Críticas Ipsilon
Últimas
De Hilde, Com Amor
De Hilde, com Amor: a banalização do mal (e do bem)
De Hilde, com Amor, de Andreas Dresen, é uma anódina dramatização da história de um casal alemão (os Coppi) notabilizado pela resistência interna ao nazismo.
Ler maisA Grande Ambição
A Grande Ambição, de Andrea Segre: nascimento e morte do “compromisso histórico”
A Grande Ambição , de Segre, tem, de facto, uma grande ambição, tratada com toda a seriedade intelectual: retratar o percurso de Enrico Berlinguer, histórico líder do Partido Comunista Italiano.
Ler maisUm Silêncio
Segredos de família em Um Silêncio, de Joachim Lafosse
Uma actriz de excepção, Emmanuelle Devos, sustenta praticamente sozinha um filme intrigante, que promete mais do que consegue cumprir.
Ler maisPortugueses
Portugueses, de Vicente Alves do Ó: telenovela karaoke
Há uma ideia em Portugueses — o 25 de Abril como musical karaoke coral — à qual Vicente Alves do Ó não consegue fazer justiça, resumindo-se a uma sequência penosa de momentos previsíveis.
Ler maisArmand
Armand, de Halfdan Ullmann Tondel: A vergonha dos adultos
Armand, filme com que Halfdan Ullmann Tondel se estreia, recebeu a Caméra d’Or para Melhor Primeira Longa Metragem no Festival de Cannes em 2024.
Ler maisA Prisioneira de Bordéus
A Prisioneira de Bordéus:Uma questão de mulheres, uma questão de classes
A Prisioneira de Bordéus, de Patricia Mazuy, é um belo filme político, mas daquele género que remete a política para o subterrâneo e a filma como uma força simbólica.
Ler maisAs Melusinas à Margem do Rio
As Melusinas à Margem do Rio, de Mélanie Pereira: Contar de emigração
Estreado com um atraso inexplicável, um dos mais interessantes documentários portugueses dos últimos anos, vencedor do Doclisboa 2023, fala do que é ser de todo o mundo não sendo de lugar nenhum.
Ler maisPraia Formosa
Praia Formosa: Julia De Simone filma o século XIX no Rio de agora
Um filme com que se simpatiza, mas que se perde pelo excesso de “ordem”.
Ler maisMarés Vivas
Marés Vivas: a música das transformações da China
Filme “menor” na obra de Jia Zhang-ke, mas não menos belo por causa disso.
Ler maisO Esquema Fenício
O Esquema Fenício: Wes Anderson não é sempre a mesma cantiga
O novo Wes Anderson não é diferente dos anteriores Wes Anderson? Não, mas também não é igual: O Esquema Fenício põe um homem a fazer o luto de si mesmo numa paisagem cinéfila de faz-de-conta.
Ler mais