//

O Grande Banho Nocturno

Votos do leitores
média de votos
Votos do leitores
média de votos
Drama 144 min 1980 BUL

Título Original

Sinopse

Todos os anos, um grupo de amigos muito diverso (de diferentes gerações, com diferentes profissões) junta-se numa povoação da costa búlgara do Mar Negro, na altura do Verão, para passar as férias em conjunto e levar a cabo uma celebração estival (um banquete nocturno seguido de mergulho no mar) que, entretanto, se tornou numa tradição. Tanto é que, para alguns, este momento anual se transformou numa pesada obrigação “familiar”.

É, justamente, o aborrecimento que os impele a organizarem um perigoso jogo de vida ou morte: uma dança pagã que envolve uma corda de forca. A “família” desmorona-se e todos procuram desculpar-se. Porém uma questão permanece: pode a preguiça espiritual ser pior que a morte física? "O Grande Banho Nocturno" compõe-se como uma alegoria oblíqua de múltiplos sentidos, sendo simultaneamente o mais festivo dos filmes de Binka Jeliaskova, mas também o mais meditativo e onírico.

O filme foi seleccionado para o Festival de Cannes, onde foi apresentado na secção "Un Certain Regard". Corresponde ao segundo tomo da "Trilogia do Silêncio" com que a realizadora encerrou a sua filmografia. Texto: Cinemateca Portuguesa

Críticas dos leitores

Não existem críticas dos nossos leitores. Por favor envie-nos a sua através do formulário.

Envie-nos a sua crítica

Preencha todos os dados

Submissão feita com sucesso!