O Pântano
Título Original
La Ciénaga
Realizado por
Elenco
Sinopse
Fevereiro no Nordeste argentino. Sol escaldante e chuvas tropicais. Algumas terras tornam-se pantanosas. Esses pântanos (ciénaga em espanhol) são mortais para os animais que neles se afundam. Mas esta história não é sobre pântanos: é sobre a cidade de La Ciénaga, os seus arredores e duas famílias da média burguesia à beira de um colapso que vai sendo sugerido através da natureza em redor.
Mecha tem 50 anos, um marido que pinta o cabelo e quatro filhos. Nada que dois ou três copos não possam curar. A família passa o Verão no campo, em La Mandrágora, numa casa com uma piscina decrépita, imunda, mas que mesmo assim é um alívio. Tali, prima de Mecha, também tem um marido e quatro filhos. Vive em La Ciénaga numa casa sem piscina. Um acidente vai reunir as duas famílias durante o tempo de um Verão, o tempo de uma estação no Inferno.
"O Pântano", primeira longa-metragem de Lucrécia Martel, ganhou o Prémio Alfred Bauer para Melhor Primeira Obra no Festival de Berlim e o Prémio de Melhor Argumento em Sundance.
PUBLICO.PT
Críticas Ípsilon
Críticas dos leitores
Tem coisas boas, mas deixou-me frustrado
Nazaré
Se me dissessem que a realização era portuguesa, assinava por baixo: bem filmado, boa direcção de actores, ausência total de história. Até que se distingue positivamente pelos traços de refinado humor, e pela excelente gestão do som (com a ajuda de franceses, coisa que também já se viu no cinema português), mas não tem nada para nos contar. Muitas das histórias que podiam começar das mais diversas oportunidades ao longo desta fita, ou abortam ou ficam apenas pela imaginável possibilidade. Frustrante! Não acreditem nos críticos, eles escreveram já depois de saberem que o filme vinha premiado.
Desilusão
Luís Mendonça
Envie-nos a sua crítica
Submissão feita com sucesso!