O Grande Banho Nocturno
Título Original
Realizado por
Elenco
Sinopse
Todos os anos, um grupo de amigos muito diverso (de diferentes gerações, com diferentes profissões) junta-se numa povoação da costa búlgara do Mar Negro, na altura do Verão, para passar as férias em conjunto e levar a cabo uma celebração estival (um banquete nocturno seguido de mergulho no mar) que, entretanto, se tornou numa tradição. Tanto é que, para alguns, este momento anual se transformou numa pesada obrigação “familiar”.
É, justamente, o aborrecimento que os impele a organizarem um perigoso jogo de vida ou morte: uma dança pagã que envolve uma corda de forca. A “família” desmorona-se e todos procuram desculpar-se. Porém uma questão permanece: pode a preguiça espiritual ser pior que a morte física? "O Grande Banho Nocturno" compõe-se como uma alegoria oblíqua de múltiplos sentidos, sendo simultaneamente o mais festivo dos filmes de Binka Jeliaskova, mas também o mais meditativo e onírico.
O filme foi seleccionado para o Festival de Cannes, onde foi apresentado na secção "Un Certain Regard". Corresponde ao segundo tomo da "Trilogia do Silêncio" com que a realizadora encerrou a sua filmografia. Texto: Cinemateca Portuguesa
Críticas dos leitores
Não existem críticas dos nossos leitores. Por favor envie-nos a sua através do formulário.
Envie-nos a sua crítica
Submissão feita com sucesso!






