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Amor Cão

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Thriller, Drama 153 min 2000 M/12 09/03/2001 MEX

Título Original

Sinopse

"Amor Cão", primeira longa-metragem do mexicano Alejandro González Iñárritu, retrata uma cidade do México barroca e cheia de contrastes, situada nos dias de hoje. O filme desdobra-se em três histórias paralelas, três mundos que simbolizam tanto a esperança e o sofrimento, três destinos que, por acaso e num mesmo instante, colidem. É assim mesmo que começa Amor Cão": com uma violenta perseguição de automóveis que redunda num aparatoso acidente de viação cruzando assim três vidas anónimas... <br/> A primeira história centra-se em Octávio (Gaël García Bernal), um jovem que se dedica ao negócio de combate de cães para reunir dinheiro suficiente que lhe permita fugir com a sua amada, por coincidência a mulher do seu irmão. Uma fuga sem regresso. Daniel (Álvaro Guerrero), um quarentão que deixa a família para ir viver com Valeria (Goya Toledo), uma modelo. Vê a sua nova vida amorosa sofrer um volte-face quando o destino empurra Valeria para o acidente. <br/> El Chivo (Emilio Echevarría), ex-guerrilheiro comunista convertido em mercenário, com um passado carregado de mortes e amargura. Aproxima-se do acidente e resgata Cofi, o cão de Octávio. <br/> Vencedora do Fantasporto deste ano, a obra-estreia de Iñárritu é candidata ao Óscar de melhor filme estrangeiro.<p/>PUBLICO.PT

Críticas Ípsilon

Vida animal

Vasco T. Menezes

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Críticas dos leitores

Cães danados

Gonçalo Sá - http://gonn1000.blogspot.com

Uma das obras cinematográficas mexicanas mais elogiadas dos últimos anos (juntamente com "E a Tua Mãe também", de Alfonso Cuarón, "Amor Cão" ("Amores Perros") assinala a estreia do cineasta Alejandro González Iñárritu (que entretanto já realizou também "21 Gramas", em 2004). Comparado a "Magnólia", de Paul Thomas Anderson, devido à sua estrutura (três histórias interligadas por um acontecimento comum) e a "Pulp Fiction", de Quentin Tarantino, uma vez que também possui cruas e viscerais cenas de violência, "Amor Cão" apresenta retratos de personagens do México actual, focando temas como o amor, a desigualdade social, a fama, os laços familiares, a criminalidade e, claro, as relações entre humanos e cães (elemento comum às três histórias apresentadas). <BR/><BR/>Apesar de algum desequilíbrio qualitativo nas três histórias (a segunda, sobre o declínio da fama de uma modelo, não oferece grandes cenas de antologia e é o episódio menos inspirado e criativo do conjunto), Iñárritu consegue injectar doses suficientes de energia e adrenalina na sua película, oferecendo uma sólida direcção de actores (destaque para Gael Garcia Bernal, o actor de "Má Educação", de Pedro Almodóvar, ou "Diários de Che Guevara", de Walter Salles), montagem dinâmica e muito eficaz, fotografia rude e intensa, soluções narrativas que rejeitam o lugar comum, ritmo constante e acelerado, forte energia visual e uma palpável atmosfera realista e urbana. <BR/><BR/>Premiado no Festival de Cannes e no Fantasporto em 2001, "Amor Cão" proporciona uma vibrante experiência cinematográfica e comprova a vitalidade do novo cinema mexicano, que tem originado boas surpresas recentemente. <BR/><BR/>Chamar-lhe obra-prima (como muitos apregoaram na altura da estreia) talvez seja um pouco exagerado, mas é uma muito promissora primeira obra. Classificação: 3/5 - Bom
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