Quem és Tu?
Título Original
Quem és Tu?
Realizado por
Elenco
Sinopse
"Quem és tu?", de João Botelho, é uma adaptação da tragédia "Frei Luís de Sousa", de Almeida Garrett, dedicado aos alunos do secundário que têm que ler a obra. Centrado no mito sebastiânico, o filme recupera fielmente a história que já tinha sido adaptada para o cinema por António Lopes Ribeiro.
D. Madalena de Vilhena casou com Manuel de Sousa Coutinho, com quem tem uma filha, Maria. Mas uma sombra paira sobre esta família e esta mulher, que vive num "engano da alma ledo e cego". D. Madalena já tinha sido casada com D. João de Portugal, desaparecido na batalha de Álcacer-Quibir, em que se perdeu também o Desejado. Mas D. João de Portugal prometeu regressar, vivo ou morto para voltar a olhar o rosto da sua amada. A tragédia irrompe quando à casa da família chega um romeiro, um fantasma de barbas brancas que passou mais de 20 anos em cativeiro.
"Quem és tu?" esteve na competição oficial da última edição do Festival de Veneza e chegou a ser apontado pela crítica italiana como um dos favoritos para o Leão de Ouro. O filme de João Botelho ficou-se pela conquista do Prémio Open 2001, atribuído pela Fundação Mimmo Rotella, mas recolheu uma mão cheia de elogios pelo seu olhar sobre a pintura. O diário italiano "La Stampa" realçava a fotografia estupenda, evocadora de El Greco, Caravaggio e Bacon. Já o "La Repubblica" afirmava que todo o filme se podia "facilmente cristalizar em maneirismo e citação" e o "Corriere della Sera" dizia que, perante o filme de Botelho, o espectador só tem duas opções - sair da sala ou "abandonar-se ao incontestável fascínio desta representação sacra".
PUBLICO.PT
Críticas Ípsilon
Quem és Tu?
Ler maisCríticas dos leitores
Não existem críticas dos nossos leitores. Por favor envie-nos a sua através do formulário.
Envie-nos a sua crítica
Submissão feita com sucesso!