Foi Só Um Acidente
Título Original
Realizado por
Elenco
Sinopse
Ver sessõesNum bairro dos subúrbios de Teerão (Irão), Vahid, mecânico de automóveis e antigo prisioneiro político, leva uma vida tranquila até receber na sua oficina Eghbal, um cliente com uma prótese na perna resultante de um acidente. O som que aquele homem faz ao andar desperta em Vahid memórias terríveis: o mesmo ruído que ouvia, de olhos vendados, durante os interrogatórios e agressões a que foi repetidamente submetido. Convencido de que aquele homem foi um dos seus torturadores, o mecânico rapta-o e decide enterrá-lo vivo. Apesar da certeza inicial, não tarda a questionar-se se não estará a cometer uma injustiça. Em busca de provas irrefutáveis, procura então alguns dos antigos companheiros de cárcere que também sofreram às mãos do mesmo carrasco.
Em 2025, o iraniano Jafar Panahi – perseguido e preso pelo regime do seu país – tornou-se o primeiro cineasta a conquistar o prémio máximo nos quatro grandes festivais de cinema do mundo, através dos filmes "O Espelho" (1997), que recebeu o Leopardo de Ouro em Locarno; "O Círculo" (2000), distinguido com o Leão de Ouro em Veneza; "Táxi" (2015), vencedor do Urso de Ouro em Berlim; e este Foi Só Um Acidente, que lhe valeu a Palma de Ouro em Cannes. PÚBLICO
Sessões
-
-
Cinema Ideal, Lisboa
15h15, 19h15 -
UCI Cinemas - El Corte Inglés, Lisboa
16h30, 19h05 -
Cinema City Campo Pequeno, Lisboa
19h35 -
Cinema City Alvalade, Lisboa
15h05, 17h10, 19h15
-
Cinema Ideal, Lisboa
19h15 -
UCI Cinemas - El Corte Inglés, Lisboa
16h30, 19h05 -
Cinema City Campo Pequeno, Lisboa
19h35 -
Cinema City Alvalade, Lisboa
15h05, 17h10, 19h15
-
Cinema Fernando Lopes, Lisboa
14h15 -
Cinema Ideal, Lisboa
15h15, 19h15 (sessão com legendas em inglês) -
UCI Cinemas - El Corte Inglés, Lisboa
16h30, 19h05 -
Cinema City Campo Pequeno, Lisboa
19h35 -
Cinema City Alvalade, Lisboa
15h05, 17h10, 19h15
-
Cinema Ideal, Lisboa
15h15, 19h15 (sessão com legendas em inglês) -
UCI Cinemas - El Corte Inglés, Lisboa
16h30, 19h05 -
Cinema City Campo Pequeno, Lisboa
19h35 -
Cinema City Alvalade, Lisboa
15h05, 17h10, 19h15
-
Cinema Ideal, Lisboa
15h15, 19h15 -
UCI Cinemas - El Corte Inglés, Lisboa
16h30, 19h05 -
Cinema City Campo Pequeno, Lisboa
19h35 -
Cinema City Alvalade, Lisboa
15h05, 17h10, 19h15
-
Cinema Ideal, Lisboa
15h15, 19h15 -
UCI Cinemas - El Corte Inglés, Lisboa
16h30, 19h05 -
Cinema City Campo Pequeno, Lisboa
19h35 -
Cinema City Alvalade, Lisboa
15h05, 17h10, 19h15
-
Cinema Ideal, Lisboa
15h15, 19h15 -
UCI Cinemas - El Corte Inglés, Lisboa
16h30, 19h05 -
Cinema City Campo Pequeno, Lisboa
19h35 -
Cinema City Alvalade, Lisboa
15h05, 17h10, 19h15
-
Cinema Ideal, Lisboa
19h15 -
UCI Cinemas - El Corte Inglés, Lisboa
16h30, 19h05 -
Cinema City Campo Pequeno, Lisboa
19h35 -
Cinema City Alvalade, Lisboa
15h05, 17h10, 19h15
-
Cinema Fernando Lopes, Lisboa
14h15 -
Cinema Ideal, Lisboa
15h15, 19h15 (sessão com legendas em inglês) -
UCI Cinemas - El Corte Inglés, Lisboa
16h30, 19h05 -
Cinema City Campo Pequeno, Lisboa
19h35 -
Cinema City Alvalade, Lisboa
15h05, 17h10, 19h15
-
Cinema Ideal, Lisboa
15h15, 19h15 (sessão com legendas em inglês) -
UCI Cinemas - El Corte Inglés, Lisboa
16h30, 19h05 -
Cinema City Campo Pequeno, Lisboa
19h35 -
Cinema City Alvalade, Lisboa
15h05, 17h10, 19h15
-
Cinema Ideal, Lisboa
15h15, 19h15 -
UCI Cinemas - El Corte Inglés, Lisboa
16h30, 19h05 -
Cinema City Campo Pequeno, Lisboa
19h35 -
Cinema City Alvalade, Lisboa
15h05, 17h10, 19h15
-
Cinema Ideal, Lisboa
15h15, 19h15 -
UCI Cinemas - El Corte Inglés, Lisboa
16h30, 19h05 -
Cinema City Campo Pequeno, Lisboa
19h35 -
Cinema City Alvalade, Lisboa
15h05, 17h10, 19h15
-
-
-
Cinema Trindade, Porto
16h
-
Cinema Trindade, Porto
14h10, 16h
-
Cinema Trindade, Porto
11h, 14h10, 16h
-
Cinema Trindade, Porto
14h10, 16h
-
Cinema Trindade, Porto
16h
-
Cinema Trindade, Porto
16h
-
Cinema Trindade, Porto
16h
-
Cinema Trindade, Porto
14h10, 16h
-
Cinema Trindade, Porto
11h, 14h10, 16h
-
Cinema Trindade, Porto
14h10, 16h
-
Cinema Trindade, Porto
16h
-
Cinema Trindade, Porto
16h
-
Críticas dos leitores
Foi só um acidente
Isabel Monteiro
É um filme extraordinário. Deve ser visto após o visionamento do "a banalidade do mal". Não é um filme fácil. Na sociedade portuguesa poucos, infelizmente, têm capacidade para o entender.
Excelente
Nuno
Vale a pena. Mordaz, com notas de humor negro e um final que nos leva a acreditar na bondade das pessoas. Ou não?
4 estrelas
José Miguel Costa
O multipremiado realizador iraniano Jafar Panahi arrecadou mais um galardão (Palma de Ouro do Festival de Cannes) com seu mais recente filme, " Foi Só Um Acidente". E, por certo, não se ficará por aqui já que será o candidato aos Óscares pela França (país que o produziu, em virtude deste ter sido filmado à revelia das autoridades do Irão - acto que, provavelmente, valer-lhe-á nova pena de prisão).
Escrito pelo próprio, sob a forma de um dramático e tenso "thriller" psicológico com umas pitadas de humor negro (quase caricatural), apresenta-se-nos como uma espécie de dilema moral sobre a dualidade perdão versus vingança, e constitui-se, à semelhança daquilo que é seu apanágio (embora, desta vez, de um modo politicamente mais explícito), como uma denúncia das atrocidades atentatórias aos direitos humanos cometidas pelo ditatorial regime teocrata ultra-consrvador dos ayatolas.
Filmado nos arredores de Teerão (com câmara à mão e privilegiando os planos longos), recorrendo a um elenco maioritariamente composto por actores não-profissionais, conta-nos a história de um mecânico que reconhece (pelo ranger da prótese da perna) o condutor de um carro que avariou à porta da sua oficina como sendo o sádico que o torturou, aquando da sua estadia na prisão (por ter participado numa manifestação em defesa de direitos laborais).
Acometido por um visceral acto impulsivo decide atropelá-lo, raptá-lo e enterrá-lo vivo num descampado. Todavia, aquando da derradeira pazada de terra, a dúvida ("será mesmo Ele?") e o remorso toldam-lhe o espírito. Motivo pelo qual enfia o alegado carrasco numa caixa e enceta uma estonteante viagem pela cidade, na sua velha carrinha, em busca de antigas vítimas que possam corroborar a identidade do mesmo (o que culminará numa bizarra reunião de personagens enfiadas num claustrofóbico "espaço sobre rodas").
Não é um dos melhores filmes do Panahi, provavelmente por ter prescindido da subtileza e do lirismo metafórico que o caracterizam, em detrimento de um enredo simples (com demasiados avanços e recuos repetitivos) e incisivo (cortando, desse modo, as "asas da nossa imaginação" - excepção feita ao impactante plano final).
Envie-nos a sua crítica
Submissão feita com sucesso!






