Santiago, Itália

Votos do leitores
média de votos
Documentário 80 min 2018 M/12 12/09/2019 ITA, Chile, FRA

Título Original

Santiago, Itália

Sinopse

<p>Em 1973, no Chile, um golpe de Estado depôs Salvador Allende e instaurou no poder uma junta militar chefiada por Augusto Pinochet. A oposição a este regime foi em muito ajudada pela embaixada italiana em Santiago do Chile, fazendo com que muitos opositores fossem extraditados para Itália. Neste documentário, Nanni Moretti conta a história destes homens. PÚBLICO</p>

Realizado por

Críticas Ípsilon

Moretti contra os Pinochet

Luís Miguel Oliveira

Habituado a “pôr-se em cena” na ficção, o cineasta usa o documentário para ensaiar a atitude oposta.

Ler mais

Críticas dos leitores

Chile e Itália

Raul

Documentário sobre o injustíssimo, brutal e sangrento golpe de Pinochet nos anos setenta no Chile e como a Itália através da sua embaixada ajudou vítimas da repressão que se seguiu. Documentário muito bem estruturado.
Continuar a ler

Recordar a história

Pedro Jorge Pereira

Claramente num registo documental, constitui um testemunho bastante bem estruturado que recorda um dos acontecimentos mais atrozes e importantes da América do Sul no século XX... ou de como uma das experiências socialistas democráticas mais interessantes da história foi violentamente abortada por um golpe militar que instaurou uma ditadura fortemente repressiva e conservadora com o envolvimento evidente do próprio governo dos Estados Unidos... <br />Um documento e testemunho contado na 1.ª pessoa por vários intervenientes e vítimas dessa mesma repressão e tortura. Mas não só.
Continuar a ler

Envie-nos a sua crítica

Preencha todos os dados

Submissão feita com sucesso!