Oppenheimer

Imagem Cartaz Filme
Foto
Votos do leitores
média de votos
Imagem Cartaz Filme
Foto
Votos do leitores
média de votos
Biografia, Drama 180 min 2023 M/14 20/07/2023 EUA, GB

Título Original

O físico teórico J. Robert Oppenheimer (1904-1967) foi o cientista que, ao abrigo do Manhattan Project, chefiou o laboratório de Los Alamos durante a Segunda Grande Guerra, onde foi desenvolvida a bomba atómica. É um legado complicado, com o qual o próprio tentou lidar ainda em vida.

O britânico Christopher Nolan – realizador de "Memento", "A Origem", "O Terceiro Passo", "Interstellar" ou "Tenet" –, escreveu e realizou este "biopic" épico em que Cillian Murphy faz o papel do cientista, contando a história de como tudo aconteceu. É uma adaptação da biografia American Prometheus: The Triumph and Tragedy of J. Robert Oppenheimer, escrita por Kai Bird e Martin J. Sherwin em 2005.

No elenco, Murphy, o actor irlandês que encabeçou a popular série "Peaky Blinders" e que agora tem aqui o seu primeiro papel de protagonista num filme de grande dimensão, é acompanhado por nomes como Florence Pugh, Emily Blunt, Matt Damon, Robert Downey Jr., Rami Malek, Kenneth Branagh, Olivia Thirlby, Benny Safdie, Josh Hartnett ou Matthew Modine, a interpretarem pessoas envolvidas no projecto.

Foi uma das grandes apostas da Universal Pictures para o Verão de 2023 e das 13 nomeações para os Óscares, arrecadou sete, entre elas a de melhor filme, realização, actor principal (Murphy) e secundário (Downey Jr.). PÚBLICO

Críticas Ípsilon

Oppenheimer ou como comecei a inquietar-me e a detestar a bomba

Vasco Câmara

O tipo que entregou o audiovisual metafísico ao povo está de regresso. Agora Christopher Nolan quer espectacularizar o “filme de ideias”.

Ler mais

Sessões

Críticas dos leitores

Muitas coisas boas e poucas más

Nazaré

Se não se vir isto como um filme de pretensa reabilitação (até enjoa), então vale bem a pena. Um biopic muito rigoroso, quer nos factos, quer nos ambientes, cinema-arte. A representação do casal por Cillian Murphy e Emily Blunt está estupenda, mas nesse capítulo a fatia de leão é para as presenças portentosas de Matt Damon e Robert Downey Jr..

Vi melhor feito em 2023, mas está seguramente entre os melhores. Ainda bem que ganhou aqueles Óscares, que assim pude vir vê-lo na reposição, pois quando esteve em estreia não me apetecia ver o que nesta fita tem um interesse demasiado paroquiano.

Continuar a ler

Oppenheimer

Maria dos Anjos

Gostei do filme, embora seja demasiado comprido. Torna-se necessário uma grade concentração para captar todo o enredo, os meandros sujos da política. Primeiro força-se, depois destrói-se e descarta-se. Foi o primeiro passo para a destruição do mundo.

Continuar a ler

Um filme razoável

Paulo Lisboa

Fui ver este filme, porque achei o argumento potencialmente interessante, além do mais era sobre um relevante acontecimento histórico. Gostei do filme, embora seja um filme que requeira muita concentração do espectador devido aos frequentes «flashbacks». A realização, se bem que competente, nunca atinge sequer um bom nível, já que o filme é por vezes algo confuso, o facto de o filme ter 3 horas, além de tornar o filme demasiado longo, não lhe acrescenta grande coisa, podendo o filme ter melhor qualidade com menos uma hora de duração. A actuação dos actores é boa, o que valoriza sempre o filme. Estamos perante um filme histórico razoável. Numa escala de 0 a 20 valores, dou 13 valores a este filme.

Continuar a ler

3 estrelas

José Miguel Costa

"Oppenheimer, o novo filme do aclamado realizador de blockbusters cerebrais (Christopher Nolan), é um biopic épico (com contornos de "thriller" politico e até de drama de tribunal) sobre o percurso académico e profissional do ambicioso, e moralmente contraditório, físico teórico J. Robert Oppenheimer, o (alegadamente) arrependido "pai da bomba atómica" (auto-intitulado de “destruidor de mundos”), lançada pelos USA, durante a II Guerra Mundial, sobre as cidades japonesas de Hiroshima e Nagasaki.

Como é seu apanágio, Nolan aposta numa narrativa labiríntica que transmite, numa ordem cronológica não linear (através de ousados "flashbacks"), os diversos eventos relacionados com o brilhante e atormentado cientista (relegando para segundo plano o processo de construção da arma de destruição massiva). No entanto, o excessivo dramatismo do protagonista (encarnado por Cillian Murphy), bem como o estrondoso aparato visual (fruto da impactante tecnologia IMAX utilizada), revela-se algo desajustado a um filme que pretende constituir-se como um "estudo de personagem" (beliscando, desse modo, a credibilidade da mensagem veiculada).

Continuar a ler

Oppenheimer

Jorge

Filme-documentario desinteressante e morto. Uma misturada de grelhos sem interesse.

Continuar a ler

Envie-nos a sua crítica

Preencha todos os dados

Submissão feita com sucesso!