Críticas Ipsilon
Últimas
A Rapariga da Agulha
A Rapariga da Agulha: o mundo é um lugar horrível e o filme lambuza-se
O mundo é um lugar horrível... sim, e este filme do sueco Magnus von Horn é uma afectação de copista e de coleccionador, não uma mundivisão.
Ler maisBridget Jones: Louca Por Ele
Bridget Jones: Louca Por Ele é uma engrenagem alimentada a estereótipos
Previsível como karaoke, engrenagem alimentada a estereótipos sem outro propósito que não pôr os estereótipos a rodar.
Ler maisUma Noite com Adela
Uma Noite com Adela: a lógica da vulgaridade pornográfica
Cerimonial de abjecção, encenado sem pudor, puro espectáculo sem consistência.
Ler maisA Presença
Steven Soderbergh não inventa nada em A Presença — nem precisa
Despretensioso e exemplar savoir-faire, ao lado do qual os arremedos de blockbuster propostos hoje pelos estúdios fazem figura de amadores sem talento.
Ler maisCrónicas Chinesas
Crónicas Chinesas: o ano novo da covid em Wuhan
Perdido por cem, bem podia não ter tido medo de se perder por mil.
Ler maisA Semente do Figo Sagrado
A Semente do Figo Sagrado: o melhor filme do iraniano Mohammad Rasoulof
Rasoulof assina o seu melhor filme — mas, apesar do prémio em Cannes e da nomeação para os Óscares, ainda não é o grande filme de que é capaz.
Ler maisA Mulher de Tchaikovsky
A Mulher de Tchaikovsky: a história de Antonina T.
Todo um artesanato de cinema oficial, dos cenários à manipulação da luz, para contar a história de Antonina Tckaikovskaya, a mulher que amou “dolorosamente” Piotr Ilitch Tchaikovski.
Ler maisNoites Claras
Noites Claras: danças de família
Só mesmo no fim do filme do argumentista, actor e realizador Paulo Filipe Monteiro se chega às nuvens.
Ler maisA Complete Unknown
A Complete Unknown: retrato de Bob Dylan como metamorfose ambulante
Transportado por um Timothée Chalamet notável, o filme de James Mangold explora de maneira classicista mas fascinante as contradições e identidades múltiplas de Bob Dylan. Estreia-se quinta-feira.
Ler mais