Onde Fica Esta Rua? Ou Sem Antes Nem Depois
Título Original
Realizado por
Sinopse
Por baixo da casa onde João Rui Guerra da Mata e João Pedro Rodrigues vivem, Paulo Rocha rodou, em 1963, algumas cenas de Os Verdes Anos, um dos clássicos incontornáveis do cinema português.
Quase seis décadas depois e com esse ponto de partida, os dois realizadores pegam na sua câmara de filmar e seguem os mesmos percursos de Rocha no seu processo de filmagem, dando agora ênfase à cidade de Lisboa, hoje muito diferente de outrora.
A rodagem de Onde Fica Esta Rua? Ou Sem Antes Nem Depois iniciou-se em 2019 e atravessou a pandemia de covid-19, tendo a sua apresentação acontecido em Locarno (Suíça) – no mesmo festival onde, na edição de 1964, Os Verdes Anos teve a sua estreia internacional e foi premiado com a Vela de Ouro de melhor primeira obra. Foi também em Locarno que se estreou A Última Vez Que Vi Macau, a longa que ambos realizaram em 2012. PÚBLICO
Críticas Ípsilon
Onde Fica Esta Rua?: elegia de Os Verdes Anos, elegia de Lisboa
Há vida dentro deste filme de João Pedro Rodrigues e João Rui Guerra da Mata, vida reinventada a cada plano.
Ler maisCríticas dos leitores
Não vale a pena
Adelaide Barreiros
A minha pergunta é: qual foi a ideia? O que é que isto significa? É para mostrar que Lisboa era boa era no tempo do Salazar quando o filme "Os Verdes Anos" foi feito? Saí passados 45 minutos e exigi o dinheiro do bilhete de volta. A sala ficou vazia.
Envie-nos a sua crítica
Submissão feita com sucesso!