O Deus Elefante

Imagem Cartaz Filme
Foto
Votos do leitores
média de votos
Imagem Cartaz Filme
Foto
Votos do leitores
média de votos
Aventura 122 min 1979 M/12 25/09/2014 Índia

Título Original

Joi Baba Felunath

Sinopse

A história decorre na cidade sagrada de Benares, considerada uma das mais antigas do mundo e centro de ensinamentos espirituais. Feluda, Topshe e Lalmohan estão ali de férias para assistir aos pujas (rituais sagrados). Mas o roubo de uma imagem de Ganesh, o deus com cabeça de elefante, de uma casa de uma família local obriga Feluda a iniciar uma investigação. Interessado em descobrir o culpado e ajudar a família em questão, o conhecido detective vai colocar-se face a face com personagens mal-intencionadas e dispostas a tudo.
Realizado em 1979, é o segundo filme de Satyajit Ray sobre o famoso detective Feluda, depois da sua primeira aparição em "Sonar Kella", em 1974. Trinta e cinco anos após a sua estreia, a Leopardo Filmes fá-lo regressar ao grande ecrã na versão restaurada. PÚBLIC

Críticas dos leitores

Autenticidade e humanidade

Luís Telles

A universalidade da obra de Satyajit Ray decorre diretamente da autenticidade e da humanidade do seu cinema. Da justa representação dos usos, costumes e tradições indianos e do olhar repleto de sensibilidade para com os seus personagens, como Apu, o mais célebre de entre eles, criança inocente face às adversidades da vida. O seu estilo aparentemente naturalista (houve quem lhe chamasse neo-realismo indiano) é compensado por uma grande riqueza visual e rigor formal, acrescido de uma profunda carga simbólica (podiam escrever-se tratados sobre a relevância da animalística ou a simbologia do comboio na Trilogia de Apu, por exemplo). Ray é um dos poucos verdadeiros mestres da sétima arte e a sua obra está muito para além do cinema indiano: cada um dos seus filmes tem o mundo todo lá dentro.
Continuar a ler

Envie-nos a sua crítica

Preencha todos os dados

Submissão feita com sucesso!