Viver Mal

Imagem Cartaz Filme
Foto
Votos do leitores
média de votos
Imagem Cartaz Filme
Foto
Votos do leitores
média de votos
Drama 127 min 2023 M/14 11/05/2023 FRA, POR

Título Original

Sinopse

Se em “Mal Viver” os protagonistas eram os donos do hotel, neste “Viver Mal”, a história revolve em torno dos clientes que ali se encontram. A acção desenrola-se durante um fim-de-semana, quando chegam ao hotel três núcleos familiares, cada um com uma série de problemas por resolver. Jaime, fotógrafo, regressa ao lugar onde passou férias com os pais para tentar salvar o relacionamento com Camila; Judite, uma mãe controladora, quer passar algum tempo com Júlia, a filha, que traz consigo a namorada; e Alex chega ali com Graça, com quem acabou de se casar, e com Elisa, a sogra, com quem mantém um caso amoroso.
Exibido na secção Encounters do Festival de Cinema de Berlim, um drama sobre relações tóxicas realizado por João Canijo que faz parte de um díptico que se complementa com “Mal Viver”. Com produção de Pedro Borges e com Leonor Teles (realizadora de “Balada de um Batráquio”, curta premiada em Berlim, em 2016) na direcção de fotografia, conta com as actuações de Nuno Lopes, Filipa Areosa, Beatriz Batarda, Leonor Vasconcelos, Carolina Amaral, Rafael Morais, Lia Carvalho e Leonor Silveira. ​As filmagens aconteceram em 2021, durante a pandemia, no Hotel Parque do Rio, em Ofir (Esposende, distrito de Braga). As duas histórias vão ser encaixadas numa série de televisão de quatro episódios que será “uma espécie de união dos dois filmes, mas com coisas novas que foram filmadas de propósito para a série”, diz o realizador sobre o projecto.  PÚBLICO

Críticas dos leitores

A comédia dos enganados

Laura

Não sei se é inferior ou comparável a "Mal Viver", mas tem uma energia positiva que perdura e que parece conjugar-se na perfeição com o estilo de João Canijo. Um certo ar de telenovela (ou pelo menos a ambiência e as personagens) reforçam a farsa. As personagens over the top são as melhores, com Leonor Silveira a sobressair grandemente enquanto que Beatriz Batarda tropeça nos próprios pés. As personagens femininas mais jovens estão muito bem defendidas, mas os homens são, num todo, amorfos e insignificantes, servindo acima de tudo de muleta às mulheres. Ainda assim, um filme de visionamento obrigatório.

Continuar a ler

Hilariante

Lucas

Muito embora seja um filme desconjuntado e, percebe-se bem, feito das sobras de "Mal Viver", este filme beneficia pelo humor negro e pelo desempenho de Leonor Silveira no auge dos seus poderes, enquanto que o tom novelesco dos restantes autores acaba por levar o filme acidentalmente para um registo bastante delicado de sátira. De destacar também o desempenho da "outra" Leonor, a jovem Vasconcelos, que se revela aqui uma actriz com todo o substrato.

Continuar a ler

4 estrelas

José Miguel Costa

João Canijo, (provavelmente) o meu realizador luso de eleição (e para reforçar tal convicção basta recordar as obras memoráveis com que já nos brindou - "Ganhar a vida", "Noite Escura", "Mal Nascida", "Sangue do Meu Sangue" e "Fátima"), regressa aos grandes ecrãs com um estrondoso díptico (em estreia em simultânea), "Viver Mal" e "Mal Viver" (este último vencedor do Prémio do Júri no Festival de Berlm). Como é seu apanágio, volta a cingir-se quase exclusivamente ao universo feminino, recorrendo para o efeito às suas eternas actrizes-fetiche, Rita Blanco, Anabela Moreira (divinal!) e Cleia Almeida (às quais se juntam Beatriz Batarda, Leonor Silveira e Madalena Almeida - e para "destoar" o Nuno Lopes -, com performances naturalistas de "comer e chorar por mais"). No entanto, parece "renegar" algumas das características base que têm feito parte do seu ADN, nomeadamente as histórias impregnadas de realismo social e o recurso ao Kitsch, optando, ao invés, por uma narrativa "sofisticada" coadjuvada por uma filmagem "formal" (assente sobretudo em magnificos grandes planos fixos geométricos, captados a "régua e esquadro") e uma fotografia com contrastes de luz "encher o olho" (da responsabilidade da Leonor Teles). A acção dos dois filmes, que decorre num periodo de tempo limitado (um fim de semana), está confinada ao espaço hermético de um pequeno hotel (dotado de um glamour decadente, consequência de dificuldades financeiras), sito algures no litoral norte de Portugal, gerido por duas gerações de (amarguradas) mulheres da mesma família (em constante conflito, induzido pelo comportamento maldoso/sádico da matriarca). Apesar de fazerem caminho separadamente, ambos (marcadamente melodramáticos e povoados por um batalhão de mães venenosas, egoistas e opressoras) funcionam em espelho, uma vez que a acção principal de um deles é o plano secundário do outro, e vice-versa (numa lógica de campo/contra-campo). Ou seja, iremos ser confrontados com cenas entrelaçadas (repetidas) de um mesmo evento para que tenhamos as diferentes perspectivas dos múltiplos intervenientes. Deste modo, em "Mal Viver" seguiremos as interações relacionais das proprietárias do hotel, tendo os hóspedes como sombras de fundo (literalmente); enquanto que em "Viver Mal" estes últimos passarão à condição de actores principais e as anteriores protagonistas serão meras figurantes.

Continuar a ler

Envie-nos a sua crítica

Preencha todos os dados

Submissão feita com sucesso!