A Vida É Um Milagre

Votos do leitores
média de votos
Votos do leitores
média de votos
Comédia Romântica 155 min 2004 M/12 23/09/2004 FRA, JUG

Título Original

Zivot je Cudo

Sinopse

Bósnia, 1992. Luka, um engenheiro sérvio de Belgrado, vai com a mulher, Jadranka, cantora de ópera, e o filho, Milos, para uma aldeia no meio do nada, para ajudar a construir uma linha de caminhos-de-ferro que transformará a região num local de turismo.
Cego pelo seu optimismo natural, não presta atenção aos rumores sobre a guerra que se avizinha, cada vez mais persistentes. Mas quando eclode o conflito, a sua vida desmorona-se. Jadranka desaparece com um músico, Milos é chamado para combate.
Sempre optimista, Luka espera o regresso da mulher e do filho, mas Jadranka não volta e Milos é feito prisioneiro. Os sérvios confiam então a guarda de Sabaha, uma refém muçulmana, a Luka, que deverá servir de moeda de troca para recuperar Milos. Mas Luka rapidamente se apaixona por Sabaha.
"A Vida É Um Milagre", filme de Emir Kusturica, estreado internacionalmente no Festival de Cannes, é um "Romeu e Julieta" nos Balcãs, com banda sonora da No Smoking Orchestra, banda do realizador.

PUBLICO.PT

Críticas Ípsilon

A Vida é Um Milagre

Kathleen Gomes

Ler mais

A história do burro que chora

Mário Jorge Torres

Ler mais

A Vida é Um Milagre

Vasco Câmara

Ler mais

Críticas dos leitores

Pleno de vida, pleno de milagres

Pedro Miguel Gomes

Deslumbrante pelas intrepretações, pelo encantamento estético, pela simplicidade com que resolve o drama mais profundo. A arte mais sublime é sempre aparentemente simples, e a doçura e beleza com que a história flui é mais um assombro do talento de Kusturica. A não perder pelos que procuram a beleza e o prazer de um excelente filme.
Continuar a ler

Um hino ao Cinema

Miguel Luz

Eis um filme a não perder. Embora não seja um frequentador habitual das nossas salas de cinema, congratulo-me por ter visto mais esta realização. Gostei, vi e até dormi bem disposto! Aproveitem, não é uma "americanada".
Continuar a ler

Kusturica é um milagre

Jo

Mais um grande filme de Emir Kusturica - aliás, no seu estilo inconfundível - que merece, sem qualquer sombra de dúvida (evidentemente, para quem aperecia/percebe o género) ser visto. Em "A Vida é um Milagre" é-nos dada a conhecer uma história universal que, podendo no seu contexto mais geral ser transportada para qualquer lugar do mundo e para diversas circunstâncias, é embelezada com as características próprias de uma ex-jugoslávia destruída que é tão genialmente ilustrada. Cinematograficamente falando, é indispensável notar nos variados pormenores de realização - paisagens, objectos, ... - em que Kusturica é mestre. Kusturica é um milagre nos tempos em que o cinema é feito tão só para ver e logo esquecer.
Continuar a ler

... Mas este filme não é

JPT

Apaixonado pela sua banda e por outras coisas mais prosaicas (ver "Super 8 Stories"), Kusturica fez um filme "à Kusturica" para pagar as contas. Elegante, mas não belo; exuberante, mas não original, é o espectáculo de um explorador a marchar nas suas próprias pegadas. É, por isso, o primeiro Kusturica sem um momento de nos pôr em pele de galinha (comparem-se as cenas de amor do sotão, do lago, da gruta e da ceara nas suas quatro obras-mestras com o "rebolanço" colina abaixo deste filme). É, claro está, um bom filme, visualmente agradável e com grandes actores (humanos e, como é hábito, animais), mas, é, também, emocionalmente inócuo e previsível, como já era "Gato Preto, Gato Branco". E, ao contrário deste, pouco divertido. <br/><br/>Contra o filme milita também a sua muito divulgada visão "são todos bons rapazes, um bocadinho bebidos" da guerra da Bósnia (e tudo se passa a poucos quilómetros de Gorazde...), de que é exemplo a personagem de "ingénuo" oficial do Exército "Jugoslavo" que Kusturica destinou ao seu filho (os únicos "maus da fita" são os traficantes e os jornalistas ocidentais). Infelizmente, não há milagre que valha a tão míope visão dos eventos.
Continuar a ler

Envie-nos a sua crítica

Preencha todos os dados

Submissão feita com sucesso!