//
5x2
Título Original
5x2
Realizado por
Sinopse
Depois de "8 Mulheres" e "Swimming Pool", François Ozon regressa com a história de um casal, contada a partir do fim até ao momento do "coup de foudre". São cinco momentos na história de um homem e uma mulher, começando com o momento em que assinam os papéis de divórcio e recuando depois até um jantar de amigos, o nascimento do filho, o casamento e o primeiro encontro em que se apaixonaram. Ozon, com o virtuosismo que o caracteriza, dá também um tom diferente a cada parte do filme, pairando a sombra de Bergman no momento do divórcio e os ambientes rohmerianos no casamento. <p/>PUBLICO.PT
Críticas Ípsilon
Críticas dos leitores
Bergman et al.
PALM
Fui ontem ver o filme, entusiasmado com a ideia de poder levar para casa matéria para digerir durante o sono - tal foi a expectativa que as críticas que li (e que classifico normalmente de bem niveladas) me deixaram; numas anteviam-se laivos de Bergman, evocando a grandiosidade dos clássicos. Pois bem, nem sombra de Bergman nem de Caouette. Um argumento sem sal, com diálogos muitas vezes de erupção e sem fio condutor, veiculados por actores que pecam por ter aceite os papéis a que foram votados... E tal é a indiferença que transmite que me é difícil dizer mais. PS: Em contraste, tive a oportunidade de assistir à antestreia de "Tarnation" (sim, o tal de Caouette): mesmo que não seja o género de alguns, prima por deixar algo - fala-se de "Tarnation" mesmo que não se queira.
Continuar a ler
Cenas de um casamento
Gonçalo Sá - http://gonn1000.blogspot.com
Um dos nomes do recente cinema francês a ter em conta, François Ozon possui já uma interessante filmografia onde constam títulos de reconhecido mérito como "8 Mulheres" ("8 Femmes") ou "Swimming Pool", provas da eficácia e versatilidade do cineasta. "5x2", a nova obra do realizador, constituiu uma das boas surpresas da 5ª Festa do Cinema Francês, decorrida no Cinema S. Jorge em Outubro de 2004, e destaca-se como mais uma valorosa película a acrescentar ao percurso de Ozon. Esta abordagem às tensões de uma experiência conjugal distingue-se, desde logo, pela sua estrutura narrativa, que consiste na sucessão de cinco episódios marcantes da vida de um casal, apresentados do fim para o início.<BR/><BR/>Assim, as peripécias são exibidas num "flashback" constante, uma vez que os primeiros momentos do filme se centram no divórcio e as cenas seguintes focam um atormentado jantar em família, o nascimento do filho, o casamento e, por fim, a ocasião em que a dupla efectuou os contactos iniciais.<BR/><BR/>Embora a estrutura narrativa de "5x2" fuja ao convencional, não é propriamente inédita, pois fórmulas semelhantes foram utilizadas no polémico "Irreversível" ("Irreversible"), de Gaspar Noé, ou no thriller de culto "Memento", de Christopher Nolan. <BR/>O que acaba por sobressair no filme é a perspicácia de Ozon para retratar a complexidade e a ambivalência das relações humanas através de personagens bem construídas, ainda que nem sempre consigam gerar empatia. Grande parte da solidez de "5x2" deve-se ao óptimo trabalho de actores, com destaque evidente para a dupla protagonista constituída por Valeria Bruni Tedeschi e Stéphane Freiss.<BR/><BR/>Um drama sóbrio, seco e realista, o mais recente filme de Ozon revela a importância dos "pequenos" detalhes de uma relação a dois e das atmosferas de discreto antagonismo que vão fomentando uma aura de claustrofobia e amargura crescentes.<BR/><BR/>Através de subtis olhares sobre a intimidade do duo regista-se uma implosão emocional inevitável e reequaciona-se a possibilidade do amor e dos laços de confiança. A perspectiva do cineasta acentua, assim, a melancolia e o desespero, factor que envolve o filme num ambiente lacónico e pouco optimista. Essa carga considerável de solidão e negrume torna "5x2" numa obra demasiado gélida e distante a espaços, antecipando um futuro - e passado - pouco auspicioso para as suas personagens (mesmo o último episódio, sobre as férias de Verão, contém já as bases da espiral descendente).<BR/><BR/>Devido à sua natureza, o filme desperta reacções ambíguas, ora seduzindo pela verosimilhança e rigor de algumas situações (e pelas envolventes interpretações do elenco), ora gerando estranheza pelo pessimismo - ou mesmo niilismo - que insiste em dominar o rumo dos acontecimentos. Embora este carácter dúbio torne "5x2" num projecto irregular, não impede que esta seja uma boa escolha para quem procura um drama adulto e inteligente. Classificação: 3/5 - Bom.
Continuar a ler
Envie-nos a sua crítica
Submissão feita com sucesso!