Críticas Ipsilon

Últimas

Uma Noite com Adela

Uma Noite com Adela: a lógica da vulgaridade pornográfica

Luís Miguel Oliveira

Cerimonial de abjecção, encenado sem pudor, puro espectáculo sem consistência.

Ler mais

A Presença

Steven Soderbergh não inventa nada em A Presença — nem precisa

Jorge Mourinha

Despretensioso e exemplar savoir-faire, ao lado do qual os arremedos de blockbuster propostos hoje pelos estúdios fazem figura de amadores sem talento.

Ler mais

Crónicas Chinesas

Crónicas Chinesas: o ano novo da covid em Wuhan

Luís Miguel Oliveira

Perdido por cem, bem podia não ter tido medo de se perder por mil.

Ler mais

Sing Sing

A grande evasão de Sing Sing

Vasco Câmara

A generosidade do actor Colman Domingo espraia-se para cicatrizar as fendas entre o documento e a ficção, para superar as diferenças entre ele e os não-actores que se representaram a si próprios.

Ler mais

A Semente do Figo Sagrado

A Semente do Figo Sagrado: o melhor filme do iraniano Mohammad Rasoulof

Jorge Mourinha

Rasoulof assina o seu melhor filme — mas, apesar do prémio em Cannes e da nomeação para os Óscares, ainda não é o grande filme de que é capaz.

Ler mais

A Mulher de Tchaikovsky

A Mulher de Tchaikovsky: a história de Antonina T.

Vasco Câmara

Todo um artesanato de cinema oficial, dos cenários à manipulação da luz, para contar a história de Antonina Tckaikovskaya, a mulher que amou “dolorosamente” Piotr Ilitch Tchaikovski.

Ler mais

Noites Claras

Noites Claras: danças de família

Vasco Câmara

Só mesmo no fim do filme do argumentista, actor e realizador Paulo Filipe Monteiro se chega às nuvens.

Ler mais

A Complete Unknown

A Complete Unknown: retrato de Bob Dylan como metamorfose ambulante

Jorge Mourinha

Transportado por um Timothée Chalamet notável, o filme de James Mangold explora de maneira classicista mas fascinante as contradições e identidades múltiplas de Bob Dylan. Estreia-se quinta-feira.

Ler mais

A Verdadeira Dor

A Verdadeira Dor: a zona sem interesse

Jorge Mourinha

Um simpático “pequeno filme” que olha com inteligência para o Holocausto, mas que se contenta em fazê-lo dentro de fórmulas gastas.

Ler mais

Lobisomem

É a hora do lobo, é o Lobisomem de Leigh Whannell

Jorge Mourinha

No papel, uma simples variação sobre um tema clássico do cinema de género, este Lobisomem prova que basta pensar no que se está a fazer para conseguir um pequeno grande filme.

Ler mais