Críticas Ipsilon

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Cover-Up

Cover-Up: Seymour Hersh, o último dos moicanos

Jorge Mourinha

Pela autora de Citizenfour, um retrato bruto (mas não em bruto) de um jornalista de investigação que continua a incomodar muita gente. Na Netflix a partir desta sexta-feira.

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Matar o Jóquei

Matar o Jóquei: nem tudo o que é argentino é ouro

Luís Miguel Oliveira

Não se vê nada no filme de Luis Ortega: nem a vida interior das personagens nem a vida exterior.

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Na Terra dos Nossos Irmãos

Na Terra dos Nossos Irmãos: cinema iraniano à medida do caderno de encargos

Jorge Mourinha

Uma primeira obra que se limita a cumprir as expectativas que o público ocidental tem do cinema do Irão.

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Sonhos e Comboios

Sonhos e Comboios: na Netflix, quem tem olho é olhado como rei

Vasco Câmara

É poético q.b., empático como o trabalho de um mestre-escola. Anda a aparecer em listas dos melhores do ano. Isso é exagerado, mas na Netflix quem tem olho pode ser visto como rei.

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De Bicicleta

De Bicicleta: luto e cicloturismo

Luís Miguel Oliveira

O road movie de Mathias Mlekuz é “interior”, a paisagem é só a paisagem.

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Orlando Pantera

Uma homenagem honesta, mas incompleta, a Orlando Pantera

Jorge Mourinha

O documentário de Catarina Alves Costa ficará, pela sua própria condição, sempre “aquém” — a ausência da figura no seu centro condena forçosamente qualquer homenagem a ficar incompleta.

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Vida Privada

Vida Privada: a psicanalista Jodie Foster à beira de um ataque de nervos

Jorge Mourinha

Uma grande actriz a levar aos ombros uma comédia policial civilizada, mas menos interessante do que quer parecer.

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Jay Kelly

Jay Kelly: a insustentável leveza de ser Clooney

Vasco Câmara

Noah Baumbach convertido ao pacote do streaming, todo ele o lustro do pronto-a-filmar. Estreia-se sexta-feira na Netflix.

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Nuremberga

O Mal é um manequim em Nuremberga, com Rami Malek

Luís Miguel Oliveira

Há qualquer coisa de necessário num filme como Nuremberga, de James Vanderbilt. Pena não ser um grande filme.

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Justa

Justa: Teresa Villaverde na idade maior

Vasco Câmara

Ouve-se tanto quanto se vê — a gravidade e a morosidade dos adultos, Betty Faria cega, Ricardo Vidal queimado, Filomena Cautela médica e sem-abrigo afectiva, e o grito e a rebeldia dos adolescentes.

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