Críticas Ipsilon
Últimas
Clube Zero
Clube Zero: a ironia indigesta de um filme sobre o jejum
Jessica Hausner fez um filme demasiado preocupado em ser “legível” e repleto de lugares-comuns.
Ler maisO Coleccionador de Almas
Em O Colecionador de Almas, nem inocentes nem silêncio
Uma eficaz colagem de fórmulas e convenções do cinema de terror, realizada com engenho e precisão por um cineasta talentoso, mas sem trazer nada de novo ao género.
Ler maisA Minha Avó Trelototó
A vida portuguesa: A Minha Avó Trelotótó, de Catarina Ruivo
Catarina Ruivo recorreu a materiais familiares de arquivo para contar a história da sua avó, num documentário vulnerável e comovente, mas que não cumpre a fundo a sua promessa.
Ler maisUm Domingo Interminável
Um Domingo Interminável: ao correr do tempo e nas cidades
A mais bela estreia da semana: um filme que fazendo parte do universo do cinema italiano é como se a nada, nem a ele, pertencesse.
Ler maisPodia Ter Esperado por Agosto
Podia ter Esperado por Agosto… e, já agora, podia-se ter feito um filme
Tecnicamente, César Mourão, Júlia Palha e companhia fizeram um “filme”. Mas só tecnicamente.
Ler maisTornados
Tornados nos cinemas: o regresso do mau tempo
Havia necessidade de “refazer” Tornado? Não. Mas, já que se fez, pelo menos fez-se decentemente.
Ler maisMemória
Memória: Peter Sarsgaard não se recorda, Jessica Chastain não se esquece
Um cineasta de universo idiossincrático, fomentador de antagonismos viscerais, o mexicano Michel Franco aplica-se agora à consensual love story.
Ler maisA Última Sessão de Freud
A Última Sessão de Freud: nem Freud explica
Ainda há quem produza e lance filmes assim. Ainda há quem os veja. Quem? À procura de quê?
Ler maisAstrakan 79
Astrakan 79: Catarina Mourão e as memórias do desencanto
A história de um rapaz a passar de viver a vida dos pais para viver a sua própria vida.
Ler maisA Ama de Cabo Verde
A Ama de Cabo Verde: pequeno filme das lutas gigantescas da infância
Uma miúda e o que lhe pertence, a solidão e a sua ama. Uma luta decisiva na primeira obra a solo da francesa Marie Amachoukeli.
Ler mais