Críticas Ipsilon

Últimas

Pecadores

Pecadores tem gangsters, bluesmen e vampiros racistas

Luís Miguel Oliveira

Tem isso tudo, mas Ryan Coogler dá-nos um filme semifalhado.

Ler mais

O Regresso de Ulisses

O Regresso de Ulisses: o herói já não mora aqui

Jorge Mourinha

Uma leitura realista da Odisseia de Homero, com dois actores de excepção a sustentarem um filme que precisaria de outro realizador para fazer justiça a tudo o que tem.

Ler mais

Cão Preto

Cão Preto: Pink Floyd, homens e cães num grande filme

Luís Miguel Oliveira

Excelente cinema chinês de volta às salas de cinema portuguesas.

Ler mais

Kneecap – O Trio de Belfast

Kneecap – O Trio de Belfast: a cantiga hip-hop é uma arma

Luís Miguel Oliveira

Um filme sobre a “excepção cultural” face à massificação da “regra”, resolvido num agitprop exuberante.

Ler mais

Coro

Coro não faz justiça ao Coro Gulbenkian

Jorge Mourinha

Filmado para marcar os 60 anos do grupo, o documentário de Edgar Ferreira afoga-se em imagens que parecem saídas de anúncios televisivos.

Ler mais

Maria Schneider

Maria Schneider, a menina na mão dos bruxos

Jorge Mourinha

Uma interpretação notável de Anamaria Vartolomei e um olhar atento aos costumes dos anos 1970 não chegam para fazer de Maria Schneider o grande filme que podia ter sido.

Ler mais

Diamante Bruto

Um corpo para a Internet, Diamante Bruto

Luís Miguel Oliveira

O filme de Agathe Riedinger insere-se numa tendência muito francesa: o lamento pelo desaparecimento de uma cultura rural, popular e comunitária.

Ler mais

Ressaca Bailada - Filme Concerto

Na Ressaca Bailada dos Expresso Transatlântico, a Pompeia que está à mão

Luís Miguel Oliveira

O subtítulo “filme-concerto” é exibido de forma justa, digna.

Ler mais

Girls Will Be Girls

Girls Will Be Girls: tudo o que imaginamos da Índia

Luís Miguel Oliveira

A estreia em longas-metragens de uma jovem realizadora indiana, Shuchi Talati.

Ler mais

Branca de Neve

Regurgitação e depressão: esta Branca de Neve parece feita no ChatGPT

Luís Miguel Oliveira

No filme da Disney que se estreia quinta-feira é como se a história dos irmãos Grimm fosse resumida (ou regurgitada) pela inteligência artificial.

Ler mais