//

Black Bag

Imagem Cartaz Filme
Foto
Votos do leitores
média de votos
Imagem Cartaz Filme
Foto
Votos do leitores
média de votos
Thriller, Drama 93 min 2025 M/12 13/03/2025 GB

Título Original

Kathryn Woodhouse, uma agente secreta, torna-se suspeita de trair o governo ao vender um programa informático​ capaz de causar grandes estragos. George Woodhouse, seu marido e colega de profissão, tem a incumbência de provar a veracidade dessa presunção, deparando-se com um terrível dilema: ser leal à mulher ou ao país.

Um "thriller" de espionagem realizado por Steven Soderbergh ("Erin Brockovich", "Ocean’s Eleven", "Confissões de Uma Namorada de Serviço", "Let Them All Talk"  ou, mais recentemente, "A Presença"), com actuações de Cate Blanchett, Michael Fassbender, Marisa Abela, Tom BurkeNaomie Harris, Regé-Jean Page e Pierce Brosnan.PÚBLICO

Críticas Ípsilon

Black Bag: os espiões vieram para jantar

Jorge Mourinha

Ainda mal digerimos A Presença e já Steven Soderbergh nos propõe um novo divertimento, sob a forma de um delicioso falso filme de espionagem.

Ler mais

Sessões

  • Aveiro

  • Castelo Branco

Críticas dos leitores

Black bag

Manuel Soares

Ontem, 31 de março 2025, 2ª feira, 19:30, fomos ao cinema ver este filme com balanço positivo : Filme britânico, Bons atores, Agência governo, Segurança, tipo Mi5.

Exige muita atenção para não confundir tantos personagens principais e não perder o foco.
É passatempo! Avaliação: positivo! https://cinecartaz.publico.pt/filme/black-bag-413282

Continuar a ler

Black bag

Fernando Oliveira

O argumento de David Koepp é um tanto ou quanto tortuoso, algumas vezes confunde-se e confunde-nos mas desenleia-se com alguma facilidade desse embaraço; a qualidade formal de Soderbergh é exímia a desenhar o “labirinto” onde faz evoluir os personagens, embora a fotografia e a montagem, também dele, sejam tão “perfeitas” quanto frias; os actores são magníficos.

O que falta então a “Black bag” para ser mais do que um bom filme? Falta-lhe emoção, falta-lhe fazer-nos sentir a urgência que pouco a pouco começa a controlar os seis personagens. Concentra-se demasiado no fazer e na história, é um filme essencialmente palavroso, esquece-se quase sempre que os personagens representam gente, gente com “alma”.

Ora, o que Soderbergh nos quer contar é o desgastante jogo com muitas mentiras e dissimulações e poucas verdades que tipificam os filmes do género e baralha-as com as regras das comédias conjugais e românticas, também elas com muitos enganos e mentiras, e ambos a caminharem de mãos dadas até ao final.

George (Michael Fassbinder), um agente importante de uma agência de espionagem britânica, é encarregue de descobrir quem entre cinco agentes furtou e quer vender um programa informático bastante perigoso. Entre eles está Kathryn (Cate Blanchett), a sua mulher; como todos eles se conhecem convida-os para um jantar em casa para as primeiras “gotas de veneno”; como todos também têm relações mais ou menos amorosas entre eles, a confusão instala-se. A partir daqui tudo começa a vacilar, as relações deles uns com os outros tomam conta da história.

O que fazer quando todos eles têm qualquer coisa a esconder? Quando a dissimulação é a regra do jogo? Quando todos têm usam uma expressão institucional, o título do filme, para esconder o que é secreto para os outros? Agora todos olham uns para os outros de outra forma. Vigilantes. E quando George percebe que a mulher é a principal suspeita, o que vai colocar por cima, o amor ou a pátria? É um filme com muita memória, lembramo-nos de muitas coisas dos filmes de espiões e de muitas coisas das comédias românticas dos anos setenta, muito bem-feito por quem o sabe fazer, mas falta-lhe garra, falta-lhe graça.

Um filme assim também tem de nos entreter, este é quase só uma enorme tapeçaria formal. Tem no entanto um enorme mérito: já quase não se fazem filmes assim. Um filme simpático. (em "oceuoinfernoeodesejo.blogspot.com")

Continuar a ler

Sofisticação oca

Nazaré

Muito estilo, em tudo, mas é só fachada. Na verdade, é uma historieta bem trivial. Dispensável.

Continuar a ler

Péssimo!!!

Vítor Pavão

Não vejam esta miséria.

Continuar a ler

Envie-nos a sua crítica

Preencha todos os dados

Submissão feita com sucesso!