Celebração do cinema
Megane
Cineastas como David Lynch ou o início de Darren Aronofsky terem visto os seus filmes serem considerados como obras experimentais e não comerciais, fazem com que os seus trabalhos sejam por vezes difíceis, mas pelo menos souberam como chegar ao público. No seu filme “Shirin”, o realizador, por sua vez, confere uma nova definição ao adjectivo "experimental". O seu estilo é tão radical, que nenhuma campanha de marketing no mundo seria capaz de aprová-lo fora de um festival de cinema como Veneza. Kiarostami, sempre um favorito do festival, foi até onde mais nenhum conseguiu chegar, com a sua adaptação de uma história clássica persa do século XII. O conto, previsivelmente triste, gira em torno de uma mulher, Shirin, cobiçada por dois homens. Um enredo tão antigo quanto a humanidade. Kiarostami provou aqui que se pode alcançar a verdade no cinema e o caminho mais directo, para examinar os rostos das mulheres membros de uma audiência do filme, enquanto elas assistem a algo invisível para nós. O filme do 12 º poema persa do século, é um grande épico “Khosrow e Shirin Kiorstami”. De traços límpidos e em câmara lenta, fixam-se as faces de 114 actrizes famosas iranianas e de outra francesa. O trabalho é, na verdade, um estudo poético do rosto feminino, que reconhece o emocional bem como processo intelectual misturado num filme. Estamos presos numa espécie de “abismo emocional” enquanto espectadores. O realizador, optou pela narrativa do épico romântico, com rostos a mostrarem a riqueza e a complexidade de uma leitura: lágrimas, sorrisos, olhares de estranheza, reacções que se combinam para formar um retrato de grupo como construção sinfónica. É como ver tinta a secar, mas na verdade o filme é um alívio bem-vindo ao tipo de cinema de acção que se tornou uma experiência paralisante no cinema contemporâneo. A oportunidade de se ver a beleza é rara no cinema de hoje, mas aqui nós temos tempo para saborear o rosto feminino. Podemos ver este filme como no início do cinema de Hollywood que se consolou com o “tropo” retórico verdadeiramente cinematográfico, o “close-up”. Neste sentido, "Shirin" é uma celebração triunfal do cinema em si. Em vez de fazer um filme simples, Kiarostami escolheu uma versão teatral da história, com uma subtileza. – Realmente nós nunca podemos ver o que acontece no palco. O tempo total de 90 minutos consiste numa série de “close-ups” de mais de uma centena de mulheres iranianas (mais Juliette Binoche) que estão a assistir a um jogo. Toda a acção acontece fora da câmara, com vozes e sons que nos permitem imaginar o que deveríamos estar a ver. Com essa abordagem não convencional, “Shirin” é muito simples e ao mesmo tempo muito difícil. Poucos espectadores, eventualmente, o vão apreciar e é uma pena, porque o estilo severo é propositado, embora não seja totalmente explícito no início. A chave para compreender a imagem está em foco apenas nos rostos das actrizes. Com escassas legendas no início, o silêncio torna mais fácil apreciar a beleza simples da escolha de Kiarostami e sentir uma espécie de empatia com as mulheres, como se fossem as verdadeiras protagonistas (e de certa forma, são). Então, sim, “Shirin” é talvez o filme mais anticomercial dos que foram feitos até hoje.
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