Cinecartaz

Pub
Cartaz do Filme

Elephant

Título original:
Elephant
De:
Gus Van Sant
Com:
Alex Frost, Elias McConnell, Eric Deulen
Género:
Drama
Classificação:
M/16
Outros dados:
EUA, 2003, Cores, 81 min.

É um dia num típico liceu norte-americano. Seguimos vários alunos nas suas actividades diárias, entre salas de aula, corredores, refeitório, biblioteca, balneários, gabinetes administrativos. Para cada um deles, o liceu é uma experiência diferente: amistosa, traumática, estimulante, solidária, difícil.
É um belo dia de Outono. Eli, o fotógrafo, convence um casal punk a deixar-se fotografar a caminho da escola. John deixa as chaves do carro na secretaria para o irmão mais velho ir buscar o pai, que está alcoolizado. Nate termina o treino de futebol e vai encontrar-se com a namorada. Brittany, Jordan e Nicole coscuvilham nos corredores e falam das chatas das mães que andam sempre a espreitar o que elas andam a fazer. Michelle corre para a biblioteca enquanto Eli tira uma fotografia a John.
Parece um dia normal na escola. Mas afinal não é. Baseando-se parcialmente no massacre do Liceu Columbine, o realizador Gus Van Sant apresenta-nos "Elephant" - um filme que, sem qualquer tipo de moralismo, dá uma visão diferente do que poderá ter sido aquele dia nessa escola. O título remete para um outro filme, "Elephant" (1989), do britânico Alan Clarke, sobre as causas da violência na Irlanda do Norte, e para uma parábola budista. Diz a parábola que um grupo de cegos está a examinar várias partes de um elefante e que todos eles conseguem descrever a parte que lhes cabe. No entanto, ninguém tem a percepção do todo. Muitas razões foram apontadas para o massacre de Columbine, mas terá alguém alguma vez a percepção do que aconteceu?

PUBLICO.PT

PUB

Votos dos Leitores

Média da votação dos leitores, num total de 316 votos (carregue na posição pretendida para votar)

Votos dos Críticos

Envie-nos a sua crítica

Para submeter o seu comentário tem que ter javascript activo no seu browser.

Pedimos que respeite os nossos Critérios de Publicação. Reservamo-nos o direito a não publicar quaisquer comentários inadequados ou ofensivos. O seu IP não será divulgado, mas ficará registado na nossa base de dados. Por favor, não submeta o seu comentário mais de uma vez.

Críticas dos nossos leitores