Emilia Pérez
Título Original
Realizado por
Elenco
Sinopse
Ver sessõesRita Moro Castro está cansada de ser usada pela firma de advogados onde trabalha para ajudar toda a espécie de delinquentes a contornar a lei e passar incólumes pelos seus crimes. Um dia recebe uma proposta tão inesperada quando irrecusável: fazer com que Juan Manitas Del Monte, um temível líder de um cartel de drogas mexicano, desapareça sem deixar rasto para que se possa tornar a mulher que sempre desejou ser. É assim que nasce Emilia Pérez, uma mulher poderosa que fará os possíveis para compensar todo o mal que fez.
Com assinatura de Jacques Audiard (De Tanto Bater o Meu Coração Parou, Um Profeta, Ferrugem e Osso, Os Irmãos Sisters), um "thriller" musical cheio de humor sobre identidade e transformação. Emilia Pérez esteve em competição no Festival de Cinema de Cannes, onde o Prémio do Júri foi entregue a Audiard e o de melhor interpretação feminina ao quarteto formado por Karla Sofía Gascón, Zoe Saldaña, Selena Gomez e Adriana Paz. PÚBLICO
Críticas Ípsilon
Emilia Pérez: um filme falhado e fascinante de Jacques Audiard
Pelo realizador de Um Profeta e De Tanto Bater o Meu Coração Parou, uma ópera cinematográfica, narcomelodrama musical sobre a redenção.
Ler maisSessões
-
-
UCI Cinemas - El Corte Inglés, Lisboa
19h15, 21h35
-
UCI Cinemas - El Corte Inglés, Lisboa
19h15
-
UCI Cinemas - El Corte Inglés, Lisboa
19h15
-
UCI Cinemas - El Corte Inglés, Lisboa
19h15, 21h35
-
UCI Cinemas - El Corte Inglés, Lisboa
19h15
-
UCI Cinemas - El Corte Inglés, Lisboa
19h15
-
Críticas dos leitores
Brilhante opereta dos tempos modernos
Nazaré
Como explicado pela Variety (variety.com/2024/film/awards/emilia-perez-adapted-screenplay-oscars-1236173940/), o libretto foi desenvolvido pelo realizador a partir dum texto de Boris Razon chamado Écoute, em contínua colaboração com dois estupendos compositores (Camille e Clément Ducol), e o resto é... cinema. Do bom. Magnífico. Original.
Esta fita está nomeada para um montão de prémios e merece inteiramente ganhá-los, pela ousadia do tema e pelo absoluto brilhantismo de todos os intervenientes. Junto com outra obra-prima que dá pelo nome de "A Substância", esta fita mostra-nos a perfeita adaptação de cineastas franceses e suas equipas à produção de cinema do outro lado do Atlântico, trazendo-lhe (em inversão de sentido) novos mundos.
Três cenas dançadas são especialmente memoráveis: a da clínica tailandesa, a de Zoe Saldana durante o jantar de beneficência, e a de Selena Gómez que começa sobre a cama — grandes ideias, as do coreógrafo Damien Jalet. O desempenho da protagonista por Karla Sofía Gascón, actriz transgénero espanhola radicada no México, é outro ponto alto. E toda a história, cheia de paixões e traições, é sinuosa, convincente, sustentando a fita admiravelmente. O final é surpreendente e bem irónico, um glorioso final touch.
3 estrelas
José Miguel Costa
O filme "Emilia Pérez" (coprodução franco-belga falada em espanhol) pescou-me no imediato através de dois iscos: o facto de ser dirigido e escrito por Jacques Audiard (de cujo currículo constam obras que me deliciaram no passado, nomeadamente, "De Tanto Bater Meu Coração Parou", "Um Profeta" e "Ferrugem e Osso"), bem como pela sua aclamação no Festival de Cannes com o Prémio do Júri e o Prémio de Melhor Actriz (atribuiído, numa decisão inédita, às suas quatro protagonistas - Zoe Saldaña, a transexual Karla Sofia Gascón, Selena Gomez e Adriana Paz).
Deste modo, dirigi-me à sala de cinema quase totalmente desinformado acerca do dito cujo, pelo que "morri" aquando da primeira canção (já que os musicais são o único género cinematográfico que efectivamente abomino). No entanto, apesar deste "handicap", estranhamente, não renego este filme, dado tratar-se de uma surreal epifania cinéfila (algo "almodóvariana"), na qual nada parece "encaixar" (desde a mescla de estilos de filmagem à aparente incompatibilidade de linguagens cinéfilas - para além da inconsistência dos ritmos), mas, simultaneamente, acaba por "conquistar" devido à estranheza resultante desta mesma fusão de "incongruências".
De facto, não é todos os dias que nos deparamos com uma espécie de thriller criminal musicado e dotado de uma narrativa melodramática (quase novelesca e polvilhada por um humor inusitado) com pretensões de critica social (ao nível das temáticas de identidade de género; violência sobre as mulheres; e desintegração da sociedade mexicana, fruto corrupção e violência dos gangs). E todo este aparato para relatar-nos a história de um violentíssimo narcotraficante mexicano que decide encenar a própria morte com o objectivo de assumir a sua feminilidade através da mudança de sexo.
Envie-nos a sua crítica
Submissão feita com sucesso!