Críticas Ipsilon

Últimas

Jay Kelly

Jay Kelly: a insustentável leveza de ser Clooney

Vasco Câmara

Noah Baumbach convertido ao pacote do streaming, todo ele o lustro do pronto-a-filmar. Estreia-se sexta-feira na Netflix.

Ler mais

Nuremberga

O Mal é um manequim em Nuremberga, com Rami Malek

Luís Miguel Oliveira

Há qualquer coisa de necessário num filme como Nuremberga, de James Vanderbilt. Pena não ser um grande filme.

Ler mais

Justa

Justa: Teresa Villaverde na idade maior

Vasco Câmara

Ouve-se tanto quanto se vê — a gravidade e a morosidade dos adultos, Betty Faria cega, Ricardo Vidal queimado, Filomena Cautela médica e sem-abrigo afectiva, e o grito e a rebeldia dos adolescentes.

Ler mais

Onde Aterrar

Em Onde Aterrar, Hal Hartley arruma a casa e começa outra vez

Luís Miguel Oliveira

Um “filme de velho”, essa coisa maravilhosa e em desuso.

Ler mais

Wicked: Pelo Bem

O Feiticeiro de TikTok — Wicked: Pelo Bem

Luís Miguel Oliveira

A sequela de Wicked maça, anestesia, mas não irrita.

Ler mais

O Filho de Mil Homens

O Filho de Mil Homens? Um filho de mil clichés

Luís Miguel Oliveira

Daniel Rezende a partir de Valter Hugo Mãe. Um desastre destinado às catacumbas do streaming.

Ler mais

Keeper: Para Sempre

Keeper. A arquitectura do medo por Osgood Perkins

Luís Miguel Oliveira

Exercício brilhante de dilatação narrativa, temporal e espacial.

Ler mais

As Meninas Exemplares

As Meninas Exemplares: os divertidos desastres de João Botelho

Luís Miguel Oliveira

Uma farsa de efeito revigorante. As Meninas Exemplares está cheio de energia, e cheio de velocidade, também.

Ler mais

Sex, Dreams, Love

Três filmes falados: Sex, Dreams, Love

Jorge Mourinha

A “trilogia de Oslo” chega às nossas salas: Sex (Berlim 2024), esta semana, Dreams (Urso de Ouro em Berlim 2025) a 27 de Novembro, Love (Veneza 2024) a 4 de Dezembro.

Ler mais

Pequenos Clarões

Pequenos Clarões, um breve assombro nas nossas salas

Vasco Câmara

Emoções e embaraços de um ex-casal que, por vontade da filha, se volta a cruzar nos momentos finais da vida dele. Sem peripécias, sem reencontro — pelo menos daqueles dos filmes.

Ler mais