<p>Três produções de 1914 da Keystone, a companhia de Mack Sennett, o primeiro mestre do burlesco americano, importante referência dos começos de Chaplin que, nesse ano, interpretou um total de trinta e cinco filmes curtos, dos quais, a solo, realizou dezoito. Vagamente baseado num poema de Hugh Antoine d’Arcy, <em>The Face On The Bar Room Floor</em> é um destes casos: um pintor devastado pela perda da mulher amada passa o seu tempo num bar dedicando-se a pintar a cara dela no chão com um pedaço de giz. <em>Mabel’s Married Life</em> é um dos muitos filmes de Chaplin com Mabel Normand, a sua parceira na Keystone e correalizadora de alguns dos seus filmes. Trata-se do primeiro filme de Chaplin em que há um “duo” entre um homem e um objeto, neste caso um manequim. Realizado por George Nichols, <em>A Film Johnnie</em> é o filme que em Charlot vai ao cinema, se apaixona pela rapariga no ecrã e segue para os estúdios da Keystone para a encontrar, provocando uma série de trapalhadas em cadeia. <em>The Face On The Bar Room Floor</em> é apresentado em cópia nova.<p/>Texto: Cinemateca Portuguesa</p><p> </p>