Energia Nuclear Já!
Título Original
Realizado por
Sinopse
Com base no livro "A Bright Future: How Some Countries Have Solved Climate Change and the Rest Can Follow", da autoria dos cientistas Staffan A. Qvist e Joshua S. Goldstein (este último, também responsável pelo argumento), Oliver Stone realizou este documentário, onde se defende como a energia nuclear pode ser a solução para combater as mudanças climáticas.
Considerando que o uso exclusivo de energias verdes não será suficiente para que o planeta atinja a neutralidade de carbono antes que as mudanças climáticas se tornem irreversíveis, a solução que resta será criar novas centrais nucleares que possam substituir, a curto e a médio prazo, o uso de energia proveniente de combustíveis fósseis.
Os autores defendem ainda que, de forma a criar resistência a essa mudança, foi feita uma campanha de diabolização da energia nuclear, grandemente financiada pelos responsáveis pelas indústrias do carvão e do petróleo, em que são exagerados os perigos e é feita uma associação deliberada às armas nucleares.
No Festival de Veneza de 2022, "Energia Nuclear Já!" arrecadou o Prémio Enrico Fulchignoni do Conselho Internacional de Cinema, Televisão e Comunicação Audiovisual (CICT ICFT). PÚBLICO
Críticas dos leitores
Energia nuclear já!
Vasco Garcia
Revelador de verdades evidentes que o futuro demonstrará.
Envie-nos a sua crítica
Submissão feita com sucesso!