Críticas Ipsilon

Últimas

De Hilde, Com Amor

De Hilde, com Amor: a banalização do mal (e do bem)

Luís Miguel Oliveira

De Hilde, com Amor, de Andreas Dresen, é uma anódina dramatização da história de um casal alemão (os Coppi) notabilizado pela resistência interna ao nazismo.

Ler mais

A Grande Ambição

A Grande Ambição, de Andrea Segre: nascimento e morte do “compromisso histórico”

Luís Miguel Oliveira

A Grande Ambição , de Segre, tem, de facto, uma grande ambição, tratada com toda a seriedade intelectual: retratar o percurso de Enrico Berlinguer, histórico líder do Partido Comunista Italiano.

Ler mais

Um Silêncio

Segredos de família em Um Silêncio, de Joachim Lafosse

Jorge Mourinha

Uma actriz de excepção, Emmanuelle Devos, sustenta praticamente sozinha um filme intrigante, que promete mais do que consegue cumprir.

Ler mais

Portugueses

Portugueses, de Vicente Alves do Ó: telenovela karaoke

Jorge Mourinha

Há uma ideia em Portugueses — o 25 de Abril como musical karaoke coral — à qual Vicente Alves do Ó não consegue fazer justiça, resumindo-se a uma sequência penosa de momentos previsíveis.

Ler mais

Armand

Armand, de Halfdan Ullmann Tondel: A vergonha dos adultos

Luís Miguel Oliveira

Armand, filme com que Halfdan Ullmann Tondel se estreia, recebeu a Caméra d’Or para Melhor Primeira Longa Metragem no Festival de Cannes em 2024.

Ler mais

A Prisioneira de Bordéus

A Prisioneira de Bordéus:Uma questão de mulheres, uma questão de classes

Luís Miguel Oliveira

A Prisioneira de Bordéus, de Patricia Mazuy, é um belo filme político, mas daquele género que remete a política para o subterrâneo e a filma como uma força simbólica.

Ler mais

As Melusinas à Margem do Rio

As Melusinas à Margem do Rio, de Mélanie Pereira: Contar de emigração

Jorge Mourinha

Estreado com um atraso inexplicável, um dos mais interessantes documentários portugueses dos últimos anos, vencedor do Doclisboa 2023, fala do que é ser de todo o mundo não sendo de lugar nenhum.

Ler mais

Praia Formosa

Praia Formosa: Julia De Simone filma o século XIX no Rio de agora

Luís Miguel Oliveira

Um filme com que se simpatiza, mas que se perde pelo excesso de “ordem”.

Ler mais

Marés Vivas

Marés Vivas: a música das transformações da China

Luís Miguel Oliveira

Filme “menor” na obra de Jia Zhang-ke, mas não menos belo por causa disso.

Ler mais

O Esquema Fenício

O Esquema Fenício: Wes Anderson não é sempre a mesma cantiga

Jorge Mourinha

O novo Wes Anderson não é diferente dos anteriores Wes Anderson? Não, mas também não é igual: O Esquema Fenício põe um homem a fazer o luto de si mesmo numa paisagem cinéfila de faz-de-conta.

Ler mais