//

A Vida É Um Milagre

Votos do leitores
média de votos
Votos do leitores
média de votos
Comédia Romântica 155 min 2004 M/12 23/09/2004 FRA, JUG

Título Original

Zivot je Cudo

Sinopse

Bósnia, 1992. Luka, um engenheiro sérvio de Belgrado, vai com a mulher, Jadranka, cantora de ópera, e o filho, Milos, para uma aldeia no meio do nada, para ajudar a construir uma linha de caminhos-de-ferro que transformará a região num local de turismo.
Cego pelo seu optimismo natural, não presta atenção aos rumores sobre a guerra que se avizinha, cada vez mais persistentes. Mas quando eclode o conflito, a sua vida desmorona-se. Jadranka desaparece com um músico, Milos é chamado para combate.
Sempre optimista, Luka espera o regresso da mulher e do filho, mas Jadranka não volta e Milos é feito prisioneiro. Os sérvios confiam então a guarda de Sabaha, uma refém muçulmana, a Luka, que deverá servir de moeda de troca para recuperar Milos. Mas Luka rapidamente se apaixona por Sabaha.
"A Vida É Um Milagre", filme de Emir Kusturica, estreado internacionalmente no Festival de Cannes, é um "Romeu e Julieta" nos Balcãs, com banda sonora da No Smoking Orchestra, banda do realizador.

PUBLICO.PT

Críticas Ípsilon

A Vida é Um Milagre

Vasco Câmara

Ler mais

A Vida é Um Milagre

Kathleen Gomes

Ler mais

A história do burro que chora

Mário Jorge Torres

Ler mais

Críticas dos leitores

Pleno de vida, pleno de milagres

Pedro Miguel Gomes

Deslumbrante pelas intrepretações, pelo encantamento estético, pela simplicidade com que resolve o drama mais profundo. A arte mais sublime é sempre aparentemente simples, e a doçura e beleza com que a história flui é mais um assombro do talento de Kusturica. A não perder pelos que procuram a beleza e o prazer de um excelente filme.
Continuar a ler

Um hino ao Cinema

Miguel Luz

Eis um filme a não perder. Embora não seja um frequentador habitual das nossas salas de cinema, congratulo-me por ter visto mais esta realização. Gostei, vi e até dormi bem disposto! Aproveitem, não é uma "americanada".
Continuar a ler

Kusturica é um milagre

Jo

Mais um grande filme de Emir Kusturica - aliás, no seu estilo inconfundível - que merece, sem qualquer sombra de dúvida (evidentemente, para quem aperecia/percebe o género) ser visto. Em "A Vida é um Milagre" é-nos dada a conhecer uma história universal que, podendo no seu contexto mais geral ser transportada para qualquer lugar do mundo e para diversas circunstâncias, é embelezada com as características próprias de uma ex-jugoslávia destruída que é tão genialmente ilustrada. Cinematograficamente falando, é indispensável notar nos variados pormenores de realização - paisagens, objectos, ... - em que Kusturica é mestre. Kusturica é um milagre nos tempos em que o cinema é feito tão só para ver e logo esquecer.
Continuar a ler

... Mas este filme não é

JPT

Apaixonado pela sua banda e por outras coisas mais prosaicas (ver "Super 8 Stories"), Kusturica fez um filme "à Kusturica" para pagar as contas. Elegante, mas não belo; exuberante, mas não original, é o espectáculo de um explorador a marchar nas suas próprias pegadas. É, por isso, o primeiro Kusturica sem um momento de nos pôr em pele de galinha (comparem-se as cenas de amor do sotão, do lago, da gruta e da ceara nas suas quatro obras-mestras com o "rebolanço" colina abaixo deste filme). É, claro está, um bom filme, visualmente agradável e com grandes actores (humanos e, como é hábito, animais), mas, é, também, emocionalmente inócuo e previsível, como já era "Gato Preto, Gato Branco". E, ao contrário deste, pouco divertido. <br/><br/>Contra o filme milita também a sua muito divulgada visão "são todos bons rapazes, um bocadinho bebidos" da guerra da Bósnia (e tudo se passa a poucos quilómetros de Gorazde...), de que é exemplo a personagem de "ingénuo" oficial do Exército "Jugoslavo" que Kusturica destinou ao seu filho (os únicos "maus da fita" são os traficantes e os jornalistas ocidentais). Infelizmente, não há milagre que valha a tão míope visão dos eventos.
Continuar a ler

Envie-nos a sua crítica

Preencha todos os dados

Submissão feita com sucesso!