Críticas Ipsilon
Últimas
Pecadores
Pecadores tem gangsters, bluesmen e vampiros racistas
Tem isso tudo, mas Ryan Coogler dá-nos um filme semifalhado.
Ler maisO Regresso de Ulisses
O Regresso de Ulisses: o herói já não mora aqui
Uma leitura realista da Odisseia de Homero, com dois actores de excepção a sustentarem um filme que precisaria de outro realizador para fazer justiça a tudo o que tem.
Ler maisCão Preto
Cão Preto: Pink Floyd, homens e cães num grande filme
Excelente cinema chinês de volta às salas de cinema portuguesas.
Ler maisKneecap – O Trio de Belfast
Kneecap – O Trio de Belfast: a cantiga hip-hop é uma arma
Um filme sobre a “excepção cultural” face à massificação da “regra”, resolvido num agitprop exuberante.
Ler maisCoro
Coro não faz justiça ao Coro Gulbenkian
Filmado para marcar os 60 anos do grupo, o documentário de Edgar Ferreira afoga-se em imagens que parecem saídas de anúncios televisivos.
Ler maisMaria Schneider
Maria Schneider, a menina na mão dos bruxos
Uma interpretação notável de Anamaria Vartolomei e um olhar atento aos costumes dos anos 1970 não chegam para fazer de Maria Schneider o grande filme que podia ter sido.
Ler maisDiamante Bruto
Um corpo para a Internet, Diamante Bruto
O filme de Agathe Riedinger insere-se numa tendência muito francesa: o lamento pelo desaparecimento de uma cultura rural, popular e comunitária.
Ler maisRessaca Bailada - Filme Concerto
Na Ressaca Bailada dos Expresso Transatlântico, a Pompeia que está à mão
O subtítulo “filme-concerto” é exibido de forma justa, digna.
Ler maisGirls Will Be Girls
Girls Will Be Girls: tudo o que imaginamos da Índia
A estreia em longas-metragens de uma jovem realizadora indiana, Shuchi Talati.
Ler maisBranca de Neve
Regurgitação e depressão: esta Branca de Neve parece feita no ChatGPT
No filme da Disney que se estreia quinta-feira é como se a história dos irmãos Grimm fosse resumida (ou regurgitada) pela inteligência artificial.
Ler mais