Críticas Ipsilon

Últimas

A Rapariga da Agulha

A Rapariga da Agulha: o mundo é um lugar horrível e o filme lambuza-se

Vasco Câmara

O mundo é um lugar horrível... sim, e este filme do sueco Magnus von Horn é uma afectação de copista e de coleccionador, não uma mundivisão.

Ler mais

Bridget Jones: Louca Por Ele

Bridget Jones: Louca Por Ele é uma engrenagem alimentada a estereótipos

Luís Miguel Oliveira

Previsível como karaoke, engrenagem alimentada a estereótipos sem outro propósito que não pôr os estereótipos a rodar.

Ler mais

Uma Noite com Adela

Uma Noite com Adela: a lógica da vulgaridade pornográfica

Luís Miguel Oliveira

Cerimonial de abjecção, encenado sem pudor, puro espectáculo sem consistência.

Ler mais

A Presença

Steven Soderbergh não inventa nada em A Presença — nem precisa

Jorge Mourinha

Despretensioso e exemplar savoir-faire, ao lado do qual os arremedos de blockbuster propostos hoje pelos estúdios fazem figura de amadores sem talento.

Ler mais

Crónicas Chinesas

Crónicas Chinesas: o ano novo da covid em Wuhan

Luís Miguel Oliveira

Perdido por cem, bem podia não ter tido medo de se perder por mil.

Ler mais

Sing Sing

A grande evasão de Sing Sing

Vasco Câmara

A generosidade do actor Colman Domingo espraia-se para cicatrizar as fendas entre o documento e a ficção, para superar as diferenças entre ele e os não-actores que se representaram a si próprios.

Ler mais

A Semente do Figo Sagrado

A Semente do Figo Sagrado: o melhor filme do iraniano Mohammad Rasoulof

Jorge Mourinha

Rasoulof assina o seu melhor filme — mas, apesar do prémio em Cannes e da nomeação para os Óscares, ainda não é o grande filme de que é capaz.

Ler mais

A Mulher de Tchaikovsky

A Mulher de Tchaikovsky: a história de Antonina T.

Vasco Câmara

Todo um artesanato de cinema oficial, dos cenários à manipulação da luz, para contar a história de Antonina Tckaikovskaya, a mulher que amou “dolorosamente” Piotr Ilitch Tchaikovski.

Ler mais

Noites Claras

Noites Claras: danças de família

Vasco Câmara

Só mesmo no fim do filme do argumentista, actor e realizador Paulo Filipe Monteiro se chega às nuvens.

Ler mais

A Complete Unknown

A Complete Unknown: retrato de Bob Dylan como metamorfose ambulante

Jorge Mourinha

Transportado por um Timothée Chalamet notável, o filme de James Mangold explora de maneira classicista mas fascinante as contradições e identidades múltiplas de Bob Dylan. Estreia-se quinta-feira.

Ler mais