Críticas Ipsilon

Últimas

Bernadette - A Mulher do Presidente

Bernadette - A Mulher do Presidente vale por Catherine Deneuve

Luís Miguel Oliveira

Esta comédia sobre Bernadette Chirac podia ser muito mais divertida, muito menos informe.

Ler mais

Camarada Cunhal

Camarada Cunhal? Tanto faz se é ele ou outro qualquer

Luís Miguel Oliveira

No filme de Sérgio Graciano, não se vê Álvaro Cunhal, nem o Portugal nos anos 50, nem o terror do Estado Novo.

Ler mais

O Palácio de Cidadãos

O Palácio de Cidadãos: passos perdidos

Jorge Mourinha

Rui Pires procura filmar os mecanismos da política através do quotidiano do Parlamento, mas perde-se nos seus corredores labirínticos sem nunca perceber o que quer mostrar.

Ler mais

A Savana e a Montanha

O litígio do lítio em A Savana e a Montanha, um belo filme de Paulo Carneiro

Luís Miguel Oliveira

Um encontro de vozes (como um coro) entre as aldeias e o cinema que vem tomar o partido delas.

Ler mais

Pecadores

Pecadores tem gangsters, bluesmen e vampiros racistas

Luís Miguel Oliveira

Tem isso tudo, mas Ryan Coogler dá-nos um filme semifalhado.

Ler mais

O Regresso de Ulisses

O Regresso de Ulisses: o herói já não mora aqui

Jorge Mourinha

Uma leitura realista da Odisseia de Homero, com dois actores de excepção a sustentarem um filme que precisaria de outro realizador para fazer justiça a tudo o que tem.

Ler mais

Cão Preto

Cão Preto: Pink Floyd, homens e cães num grande filme

Luís Miguel Oliveira

Excelente cinema chinês de volta às salas de cinema portuguesas.

Ler mais

Kneecap – O Trio de Belfast

Kneecap – O Trio de Belfast: a cantiga hip-hop é uma arma

Luís Miguel Oliveira

Um filme sobre a “excepção cultural” face à massificação da “regra”, resolvido num agitprop exuberante.

Ler mais

Coro

Coro não faz justiça ao Coro Gulbenkian

Jorge Mourinha

Filmado para marcar os 60 anos do grupo, o documentário de Edgar Ferreira afoga-se em imagens que parecem saídas de anúncios televisivos.

Ler mais

Maria Schneider

Maria Schneider, a menina na mão dos bruxos

Jorge Mourinha

Uma interpretação notável de Anamaria Vartolomei e um olhar atento aos costumes dos anos 1970 não chegam para fazer de Maria Schneider o grande filme que podia ter sido.

Ler mais