O Santo

Votos do leitores
média de votos
Comédia 65 min 1965 M/12 25/09/2014 Índia

Título Original

Mahapurush

Sinopse

No regresso de uma peregrinação, um advogado de meia-idade é seduzido pelas teorias místicas de um "homem santo" que lhe fala na sua vida milenar e de todos os grandes homens que conheceu, desde Jesus Cristo a Buda. Fascinado, o homem decide então iniciar toda a sua família nos ensinamentos do seu novo mestre, incluindo a filha solteira. Mas o namorado dela, preocupado com a possibilidade de perder a sua amada para uma religião obscura, decide, com a ajuda de alguns amigos, provar a toda a gente que o indivíduo não passa de um impostor.
Realizada em 1965 por Satyajit Ray, uma comédia que adapta um conto do escritor Rajshekhar "Parashuram" Basu (1880-1960). Quase meio século após a sua estreia, a Leopardo Filmes fá-la regressar ao grande ecrã na versão restaurada. PÚBLICO

Críticas dos leitores

Também o Humor

Marcela Monte

Além de uma enorme sensibilidade e conhecimento da alma humana, este realizador mostra um fino sentido de humor ao desmascarar um charlatão que vive à custa da exploração dos ignorantes.
Continuar a ler

Autenticidade e humanidade

Luís Telles

A universalidade da obra de Satyajit Ray decorre diretamente da autenticidade e da humanidade do seu cinema. Da justa representação dos usos, costumes e tradições indianos e do olhar repleto de sensibilidade para com os seus personagens, como Apu, o mais célebre de entre eles, criança inocente face às adversidades da vida. O seu estilo aparentemente naturalista (houve quem lhe chamasse neo-realismo indiano) é compensado por uma grande riqueza visual e rigor formal, acrescido de uma profunda carga simbólica (podiam escrever-se tratados sobre a relevância da animalística ou a simbologia do comboio na Trilogia de Apu, por exemplo). Ray é um dos poucos verdadeiros mestres da sétima arte e a sua obra está muito para além do cinema indiano: cada um dos seus filmes tem o mundo todo lá dentro.
Continuar a ler

Envie-nos a sua crítica

Preencha todos os dados

Submissão feita com sucesso!