//

O Jogo da Rainha

Imagem Cartaz Filme
Foto
Votos do leitores
média de votos
Imagem Cartaz Filme
Foto
Votos do leitores
média de votos
Drama 121 min 2023 M/14 24/10/2024 GB, EUA

Título Original

Sinopse

A história centra-se em Katherine Parr (1512-1548), a sexta e última mulher de Henrique VIII (1491-1547), rei de Inglaterra. Quando o monarca regressa da guerra com pensamentos paranóicos, a rainha compreende que se arrisca a ter o mesmo fim que as cinco anteriores esposas do marido, duas delas mandadas decapitar por suspeitas de infidelidade.

A história centra-se em Katherine Parr, a sexta e última mulher de Henrique VIII, rei de Inglaterra, com quem ele se casou em 1543. Quando o monarca regressou da guerra com pensamentos paranóicos, ela compreendeu que se arriscava a ter o mesmo fim que as cinco anteriores esposas do marido, duas delas mandadas decapitar por suspeitas de infidelidade.

Enquanto tentava a todo o custo cumprir com as obrigações de rainha regente, Katherine viu-se a lutar pela própria vida, enfrentando as desconfianças do rei e as várias conspirações contra si. Esta mulher, conhecida pela sua inteligência e sensibilidade, acabou por ter uma influência benéfica sobre Henrique VIII nos últimos anos da sua vida e um papel preponderante na restauração da ordem da corte. Pouco tempo depois da morte dele, em Janeiro de 1547, Katherine casou-se com Thomas Seymour, vindo a falecer no ano seguinte, dias depois de dar à luz Maria, a sua única filha.

Este drama histórico esteve em competição em Cannes, onde teve direito a uma ovação de pé, e foi realizado pelo brasileiro Karim Aïnouz – também autor de Madame Satã (2002), Viajo Porque Preciso, Volto Porque Te Amo (2009), Praia do Futuro (2014), A Vida Invisível (2019), O Marinheiro das Montanhas (2021) ou Motel Destino (2024) – e escrito pelas irmãs Henrietta e Jessica Ashworth.

O argumento parte da obra "Queen’s Gambit", da escritora inglesa Elizabeth Fremantle, e conta com Alicia Vikander e Jude Law como protagonistas. PÚBLICO

Críticas dos leitores

3 estrelas

José Miguel Costa

"O Jogo da Rainha", primeiro filme em língua inglesa do cineasta brasileiro Karim Aïnouz, é um intimista e delicado drama histórico, com um forte pendor feminista e antipatriarcal, que recua até ao século XVI para centrar-se na luta pela sobrevivência da reformista Katherine Parr, sexta (e última) mulher do paranóico e sanguinário rei de Inglaterra Henrique VIII (interpretado por um irreconhecível - e excelente - Jude Law).

Numa corte que lhe era hostil, sobretudo no sector ligado ao clero (por ser uma mulher instruída e com suspeitas simpatias protestantes), vê-se obrigada a mover-se constantemente em "pezinhos de lã" para evitar cair nas armadilhas conspirativas que visavam que o rei (moribundo devido a uma grave infeção na perna) ordenasse a sua decapitação, à semelhança do que fez com as suas antecessoras.

Visualmente poderoso, em virtude da irrepreensível reconstituição de época, bem como pelo seu vistoso guarda-roupa (embora à bela Alicia Vikander qualquer trapinho assente na perfeição), tem sido alvo de diversas criticas por alegadamente ser factualmente impreciso (aspecto que não posso confirmar - ou desmentir-, dada a minha condição de completo leigo na matéria).

Continuar a ler

Envie-nos a sua crítica

Preencha todos os dados

Submissão feita com sucesso!