O Grande Ditador + Charlot nas Trincheiras
Título Original
Realizado por
Elenco
Sinopse
Uma sátira burlesca de Charles Chaplin a Hitler e ao nacional-socialismo, apesar de o realizador mais tarde ter declarado que, se na altura da rodagem tivesse ideia da verdadeira extensão das atrocidades nazis, nunca poderia ter gozado com tal insanidade homicida".
O filme, rodado em segredo no final da década de 1930, estreou-se nos EUA em 1940, em plena II Guerra Mundial e foi banido, pelo próprio Hitler, da Alemanha e de todo o território ocupado. A história tem como protagonista um soldado-barbeiro de origem judia que, no final de uma batalha, perde a memória e vai parar a um asilo. O barbeiro tem uma grande semelhança com Adenoid Hynkel, o ditador da Tomânia, que vem ganhando poder e se prepara para invadir Osterlich, o país vizinho.
Esta é uma das mais importantes obras de Charles Chaplin – e a sua primeira com som –, que com ela conquistou o prémio de melhor actor (que recusou) atribuído pelo Círculo de Críticos de Cinema de Nova Iorque. O filme foi também nomeado para cinco Óscares: melhor filme, argumento, canção original, actor principal e secundário.PÚBLICO
Críticas Ípsilon
Coreográfica do gesto
Ler maisCríticas dos leitores
Riamo-nos muito
Luís de Matos
Riamo-nos muito
Luís de Matos
A nunca perder
Paulo Moura
Patético palhaço
Tarek Aziz
Envie-nos a sua crítica
Submissão feita com sucesso!