As Meninas Exemplares
Título Original
Realizado por
Sinopse
Realizado por João Botelho, uma adaptação do clássico infanto-juvenil da autoria de Sophia Rostopchine, escritora russa mais conhecida como Condessa de Ségur. Publicado pela primeira vez em 1858, é o segundo livro de uma trilogia sobre os valores da sociedade francesa, composta também por As Desventuras de Sofia e As Férias.
Segundo Botelho, que se inspirou neste clássico, “a ideia é ser um divertimento e uma homenagem a Paula Rego (1935-2022), uma grande pintora. E é uma homenagem ao cinema de que eu gosto”. Assim, o projecto celebra igualmente a arte de uma das mais celebradas pintoras portuguesas. Com o apoio da Fundação Calouste Gulbenkian e da Casa das Histórias, As Meninas Exemplares vai percorrer um circuito de cineteatros e auditórios por todo o país, acompanhado por uma exposição com o mesmo nome que reúne 20 obras da artista.
Conhecido por adaptar grandes obras da literatura nacional, Botelho realizou "A Corte do Norte" (2008), baseado no livro homónimo de Agustina Bessa-Luís; inspirou-se na célebre obra de Eça de Queirós para "Os Maias - Cenas da Vida Romântica" (2014); filmou "Peregrinação" de Fernão Mendes Pinto; assinou "O Ano da Morte de Ricardo Reis" (2020), a partir do romance de José Saramago; e apresentou-nos "Um Filme em Forma de Assim" (2021), em torno do escritor Alexandre O’Neill. PÚBLICO
Críticas Ípsilon
As Meninas Exemplares: os divertidos desastres de João Botelho
Uma farsa de efeito revigorante. As Meninas Exemplares está cheio de energia, e cheio de velocidade, também.
Ler maisCríticas dos leitores
Não existem críticas dos nossos leitores. Por favor envie-nos a sua através do formulário.
Envie-nos a sua crítica
Submissão feita com sucesso!






