5x2

Votos do leitores
média de votos
Votos do leitores
média de votos
Comédia Dramática 90 min 2004 M/16 30/12/2004 FRA

Título Original

5x2

Sinopse

Depois de "8 Mulheres" e "Swimming Pool", François Ozon regressa com a história de um casal, contada a partir do fim até ao momento do "coup de foudre". São cinco momentos na história de um homem e uma mulher, começando com o momento em que assinam os papéis de divórcio e recuando depois até um jantar de amigos, o nascimento do filho, o casamento e o primeiro encontro em que se apaixonaram. Ozon, com o virtuosismo que o caracteriza, dá também um tom diferente a cada parte do filme, pairando a sombra de Bergman no momento do divórcio e os ambientes rohmerianos no casamento. <p/>PUBLICO.PT

Críticas Ípsilon

5x2

Kathleen Gomes

Ler mais

5x2

Luís Miguel Oliveira

Ler mais

5x2

Vasco Câmara

Ler mais

Cenas (invertidas) da vida conjugal

Mário Jorge Torres

Ler mais

Críticas dos leitores

Bergman et al.

PALM

Fui ontem ver o filme, entusiasmado com a ideia de poder levar para casa matéria para digerir durante o sono - tal foi a expectativa que as críticas que li (e que classifico normalmente de bem niveladas) me deixaram; numas anteviam-se laivos de Bergman, evocando a grandiosidade dos clássicos. Pois bem, nem sombra de Bergman nem de Caouette. Um argumento sem sal, com diálogos muitas vezes de erupção e sem fio condutor, veiculados por actores que pecam por ter aceite os papéis a que foram votados... E tal é a indiferença que transmite que me é difícil dizer mais. PS: Em contraste, tive a oportunidade de assistir à antestreia de "Tarnation" (sim, o tal de Caouette): mesmo que não seja o género de alguns, prima por deixar algo - fala-se de "Tarnation" mesmo que não se queira.
Continuar a ler

Cenas de um casamento

Gonçalo Sá - http://gonn1000.blogspot.com

Um dos nomes do recente cinema francês a ter em conta, François Ozon possui já uma interessante filmografia onde constam títulos de reconhecido mérito como "8 Mulheres" ("8 Femmes") ou "Swimming Pool", provas da eficácia e versatilidade do cineasta. "5x2", a nova obra do realizador, constituiu uma das boas surpresas da 5ª Festa do Cinema Francês, decorrida no Cinema S. Jorge em Outubro de 2004, e destaca-se como mais uma valorosa película a acrescentar ao percurso de Ozon. Esta abordagem às tensões de uma experiência conjugal distingue-se, desde logo, pela sua estrutura narrativa, que consiste na sucessão de cinco episódios marcantes da vida de um casal, apresentados do fim para o início.<BR/><BR/>Assim, as peripécias são exibidas num "flashback" constante, uma vez que os primeiros momentos do filme se centram no divórcio e as cenas seguintes focam um atormentado jantar em família, o nascimento do filho, o casamento e, por fim, a ocasião em que a dupla efectuou os contactos iniciais.<BR/><BR/>Embora a estrutura narrativa de "5x2" fuja ao convencional, não é propriamente inédita, pois fórmulas semelhantes foram utilizadas no polémico "Irreversível" ("Irreversible"), de Gaspar Noé, ou no thriller de culto "Memento", de Christopher Nolan. <BR/>O que acaba por sobressair no filme é a perspicácia de Ozon para retratar a complexidade e a ambivalência das relações humanas através de personagens bem construídas, ainda que nem sempre consigam gerar empatia. Grande parte da solidez de "5x2" deve-se ao óptimo trabalho de actores, com destaque evidente para a dupla protagonista constituída por Valeria Bruni Tedeschi e Stéphane Freiss.<BR/><BR/>Um drama sóbrio, seco e realista, o mais recente filme de Ozon revela a importância dos "pequenos" detalhes de uma relação a dois e das atmosferas de discreto antagonismo que vão fomentando uma aura de claustrofobia e amargura crescentes.<BR/><BR/>Através de subtis olhares sobre a intimidade do duo regista-se uma implosão emocional inevitável e reequaciona-se a possibilidade do amor e dos laços de confiança. A perspectiva do cineasta acentua, assim, a melancolia e o desespero, factor que envolve o filme num ambiente lacónico e pouco optimista. Essa carga considerável de solidão e negrume torna "5x2" numa obra demasiado gélida e distante a espaços, antecipando um futuro - e passado - pouco auspicioso para as suas personagens (mesmo o último episódio, sobre as férias de Verão, contém já as bases da espiral descendente).<BR/><BR/>Devido à sua natureza, o filme desperta reacções ambíguas, ora seduzindo pela verosimilhança e rigor de algumas situações (e pelas envolventes interpretações do elenco), ora gerando estranheza pelo pessimismo - ou mesmo niilismo - que insiste em dominar o rumo dos acontecimentos. Embora este carácter dúbio torne "5x2" num projecto irregular, não impede que esta seja uma boa escolha para quem procura um drama adulto e inteligente. Classificação: 3/5 - Bom.
Continuar a ler

Envie-nos a sua crítica

Preencha todos os dados

Submissão feita com sucesso!