Críticas Ipsilon

Últimas

A Verdadeira Dor

A Verdadeira Dor: a zona sem interesse

Jorge Mourinha

Um simpático “pequeno filme” que olha com inteligência para o Holocausto, mas que se contenta em fazê-lo dentro de fórmulas gastas.

Ler mais

Lobisomem

É a hora do lobo, é o Lobisomem de Leigh Whannell

Jorge Mourinha

No papel, uma simples variação sobre um tema clássico do cinema de género, este Lobisomem prova que basta pensar no que se está a fazer para conseguir um pequeno grande filme.

Ler mais

Maria

A última ária em Paris: Maria, o filme de Pablo Larraín sobre Maria Callas

Vasco Câmara

Trabalho de composição de Angelina Jolie, sobre a pose, sobre a dicção, sim, mas também ironia e jeu e distância. E uma construção tumular de Paris, onde Maria Callas morreu em 1977.

Ler mais

Ainda Estou Aqui

Ainda Estou Aqui: história de uma casa maculada pela ditadura

Luís Miguel Oliveira

A devassa da intimidade familiar pela brutalidade da ditadura militar brasileira. O filme de Walter Salles estreia-se em Portugal quinta-feira. Nele brilha uma notável Fernanda Torres.

Ler mais

Mars Express

Mars Express: um dos mais meritórios herdeiros de Blade Runner

Jorge Mourinha

A primeira longa do animador francês Jérémie Périn é um inteligente policial cyberpunk à sombra de William Gibson e Blade Runner, ambientado num fascinante universo gráfico.

Ler mais

Better Man

O mundo precisava de um biopic de Robbie Williams? Sim: Better Man

Jorge Mourinha

Ao representar o cantor inglês como um macaco, Michael Gracey injecta frescura e inteligência numa fórmula gasta.

Ler mais

Pequenas Coisas Como Estas

Pequenas Coisas Como Estas. A moral da história

Jorge Mourinha

A novela da irlandesa Claire Keegan sobre as “lavandarias de Maria Madalena” recebe uma adaptação sólida e sensível, mas sem sinais particulares.

Ler mais

O Barco do Amor

O Barco do Amor: neste filme, patrão a bordo, dia santo na loja

Luís Miguel Oliveira

O filme de Bruno Podalydès faz da simplicidade e da modéstia a sua força — ou pelo menos a sua simpatia.

Ler mais

Aqui

Aqui: a vida não é uma caixa de chocolates

Jorge Mourinha

Trinta anos depois de Forrest Gump, Robert Zemeckis reúne-se com Tom Hanks e Robin Wright para um melodrama formalmente experimental que adapta com inteligência o romance gráfico de Richard McGuire.

Ler mais

Babygirl

Babygirl é qualquer coisa “erótica”

Vasco Câmara

Um atrevimento oportunista que não é exclusivo de cineastas-homens, o filme da neerlandea Halina Reijn com Nicole Kidman é qualquer coisa, thriller, drama ou comédia, “erótica”. E pueril.

Ler mais