//

A Vedação

Votos do leitores
média de votos
Votos do leitores
média de votos
Drama 94 min 2002 M/12 17/01/2003 Austrália

Título Original

Sinopse

Três rapariguinhas aborígenes são raptadas da sua casa pelo Governo australiano e levadas para um local desconhecido a quilómetros de distância da sua terra natal. É-lhes dito que não têm mãe, são proibidas de falar a sua língua e são entregues a uma família de brancos - porque o Governo determinara que todas as crianças aborígenes deveriam ser retiradas das suas famílias e educadas por famílias brancas.
Mas as três raparigas fogem para o deserto, na esperança de encontrar uma vedação que as poderá conduzir de volta a casa.
"A Vedação", um filme que decorre na Austrália no início dos anos 30, é baseado numa história verídica relatada no livro homónimo de Doris Pilkington.

PUBLICO.PT

Críticas Ípsilon

Infindável monotonia

Mário Jorge Torres

Ler mais

Clichés narrativos

Luís Miguel Oliveira

Ler mais

Críticas dos leitores

A vedaçao

Albertino Joao de Castro

Filme sobre três raparigas retiradas à força aos seus familiares.
Continuar a ler

A vedaçao

Larsen ceita

Gostaria de assistir este filme.
Continuar a ler

Muito Triste

Maria João Godinho

Muito triste é a pequenez portuguesa de que somos mais e sabemos mais. Este filme não trata apenas de pôr a mão na consciência e de clichés — trata de lembrar o passado e informar, a quem não o viveu — para que esse passado não se repita. "Infindável monotonia" não e coisa que se diga sobre um filme que narra aspectos tão importantes e marcantes de uma Austrália racista — na minha perspectiva não são necessárias explosões de aviões, perseguições a alta velocidade ou corpos escaldantes para me manterem desperta durante um filme. Tento encarnar nas personagens, tento compreender o que me é mostrado, que mensagem é transmitida. Outros, que não recordam, não introspeccionam, não tentam aprender com erros antigos — riem de quem o faz. Em vez de depreciativamente criticar, porque não praticar o mesmo exercício? Infelizmente o Portugal racista ainda está muito atrasado no processo de introspecção que decorre um pouco por todo o mundo: os americanos perguntam-se por que todos os detestam; os australianos meditam sobre o seu passado racista; mas Portugal continua a acreditar ser um país feito de glórias e triunfos.
Continuar a ler

A propósito de clichés!

Vasco Silva

Estava muito curioso por saber como seria recebido este filme nas nossas salas de cinema! Talvez o nosso passado colonial nos tivesse provido algum estado de consciência capaz de absover assuntos tao delicados como os que "A vedação" nos apresenta. <BR/>Tive a sorte de poder ver este filme no Reino Unido, cerne da Commonwealth e, para mais, rodeado de um público predominantemente "Aussie", "Kiwi" e "Safa". Ao longo da projecção vi expressões pesarosas, encolher de ombros, cerrar de dentes e, no final, ninguém se levantou do seu lugar até que a tela voltasse ao seu inanimado branco! <br/>Numa altura em que na Austrália tanto se recalca o passado, em busca da absolvição, este filme tornou-se numa "prova física" de todos os horrores vividos pelo povo aborígene. <br/>Sem dúvida que o filme recorre a inúmeros clichés... mas como fugir a eles? Para mais quando estamos diante de um filme/documento? Bom...lugar comum para uns, dor na consciência para outros!
Continuar a ler

Envie-nos a sua crítica

Preencha todos os dados

Submissão feita com sucesso!