Críticas Ipsilon

Últimas

Vitória

Vitória tem Fernanda Montenegro, mas não tem mais nada

Jorge Mourinha

Fernanda Montenegro é Fernanda Montenegro, mas Andrucha Waddington não é Walter Salles, e Vitória não passa de um “filme Netflix” com a espessura de uma telenovela.

Ler mais

Confidência

Confidência: Daniele Luchetti a saltar no vazio

Luís Miguel Oliveira

Um filme demasiado obcecado com o seu principal truque narrativo.

Ler mais

Black Bag

Black Bag: os espiões vieram para jantar

Jorge Mourinha

Ainda mal digerimos A Presença e já Steven Soderbergh nos propõe um novo divertimento, sob a forma de um delicioso falso filme de espionagem.

Ler mais

Mickey 17

Mickey 17 não é Parasitas, mas é reconhecivelmente de Bong Joon-ho

Jorge Mourinha

Cenas da luta de classes antifascista no espaço sideral. Uma montanha-russa cujas reviravoltas de género nunca esquecem que têm gente lá dentro.

Ler mais

Memórias de um Caracol

Memórias de um Caracol: entre Dickens e Tim Burton, com Nick Cave lá pelo meio

Luís Miguel Oliveira

Curiosa aliança entre uma sensibilidade infantil e o relato das tristezas adultas.

Ler mais

O Império

N’O Império de Bruno Dumont, o amor é eterno e a estupidez também

Jorge Mourinha

O grande místico declina as suas preocupações filosóficas numa paródia à ficção científica que mistura O Quinto Elemento e O Pequeno Quinquin.

Ler mais

Parthenope

Parthenope: a grande espuma de Paolo Sorrentino

Luís Miguel Oliveira

Uma “traição” a Nápoles, uma salgalhada a misturar alhos com bugalhos.

Ler mais

Nickel Boys

Nickel Boys, candidato aos Óscares: a experiência afro-americana em plano subjectivo

Luís Miguel Oliveira

Este filme de RaMell Ross reitera uma máxima: quanto menos se vir o conceito, melhor é uma obra de cinema. Está disponível na Prime Video.

Ler mais

Oh, Canada

Oh, Canada: uma superficialidade inaceitável num realizador como Paul Schrader

Luís Miguel Oliveira

Uma vagueza que não se consubstancia em nada é a enfermidade maior deste filme.

Ler mais