Críticas Ipsilon

Últimas

Bolero

Bolero, de Anne Fontaine: música, sem maestro

Jorge Mourinha

Anne Fontaine tem algumas boas ideias na sua biografia de Maurice Ravel, mas afoga-as numa respeitabilidade e num requinte demasiado convencionais.

Ler mais

Cobweb - A Teia

Cobweb - A Teia: o realizador no seu labirinto

Jorge Mourinha

O sul-coreano Kim Jee-woon regressa ao nosso convívio com um brilhante exercício formal mas que não passa disso. É um exercício.

Ler mais

Comandante

Comandante: afunda-se o barco, não se afunda o homem. E o filme?

Vasco Câmara

Este filme de Edoardo de Angelis abriu a edição 2023 do Festival de Veneza. Pierfranceso Favino interpreta uma personagem que existiu, um comandante do submarino Cappellini.

Ler mais

O Homem dos Teus Sonhos

O Homem dos Teus Sonhos: Nicolas Cage, o último grande canastrão

Vasco Câmara

O actor como parque temático. O seu The Last Action Hero, um afectuoso O Último Grande Canastrão.

Ler mais

Pedágio

Pedágio: um Brasil em terapia de conversão

Luís Miguel Oliveira

Carolina Markowicz não pode estar realmente com a maioria das suas personagens, é por isso que o filme parece trabalhar sempre num registo à procura da distância irónica.

Ler mais

Sob as Águas do Sena

Sob as Águas do Sena: um tubarão nos Olímpicos

Vasco Câmara

Involuntariamente cómico, ridículo até, ou puro divertimento? A dúvida é angústia excessiva para a coisa que é.

Ler mais

Manga d'Terra

Manga d’Terra: as mulheres do bairro

Luís Miguel Oliveira

Este é um filme que flutua, como a câmara do realizador Basil da Cunha quando segue Eliana Rosa.

Ler mais

O Teu Rosto Será o Último

O Teu Rosto Será o Último: Foi para isto que se fez o 25 de Abril?

Jorge Mourinha

Luís Filipe Rocha é capaz de mais e melhor do que este O Teu Rosto Será o Último, tentativa tolhida de saga familiar pós-Revolução que desperdiça o seu talento e o de uma equipa de actores sólidos.

Ler mais

MMXX

O MMXX de Cristi Puiu: fábulas do tempo da covid-19

Luís Miguel Oliveira

O realizador de A Morte do Sr. Lazarescu fez um filme de um zeitgeist? Possivelmente.

Ler mais

Furiosa: Uma Saga Mad Max

Velocidade (pouco) Furiosa no regresso da saga Mad Max

Jorge Mourinha

Há inteligência, honestidade, talento e Anya Taylor-Joy nesta “prequela” de Mad Max: Estrada da Fúria. Mas não há surpresas, apenas um “apêndice” da saga contado em velocidade de cruzeiro.

Ler mais