Críticas Ipsilon

Últimas

Sonhos e Comboios

Sonhos e Comboios: na Netflix, quem tem olho é olhado como rei

Vasco Câmara

É poético q.b., empático como o trabalho de um mestre-escola. Anda a aparecer em listas dos melhores do ano. Isso é exagerado, mas na Netflix quem tem olho pode ser visto como rei.

Ler mais

De Bicicleta

De Bicicleta: luto e cicloturismo

Luís Miguel Oliveira

O road movie de Mathias Mlekuz é “interior”, a paisagem é só a paisagem.

Ler mais

Orlando Pantera

Uma homenagem honesta, mas incompleta, a Orlando Pantera

Jorge Mourinha

O documentário de Catarina Alves Costa ficará, pela sua própria condição, sempre “aquém” — a ausência da figura no seu centro condena forçosamente qualquer homenagem a ficar incompleta.

Ler mais

Vida Privada

Vida Privada: a psicanalista Jodie Foster à beira de um ataque de nervos

Jorge Mourinha

Uma grande actriz a levar aos ombros uma comédia policial civilizada, mas menos interessante do que quer parecer.

Ler mais

Jay Kelly

Jay Kelly: a insustentável leveza de ser Clooney

Vasco Câmara

Noah Baumbach convertido ao pacote do streaming, todo ele o lustro do pronto-a-filmar. Estreia-se sexta-feira na Netflix.

Ler mais

Nuremberga

O Mal é um manequim em Nuremberga, com Rami Malek

Luís Miguel Oliveira

Há qualquer coisa de necessário num filme como Nuremberga, de James Vanderbilt. Pena não ser um grande filme.

Ler mais

Justa

Justa: Teresa Villaverde na idade maior

Vasco Câmara

Ouve-se tanto quanto se vê — a gravidade e a morosidade dos adultos, Betty Faria cega, Ricardo Vidal queimado, Filomena Cautela médica e sem-abrigo afectiva, e o grito e a rebeldia dos adolescentes.

Ler mais

Onde Aterrar

Em Onde Aterrar, Hal Hartley arruma a casa e começa outra vez

Luís Miguel Oliveira

Um “filme de velho”, essa coisa maravilhosa e em desuso.

Ler mais

Wicked: Pelo Bem

O Feiticeiro de TikTok — Wicked: Pelo Bem

Luís Miguel Oliveira

A sequela de Wicked maça, anestesia, mas não irrita.

Ler mais

O Filho de Mil Homens

O Filho de Mil Homens? Um filho de mil clichés

Luís Miguel Oliveira

Daniel Rezende a partir de Valter Hugo Mãe. Um desastre destinado às catacumbas do streaming.

Ler mais