Honra de Cavalaria

Votos do leitores
média de votos
Votos do leitores
média de votos
Drama 110 min 2006 M/12 29/03/2007 ESP

Título Original

Honor de Cavalleria

Sinopse

Uma adaptação livre do romance "Dom Quixote". Uma jornada cinematográfica e biográfica que espelha as experiências dos dois protagonistas do romance. Segundo o realizador, o catalão Albert Serra, este filme poderia ser "a primeira versão de filme de Quixote feita por Quixotes de carne e osso" ou então este Quixote e Sancho Pança poderiam ser os homens que inspiram Cervantes a escrever uma das mais míticas narrativas da literatura mundial. Entre deambulações pelos campos, Quixote brade a sua espada e as suas palavras, num filme poético, simples e belo. Aclamado pela crítica, "Honra de Cavalaria" foi apresentado na Quinzena dos Realizadores em Cannes, premiado em Turim, Belford e Viena, e apresentado ainda nos festivais de Roterdão, Hong Kong e Mar del Plata.<p/>PUBLICO.PT

Críticas Ípsilon

Honra de Cavalaria

Mário Jorge Torres

Ler mais

A luz de Quixote

Luís Miguel Oliveira

Ler mais

Honra de Cavalaria

Vasco Câmara

Ler mais

Honra de Cavalaria

Jorge Mourinha

Ler mais

Críticas dos leitores

Cinema, para variar

Filipe Saraiva

Como seria de esperar, a falta de "acção" afasta e desespera o público deste belíssimo filme. No entanto, a proposta de lançar Quixote e Pança na Espanha deserta, sem episódios de destaque, resulta numa obra totalmente conseguida e interessante. Serra filma muito bem e escolheu dois actores perfeitos para os papéis. Magníficos são os trabalhos de fotografia e de luz e sublimes as sequências à noite. Naquela Lua que se move há 100 vezes mais cinema do que em toda a acção de um 300.
Continuar a ler

Correcção

Filipe Saraiva

Das duas uma, Sr. MJT. Ou se refere a "Perceval, le Gallois" de Rohmer ou a "Lancelot du Lac" de Bresson. Como não vi nenhum destes nem o Honra de Cavalaria, não posso ajudar mais. N.R.: O Cinecartaz agradece a chamada de atenção - o seu alerta já foi reenviado.<BR/><BR/>Caro leitor, foi lapso meu: referia-me ao "Lancelot du Lac" de Bresson - M.J.T.
Continuar a ler

Purista, minimalista, chatinho

GMGueifão

Este filme é sobre Dom Quixote e Sancho Pança mas poderia ser sobre qualquer personagem de qualquer romance alguma vez escrito, ou até mesmo sobre qualquer um de nós no seu dia-a-dia. No entanto, Albert Serra escolheu o Dom Quixote e o Sancho Pança, não os de Cervantes, mas sim dois personagens vazios e à beira da decomposição espiritual. O filme tenta mostrar o que fazem estes dois personagens quando não estão a ser trabalhados pela mão genial de Cervantes, no entanto, como o autor tem pouca imaginação colocou-os a fazer nada e reduziu a personagem de Dom Quixote a um velhote bastante chato e com pequenos delírios e Sancho Pança a um jovem submisso e quase mudo, e bastante obeso. O resultado foi uma pureza e um minimalismo bem chatos e aborrecidos. As paisagens eram muito bonitas, mas as da novela Pantanal também, e a fotografia com luz natural foi um golpe de mestre, tal como as marcas da edição, com cruzes e restos de colagens, genial e muito inovador. Deixo aqui uma sugestão a Albert Serra, fazer um filme sobre o Rambo, mas com o twist de mostrar um Rambo solitário a percorrer os campos do Vietname e para dar alguma consistência ao personagem Albert pode juntar um pequeno Vietnamita ao qual Rambo se pode dirigir de vez em quando.
Continuar a ler

Envie-nos a sua crítica

Preencha todos os dados

Submissão feita com sucesso!