Críticas Ipsilon

Últimas

Toda a Beleza e a Carnificina

As memórias e os corpos de Nan Goldin

Luís Miguel Oliveira

O encontro entre Laura Poitras e Nan Goldin resulta num filme à beira da esquizofrenia.

Ler mais

Margot

Margot Dias: dever de memória

Jorge Mourinha

O documentário de Catarina Alves Costa sobre a pioneira antropóloga ganha-se na convicção da sua figura ser um nome incontornável no Portugal do século XX

Ler mais

Terra Que Marca

A terra a quem a filma

Jorge Mourinha

Este ensaio ensimesmado, tem qualquer coisa de desafiador, mas daí a exibi-lo em sala vai um passo talvez grande demais.

Ler mais

Interdito a Cães e Italianos

A diáspora italiana em plasticina

Luís Miguel Oliveira

Uma porção da história de uma porção da Europa do sul do século XX. Em stop motion.

Ler mais

Dungeons e Dragons: Honra Entre Ladrões

Não há dragão que aguente

Jorge Mourinha

Simpática mas anónima esta nova tentativa de levar ao cinema o jogo que educou uma geração de nerds.

Ler mais

A Água

Sóbolos rios que vão por Valência

Luís Miguel Oliveira

Capacidade exemplar de articular o romanesco com a observação de um ecossistema cultural.

Ler mais

Sacavém

Sobre Pedro Costa, cineasta do nosso tempo

Luís Miguel Oliveira

Eis dois exemplares de um tipo de filme raro no cinema português: aquele em que um realizador olha para o trabalho de outro realizador.

Ler mais

Justiça para Emmett Till

Uma mãe-coragem sem cinema à sua altura

Luís Miguel Oliveira

Este não é o filme capaz de fazer, cinematograficamente, justiça a Emmett Till e à coragem da sua mãe.

Ler mais

A Colina Onde as Leoas Rugem

Um bando de três

Luís Miguel Oliveira

Languidez e paralisia numa aldeia do Kosovo.

Ler mais

A Voz das Mulheres

Um filme conformado sobre a rebeldia

Luís Miguel Oliveira

Nunca há cinema à altura da intensidade dos dilemas em discussão em A Voz das Mulheres.

Ler mais