Salgueiro Maia - O Implicado

Imagem Cartaz Filme
Foto
Votos do leitores
média de votos
Imagem Cartaz Filme
Foto
Votos do leitores
média de votos
Biografia, Drama 115 min 2021 M/12 14/04/2022 POR

Título Original

Salgueiro Maia - O Implicado

Sinopse

<div>Um dos maiores símbolos do 25 de Abril, Fernando Salgueiro Maia nasceu a 1 de Julho de 1944, em Castelo de Vide (Portalegre). Fez campanhas militares em Moçambique e na Guiné-Bissau, tendo ascendido ao posto de capitão em 1971. Como delegado da Arma de Cavalaria, fez parte da Comissão Coordenadora do Movimento das Forças Armadas (MFA). Um dos seus feitos mais famosos foi quando, no dia 25 de Abril de 1974, comandou a coluna militar que partiu da Escola Prática de Cavalaria, em Santarém, ocupou a Praça do Comércio e cercou o Quartel do Carmo, em Lisboa, levando à rendição de Marcello Caetano, então presidente do Conselho, e à queda definitiva da ditadura do Estado Novo. Maia faleceu a 3 de Abril de 1992, devido a um cancro. Tinha 47 anos.</div> <div>Com realização de Sérgio Graciano ("Assim Assim", "Uma Vida à Espera", "Linhas de Sangue", “A Impossibilidade de Estar Só”), este filme tem um argumento de João Lacerda de Matos, que ficciona a acção a partir de “Salgueiro Maia - Um Homem da Liberdade”, uma biografia assinada por António de Sousa Duarte. Co-produzido com a RTP e a colombiana 11:11 Films & TV, tem apoios do Instituto do Cinema e do Audiovisual, do Turismo de Portugal e da Câmara Municipal de Lisboa. Com Tomás Alves como protagonista, conta também com as actuações de Catarina Wallenstein, Filipa Areosa, José Condessa, Nádia Santos e Miguel Costa, entre outros. Após a estreia em salas de cinema, o filme será exibido em versão mini-série. PÚBLICO</div>

Críticas Ípsilon

Um olhar desimplicado sobre um homem implicado: Salgueiro Maia

Luís Miguel Oliveira

Decepcionante numa sala de cinema, talvez não fique mal num ecrã de televisão, meio mais propício a este tipo de lógica ilustrativa.

Ler mais

Críticas dos leitores

Sempre a fumar, um filme distraído, uma oportunidade perdida

João Vaz

Muito fraco este filme onde os acontecimentos se sucedem de forma tão tosca como inverosímil. Uma linguagem pobre e deplorável que não condiz com a época. Ou seja um filme que diminui a grandeza de Salgueiro Maia, não mostrando quase nada sobre o que fez e quem foi.

Continuar a ler

Porquê "desimplicar" um Homem totalmente" Implicado" na construção da Democracia?!

Isabel Teixeira Dias

O nosso cinema continua a não fazer jus à nossa História. Fernando Salgueiro Maia foi um militar sim mas com um curso superior em ciências políticas e um Homem conhecedor do status quo histórico do seu país.  Nessa conformidade ele foi mesmo um "Implicado" e não um homem simples e de clichés que o filme transmite principalmente no facto da sua personagem repetir "eu sou (só) um militar". Ele optou pelo democracia , e as suas atitudes são pautadas por essa opção, felizmente para todos nós. Do filme está ausente essa perspectiva. É pena que ainda não consigamos ter um filme que nos traga Salgueiro Maia inteiro.
Continuar a ler

O Implicado

Helena Costa

Concordo. Salgueiro Maia merecia bem melhor....
Continuar a ler

Miserável!!!

Ricardo Passos

O nosso Salgueiro Maia merecia melhor??

Continuar a ler

4****

Paulo Graça Lobo

Aos que produziram, realizaram, interpretaram e construíram este filme, um muito obrigado! A preservação da memória da história de um homem digno e íntegro está aqui muito bem retratada no seu percurso pessoal, familiar e militar. Bravo!

Continuar a ler

Envie-nos a sua crítica

Preencha todos os dados

Submissão feita com sucesso!