Stars at Noon - Paixão Misteriosa

Imagem Cartaz Filme
Foto
Votos do leitores
média de votos
Imagem Cartaz Filme
Foto
Votos do leitores
média de votos
Drama, Thriller 135 min 2022 M/14 16/02/2023 FRA

Título Original

Sinopse

O ano é 1984. Trish, uma jovem jornalista norte-americana, encontra-se em Manágua, a capital da Nicarágua. Sem dinheiro e com o país em convulsão devido à Revolução Sandinista, em que a população se insurge contra a ditadura do presidente Anastasio Somoza Debayle (1925-1980), ela abandona as pretensões jornalísticas e só quer encontrar um meio de regressar aos EUA. É então que conhece Daniel, um empresário inglês por quem se apaixona e que parece ser a solução por que esperava para poder finalmente escapar a tudo aquilo. Mas depressa Trish se dá conta de que ele está numa situação bastante mais perigosa do que ela própria.
Merecedor do Grande Prémio no Festival de cinema de Cannes, este drama romântico tem realização e argumento da francesa Claire Denis (“Beau travail”, “35 Shots de Rum”, “O Meu Belo Sol Interior”, “High Life”, “Com Amor e Com Raiva”), que se baseia no romance homónimo, publicado em 1986 por Denis Johnson (1949-2017). Os actores Margaret Qualley, Joe Alwyn, Benny Safdie, Danny Ramirez e John C. Reilly assumem os papéis principais. PÚBLICO

Críticas Ípsilon

Uma americana intranquila na Nicarágua

Luís Miguel Oliveira

O melhor filme de Claire Denis em muitos anos: o mais despretensioso, o mais “lúdico” até.

Ler mais

Críticas dos leitores

3 estrelas

José Miguel Costa

A realizadora francesa Claire Denis, cujo sucesso junto da crítica especializada "me escapa", teve um ano 2022 em grande. Depois de "Com Amor e Raiva" (estreado entre nós, e ainda em exibição, desde 9 de fevereiro) ganhar o Urso de Prata no Festival de Berlim, consegui ainda arrebanhar o Grande Prémio no Festival de Cannes graças a "Stars ar Noon - Paixão Misteriosa" (que podem visionar nos cinemas lusos desde 18 de fevereiro). "Stars At Noon" é um (quase banal) thriller de espionagem romântico (com algum erotismo à mistura) que apenas se faz notar devido à performance glamorosa da protagonista Margaret Qualley. Qualey encarna o papel de uma falhada jornalística norte-americana que, em pleno surto pandemémico, não consegue sair da Nicarágua (em convulsão politica devido à Revolução Sandinista) por ter visto o seu passaporte confiscado (bem como por encontrar-se completamente falida). Para subsistir vende o seu corpo em troca de dólares. É num dos seus encontros de cariz sexual que conhece um alegado consultor empresarial inglês (Joe Alwyn), em visita de negócios ao país, por quem se apaixona (ou finge?) e vê nele uma oprtunidade para eventualmente fugir daquele inferno. Todavia, o seu plano acabará por sair furado (ou não?) depois do regime ditatorial em vigor passar a considerá-lo, igualmente, persona non grata. Esta dupla, apesar de emanar alguma química, "não convence", quiçá, por jamais chegarmos sequer a perceber a origem ou intuito(s) dos personagens que encarnam, o que acaba por inquinar o seu potencial interesse narrativo.

Continuar a ler

Envie-nos a sua crítica

Preencha todos os dados

Submissão feita com sucesso!