi

Claudia

Fui assistir um filme não esperando exatamente esse tema, mas fiquei desapontada ao mostrarem uma interpretação do Budismo errada. Cresci em meio ao cristianismo pelo lado materno e budista pelo paterno. NUNCA se ouviu falar que o Budismo matou por causa da sua filosofia. Acredito que isso seja apenas uma ficção mesmo para impressionar, e fazer refletir sobre o momento atual em que vivemos.
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