//

O Balão Cativo

Votos do leitores
média de votos
Votos do leitores
média de votos
98 min 1967 BUL

Título Original

Sinopse

Um enorme balão-barragem aparece nos céus de uma pequena aldeia do interior rural da Bulgária. Os camponeses tentam amarrar o mastodonte flutuante, sem sucesso. O vento sopra e o enorme balão segue viagem. Atemorizados por aquela estranha criatura, os aldeãos iniciam uma perseguição que vai aumentando à medida que o balão vai cruzando as aldeias vizinhas.

Os camponeses lançam todo o tipo de especulações sobre aquele objecto extravagante, tão belo e tão livre. Em contrapartida, o próprio balão, do alto da atmosfera, comenta a pequenez e a ignorância da humanidade. A alegoria política foi entendida pelo Partido Comunista Búlgaro como “um ataque vicioso” à autoridade do estado (em particular por causa de uma cena com um burro) e o filme foi banido de todos os ecrãs (no país e no estrangeiro, mesmo quando já existiam contratos de distribuição para a Europa e EUA).

Segundo a crítica Neda Stanimirova, trata-se de um filme “que faz a transição entre o moderno e o pós-moderno. Um filme que, em grande medida, antecipa o temperamento balcânico de Emir Kusturica - entre o grotesco e o trágico, o carnavalesco e o absurdo.” Texto: Cinemateca Portuguesa

Críticas dos leitores

Não existem críticas dos nossos leitores. Por favor envie-nos a sua através do formulário.

Envie-nos a sua crítica

Preencha todos os dados

Submissão feita com sucesso!