//

A Presença

Imagem Cartaz Filme
Foto
Votos do leitores
média de votos
Imagem Cartaz Filme
Foto
Votos do leitores
média de votos
Terror min 2024 M/14 06/02/2025 EUA

Título Original

Sinopse

Com realização de Steven Soderbergh e argumento de David Koepp, dois veteranos da Sétima Arte, este filme de terror psicológico tem a particularidade de partir da perspectiva de uma “presença sobrenatural” que observa, influencia e transforma a vida dos que partilham o espaço consigo.

Essas pessoas são Rebecca e Chris (Lucy Liu e Chris Sullivan), que se mudam com os dois filhos adolescentes para uma grande casa dos subúrbios de Nova Jérsia (EUA)​. Os problemas daquela família vão agudizar-se quando se começam a aperceber de que algo de muito inquietante os persegue e que ora parece protegê-los, ora parece querer aterrorizá-los. PÚBLICO

Críticas Ípsilon

Steven Soderbergh não inventa nada em A Presença — nem precisa

Jorge Mourinha

Despretensioso e exemplar savoir-faire, ao lado do qual os arremedos de blockbuster propostos hoje pelos estúdios fazem figura de amadores sem talento.

Ler mais

Críticas dos leitores

A Presença

Joana sousa

Péssimo.

Continuar a ler

3 estrelas

José Miguel Costa

Steven Soderbegh é, talvez taco a taco com o François Ozon, um dos realizadores mais versáteis da actualidade, saltando entre géneros como quem muda de cuecas. Desta feita, com o filme "A Presença", mistura drama familiar e terror psicológico (soft, dado incluir como personagem uma fantasma que até é boa samaritana).

A história tem por base o mais corriqueiro dos clichés narrativos (as peripécias de uma problemática família de classe média alta - casal e dois filhos jovens - que vai habitar para uma vivenda ocupada por uma indesejável inquilina sobrenatural).

Todavia, possui uma interessante nuance: é contada sob a perspectiva da casa (uma espécie de entidade viva que se constitui como a personagem principal deste filme, ao vigiar e influenciar constantemente a vida dos seus "hóspedes").

Decorrente desta particularidade o Soderbergh brinda-nos com um genial e desafiante show estilístico (para simular o voyeurismo do imóvel), que passa pela filmagem de múltiplos trechos episódicos unicamente em planos-sequência utilizando uma câmara subjetiva. Que boss!!!

Continuar a ler

Desistam de assistir

Kenji

Filme lixo só fiz rasgar dinheiro.

Continuar a ler

Envie-nos a sua crítica

Preencha todos os dados

Submissão feita com sucesso!