O Pátio das Cantigas

Imagem Cartaz Filme
Foto
Votos do leitores
média de votos
Imagem Cartaz Filme
Foto
Votos do leitores
média de votos
Comédia 121 min 2015 M/12 30/07/2015 POR

Título Original

O Pátio das Cantigas

Sinopse

Em 1942, o cinema português ganhava uma das suas mais emblemáticas obras: "O Pátio das Cantigas", uma comédia realizada por Francisco Ribeiro e interpretada por nomes como Vasco Santana, António Silva ou Laura Alves. Em 2015, ganha novas referências. Os diálogos e jogos de equívocos continuam a gravitar sobre os sonhos, alegrias, aventuras, amores e desamores de um conjunto de personagens de um típico bairro lisboeta, mas transformaram-se para o século XXI. A provocação de Narciso ao merceeiro, por exemplo, passa a ser "Ó Evaristo, não percebes nada disto!".
Assinado por Leonel Vieira ("Zona J", "A Selva", "Arte de Roubar", "Um Tiro no Escuro"), um "remake" de um dos filmes dos chamados "anos d'ouro" da produção cinematográfica nacional. É o primeiro de uma trilogia de "Novos Clássicos", que se completa com "O Leão da Estrela", também dirigido por Vieira, e "A Canção de Lisboa", por Pedro Varela. Esta nova versão de "O Pátio das Cantigas" conta com interpretações de Miguel Guilherme, César Mourão, Dânia Neto, Sara Matos, Rui Unas, Manuel Marques e José Pedro Vasconcelos, entre outros.

PÚBLICO

Críticas Ípsilon

Não temos cá disto

Luís Miguel Oliveira

O Pátio das Cantigas de Leonel Vieira é o primeiro de uma série de remakes e esta "actualização” do famoso filme de 1942 é confrangedora.

Ler mais

Críticas dos leitores

Piroso

C.Gomes da Costa

Isto não é nada!... de borla é caro, enquanto me lembrar, não volto a ver filmes portugueses, deviam ir todos presos.
Continuar a ler

Pavoroso

Moi mème

Cresci num cinema. Amo cinema. Isto não é cinema. É uma cambada de gente a torrar dinheiro para se divertirem nas filmagens. Não percebi porque é que o Evaristo tinha de falar como se tivesse tido um AVC. Em suma, é um fiasco. Pior que este só o "Branca de Neve".
Continuar a ler

Adorei

Teresa

Ainda bem que vi o filme antes de ver estas criticas. Pena que alguns portugueses só saibam dizer mal. <br />O filme é hilariante, o elenco muito bom, utiliza q.b. imagens cliché do filme original. <br />A sala estava cheia e toda a gente saiu bem disposta a rir penso que esse seja o melhor veredicto!
Continuar a ler

Enfadonho e claustrofóbico

Sofia

Pode-se dizer que a publicidade é enganosa! O filme nada tem a ver com o trailer, ou melhor, o que mostra o trailer é o melhor do filme. <br />Quase adormeci e não achei piada a nada (é uma comédia) e senti-me presa naquela rua do bairro e nas casas escuras e muito pequenas. Não há uma única imagem de Lisboa fora da rua do pátio... nem do Entroncamento... nem do comboio. Claustrofóbico é a palavra que o define.
Continuar a ler

Horrível...

Sandra

Filmes deste género são uma vergonha... A publicidade foi muito bem feita, mas o filme é um desastre...
Continuar a ler

Até adormeci...

Rita

O filme foi do pior que vi...sem história, sem ação, sem suspense, sem graça...tão chato que acabei por adormecer...Mas nunca mais me vou esquecer, pois foi a 1ª vez que um filme me conseguiu adormecer num cinema.
Continuar a ler

pensei que fosse bem mais divertido...

Maria

Quando vi o trailer gostei muito. Porém, quando vi o filme fiquei muito desapontada pois as piadas sabiam a pouca originalidade e eram postiças. Gosto sempre de ver cinema português e este tem vindo a melhorar, mas neste caso foi um pouco decepcionante.
Continuar a ler

A evitar...

Maria Manuela Gomes

Por quem gosta de cinema. Quem não viu o original não percebe patavina do filme. Miguel Guilherme a imitar António Silva só faria sentido se o resto do elenco estivesse no mesmo registo. O avô assaltante não cabe na cabeça de ninguém e aquele final à Bollywood é inenarrável. No meio da desgraça, salvam-se César Mourão e Rui Unas. Só me consegui rir nas gaffes... Já que o "filme" não passa disso!
Continuar a ler

Bom filme

Manuel Pinto

Filme muito divertido com excelente elenco. Gargalhada garantida! O final é um pouco "pobre", no entanto um filme bom de se ver.
Continuar a ler

Neste país só se critica!

Elisabete F.

Tenho pena que as pessoas só usem estes meios para criticar negativamente algo de bem feito. Diferente sim, senão exibiam o original. Há que respeitar e elogiar o que de bom se faz neste país. <br />É bom começar a elogiar e não só reclamar... Parabéns.
Continuar a ler

Envie-nos a sua crítica

Preencha todos os dados

Submissão feita com sucesso!