Sniper Americano

Votos do leitores
média de votos
Acção, Drama 132 min 2014 M/12 22/01/2015 EUA

Título Original

Sinopse

<div>Nascido no Texas (EUA), Chris Kyle (Bradley Cooper) aprendeu a usar as armas com o pai, um caçador experiente. Antes de se alistar na Marinha norte-americana, era já um "cowboy" experiente. Após os atentados de 11 de Setembro, foi lançado nas linhas da frente contra o terrorismo, onde, como Comando Naval de Operações Especiais da Marinha dos Estados Unidos (SEAL), demonstrou capacidades fora de série como atirador furtivo, com registos extraordinários debaixo de fogo. Entre 1999 e 2009, Kyle obteve o maior número de baixas como atirador da história militar norte-americana, o que lhe valeu o cognome de "A Lenda". Porém, na sua vida privada, enfrentava uma luta tão ou mais difícil: ao mesmo tempo que se esforçava por ser um bom pai e marido, via-se incapaz de deixar as batalhas para lá "das linhas do inimigo"…</div> <div>Com realização de Clint Eastwood ("Cartas de Iwo Jima", "Gran Torino", "Invictus"), um filme sobre valentia e coragem que adapta a obra autobiográfica em que Chris Kyle descreve a formação e treino dos SEAL, as batalhas em que esteve envolvido e as estratégias militares usadas, assim como a dor provocada pela guerra e as terríveis dificuldades no regresso a casa. Chris Kyle morreu em Fevereiro de 2013, assassinado por um veterano de guerra num campo de tiro, no Texas.<br /> PÚBLICO</div>

Críticas Ípsilon

Nas trincheiras

Jorge Mourinha

O melhor Eastwood desde Gran Torino em termos cinematográficos, desde que se consiga ultrapassar a dimensão política que o tem perseguido.

Ler mais

Imperdoável

Vasco Câmara

Imperdoável a forma como Clint, depois do Gran Torino, vem enfileirando no servilismo – não há mitologia do tarefeiro que possa aguentar mais algo que já encostou ao kitsch.

Ler mais

É do caraças, matar 160 homens

Luís Miguel Oliveira

O que mais desaponta em Sniper Americano é que Clint já fez isto muito melhor e, mais grave, outros já fizeram isto muito melhor.

Ler mais

Críticas dos leitores

melhor filme

Nicole Gomes

Um dos melhores filmes que já vi. Muito, muito bom, só não gostei do fim, ele não deveria ter morrido... Mas é um filme excelente amei.
Continuar a ler

Excelente filme...

Valdemar Almeida

Excelente filme. Rretrata bem os dias de hoje no Médio Oriente. Brutal a cena final da emboscada debaixo da tempestade de areia. Excelente realização de Clint Eastwood.
Continuar a ler

o nome diz tudo

João

É um bom filme. Retrata o que se passa no Médio Oriente numa historia veridica. Gostei muito deste filme.
Continuar a ler

American Sniper

Rodrigo

Filme excelente que retrata bem os bastidores de uma Guerra Assimétrica, onde inimigos e população estão misturados, dificultando as operações. Além disso, em fração de segundos o Sniper tem que decidir... Muito real. Vi que muitas pessoas não gostaram, mas a Guerra é assim!!!! Os políticos fracassam.... sobra para os militares e civis que pagam a conta. <br />EXCELENTE!
Continuar a ler

Ruim

Ana Brito

Filme horrível. Não recomendo.
Continuar a ler

American Sniper

Ana Paula Galvão

É um filme inteligente e subtil que nos transporta para o universo brutal de uma guerra actual, uma crítica implícita à visão maniqueísta e bélica americana. As cenas de violência não são exibidas gratuitamente. Há paralelos bastante interessantes: o herói americano, em criança, é encorajado a empunhar uma arma para a caça e como forma ritualística de afirmação de virilidade. Por outro lado, à criança no Iraque também é entregue uma arma (granada?). O herói americano é um louro atlético e atraente, o herói moreno anti-americano rivaliza com ele em beleza. Ambos morrem, este último em combate e o primeiro é morto por um antigo colega (acidentalmente?). Todos os ex-cobatentes americanos voltam com mazelas da guerra, estropiados, uns fisicamente e outros na alma. Ninguém sai incólume. Na cerimónia fúnebre do companheiro de armas de Chris, a mãe deste lê a sua última carta, que termina mais ou menos com estas palavras: "I came here to meet death". É disto que o filme trata da morte e do vazio. Não é, certamente, a obra-prima de Clint Eastwood, mas não desilude. Antes pelo contrário.
Continuar a ler

Bastante bom este filme aqui

Frederico Daniel

"Sniper Americano" é um filme bastante interessante e apesar de ser algo monótono não se torna aborrecido, o que é bom. O tom de monotonia dá-lhe mais suspense, drama e algum realismo. <br />Análise integral em: osfilmesdefredericodaniel.blogspot.pt/2015/02/sniper-americano.html
Continuar a ler

Mau

Paulo Fortunato

Acho que fui bem enganado, dá para ver mas não é nada de especial. Não gostei nem recomendo.
Continuar a ler

A ameaça Americana

Filipe Farinha

“Sniper Americano” fala essencialmente das ameaças interiores que os Estados Unidos têm, e que estão mais que patentes neste filme, ou seja, as armas e os veteranos de guerra. Não é por acaso que Clint Eastwood põe Chris Kyle a referir diversas vezes que quer proteger o seu país das ameaças dos terroristas do oriente, quando ironicamente acaba por morrer vítima de uma problema grave da nação norte-americana. <br /><br /> E caro Luís Miguel Oliveira, isto não foi feito em Hurt Locker. "It's a hell of a thing, killing a beating heart" já não se aplica ao séc. XXI, e muito menos à guerra do Iraque.
Continuar a ler

Excelente filme e realização!

Paulo Lisboa

Fui ver o filme porque o argumento pareceu-me ser potencialmente interessante, também sou apreciador de filmes de guerra e de filmes realizados por Clint Eastwood. A expectativa era alta. <br /> <br />Gostei do filme, excedeu até as minhas expectativas. O filme é muito bom, está muito bem realizado, é fluído, tem boas cenas de guerra, é muito realista e muito bom do ponto de vista de sentimentos. <br /> <br />Estamos perante um excelente filme e perante uma excelente realização de Clint Eastwood, atrevo-me a dizer que talvez seja a sua melhor realização. <br /> <br />Numa escala de 0 a 20 valores, dou 18 valores a este filme.
Continuar a ler

Envie-nos a sua crítica

Preencha todos os dados

Submissão feita com sucesso!