O Julgamento

Votos do leitores
média de votos
Votos do leitores
média de votos
Drama, Thriller 108 min 2007 M/16 11/10/2007 POR

Título Original

O Julgamento

Sinopse

Jaime Ferreira (Júlio César) é um professor universitário alcoólico e atormentado que um dia se vê confrontado com o seu maior sonho e o seu pior pesadelo: encontra o inspector da PIDE que, durante a ditadura, o prendeu, torturou e matou Marcelino, um dos seus camaradas. É num julgamento, em que a sua filha Catarina (Fernanda Serrano) é advogada de defesa, que Jaime reconhece no arguido o homem que durante todos estes anos assombrou as suas memórias. <br/> Jaime partilha a descoberta com Joana (Alexandra Lencastre), filha de Marcelino, com quem tem uma relação tumultuosa, e com dois amigos dos tempos da luta antifascista, Miguel, médico, e Henrique, um político bem sucedido. A revelação desperta sentimentos perturbadores em todos, mas é Jaime que, num momento de impulso, rapta o ex-PIDE e o leva para a sua casa de campo isolada, que aos poucos se transforma numa arena de intensas emoções. O sequestrado nega ser quem eles pensam, mas Jaime e Miguel vão aumentando a sua pressão e rapidamente se esbatem as fronteiras entre a justiça e a vingança e ultrapassa-se a barreira entre torturados e torturadores. Presos numa espiral descendente, que os conduz inexoravelmente aos seus infernos particulares, Jaime, Joana, Miguel e Henrique vão ter de descobrir dentro de si quais os limites que não podem ultrapassar. <p/>PÚBLICO

Críticas Ípsilon

O Julgamento

Mário Jorge Torres

Ler mais

Boa ideia, mau filme

Jorge Mourinha

Ler mais

Críticas dos leitores

Julgamento

LD

Excelente. Bons actores, saudades para Henrique Viana... Quanto á critica, só falará mal quem se esconde de algo similar ou desconhece as estórias da época... Força Leonel Vieira, é necessário muito mais
Continuar a ler

Portugal está de parabéns. Exelentes actores.

Fernando Negreiros

Devia estar na categoria dos filmes de ACTORES. Todo o elenco com desempenhos notáveis num filme com o tradicional ritmo lento do cinema Europeu. Estória simples, com impasses. Excelentes grandes planos com trabalho superior de representação. Júlio César no seu melhor, Alexandra Lencastre e Henrique Viana excelentes. Fernanda Serrano muito bem no desempenho. Em suma todos brilhantes num enredo pouco desenvolto. Estória bem contada dum episódio de reflexão sobre o nosso passado recente.
Continuar a ler

Tristeza de críticos...

Rui Jorge

Finalmente um grande filme português. Excelente argumento, boa realização, óptimas interpretações, banda sonora a condizer. E o que dizem os críticos: mal. Eu gostava de saber onde é que estes senhores aprenderam a ver cinema. Para todos aqueles que lêem as críticas antes de ver os filmes, digo-vos: não se deixem iludir e não percam a oportunidade de ver um grande filme feito em Portugal que pede meças a todos os filmes do circuito americano que já vi este ano.
Continuar a ler

Já Vi e Gostei

João Nuno Silva

A história é boa e até cola, já era tempo de falar destes temas, é interessante o exercício de saber o que faria uma vítima perante o seu verdugo.<BR/>O ritmo do filme é bom e até entretém que é a função de um filme, além disso faz pensar em algo mais do que apenas se a imagem está boa, ou som está como devia. Creio que o importante aqui é a história e essa está boa.<BR/>Os Actores são excelentes, este é claramente um filme de actores e estes são bons.<BR/>Os personagens são credivéis e interessantes.<BR/>Podem ir ver este filme que não vos fará mal nenhum.
Continuar a ler

E os nossos impostos pagam estas fitas...

Lion-hell Vieira

Mais um exemplo da falta de talento de Leonel Vieira. Mamas bi-dimensionais (apesar de siliconizadas), filme de cabeçudos com entediosos e inexplicáveis grandes-planos a tudo o que se mexia.<BR/>A laranjas pouco sumarentas devia chamar-se leonélias. <BR/>Julio Cesar merecia uma coisinha melhor.<BR/>Nem quero acreditar que o Henrique Viana acabou a carreira com este dejecto.<BR/>Marchar sobre São Bento!!
Continuar a ler

valerá a pena?

josé carlos

Depois de ler o que o vosso critico escreveu valerá a pena ver cinema português?<BR/>Fui ver o filme e gostei imenso. Fiz as pazes com o cinema de lingua portuguesa.<BR/>Adorei os actores, mesmo os que o critico ignora (Julio Cesar-o protagonista e Fernanda Serrano-com um papel importante)<BR/>Sei que este texto não será publicado mas deixo aqui a minha revolta. Não é uma critica séria e o filme não merecia ser tratado assim.
Continuar a ler

Um mau exemplo

Sérgio Lourenço

O filme 'Julgamento' é o resumo crítico que tanta gente faz ao cinema portugues. <BR/>Um filme entediante do principio ao fim que tira o pior partido de uma história rica porém de escrita fraca. <BR/>O elenco de mulheres bonitas e bons actores gera ao longo do filme a sensação de que ora estamos a ser captados pela acção, ora perdemos o interesse com os sucessivos altos e baixos de interpretações. <BR/>Uma constante: a péssima música e os crescendos de intensidade do piano e dos violinos à medida que se aproxima o extase. Como nos filmes antigos usados agora como referência cómica.<BR/>Uma realização sem surpresas, um formato visto e reciclado. <BR/>Filmes como o 'Julgamento' fazem o cinema portugues perder por várias razões: esgotam um dos nossos temas históricos mais densos e mais propícios à criação cinematográfica e, possivelmente, retiram oportunidades de opoios financeiros do ICAM e do Ministério da Cultura a realizações inovadoras e promissoras.
Continuar a ler

Tiste!

Diogo F.

acho engraçado como este filme...dias antes da sua estreia..tem votos por parte do publico...mesmo antes de verem o filme! 3 varoles..n esta mal...basta ser portugues, e não ter o leonardo di carpio..enfim!
Continuar a ler

finalmente

jose carlos

Fiz as pazes com o cinema português.<BR/>Grande filme.<BR/>Ontem, em ante-estreia, no Casino Lisboa (que raio de local para estrear um filme), senti que alguma coisa estava a acontecer no cinema nacional.<BR/>Grandes actores e um (Julio Cesar) que me surpreendeu muitíssimo.<BR/>Parabens ao Realizador Leonel Vieira e ao Cinema Português. Temos filme!
Continuar a ler

Envie-nos a sua crítica

Preencha todos os dados

Submissão feita com sucesso!