//

3 Rostos

Imagem Cartaz Filme
Foto
Votos do leitores
média de votos
Imagem Cartaz Filme
Foto
Votos do leitores
média de votos
Drama 100 min 2018 16/05/2019 Irão

Título Original

3 Faces

Sinopse

Behnaz Jafari, uma actriz iraniana muito popular, recebe um vídeo da jovem Marziyeh, a quem a família proibiu de estudar. O seu maior desejo é entrar no Conservatório de Teatro de Teerão e acha que, uma vez que a família gosta muito dos filmes da actriz, talvez ela os consiga convencer a deixá-la prosseguir os estudos. Comovida por essa história, Jafari contacta o realizador Jafar Panahi, seu amigo. Cúmplices, os dois seguem viagem até à aldeia de Marziyeh. No percurso, vão conhecer vários habitantes daquele lugar remoto, onde a generosidade das gentes se mistura com preconceitos e tradições profundamente enraizados.
Em competição pela Palma de Ouro no Festival de Cinema de Cannes – onde recebeu o prémio de melhor argumento –, um drama em estilo "road movie" que conta com assinatura do aclamado realizador iraniano Jafar Panahi ("Fora-de-Jogo", "Isto Não É Um Filme", "Táxi"). PÚBLICO

Críticas Ípsilon

Pelos caminhos do Irão

Luís Miguel Oliveira

Um filme que usa o seu pretexto narrativo para um pequeno périplo por uma zona isolada e remota da província iraniana, como um termómetro do sentimento do Irão profundo.

Ler mais

Críticas dos leitores

Genial!

Maria Castel-Branco

Um filme a não perder! <br />Como, com tão pouco, se faz um filme que nos deslumbra, do primeiro ao último minuto. <br />
Continuar a ler

4 estrelas

José Miguel Costa

O realizador Jafar Panahi encontra-se em prisão domiciliária, e proibido de filmar, desde 2010, acusado de propaganda contra o governo do Irão e a república islâmica. No entanto, tal não o tem impedido de contornar o Sistema, através de subterfúgios vários (sem consequências de maior para si, possivelmente, devido à sua notoriedade internacional), pelo que depois do excepcional "Táxi" (2015), ei-lo de regresso com "3 Rostos". <br /> Se na obra precedente se passeou como condutor de um táxi pelas ruas de Teerão, encenando a sua própria persona, desta feita agarra-se ao volante de um jipe para nos levar numa viagem, através uma longa estrada sinuosa (que poderá ser encarada como uma metafóra), até ao interior profundo de uma zona rural na fronteira com a Turquia e o Azerbaijão (para, mais uma vez, nos expor, sem recurso a panfletarismos, perante as contradições/"violações" politicas e culturais de um país patriarcal profundamente conservador, ultra-religioso e autoritário). <br /> <br />"3 Rostos" é um mix de drama familiar (salpicado por inúmeros episódios humorísticos) e thriller, filmado em estilo "road movie" e com uma linguagem algo documental (em que realidade e ficção se esbatem), que explora a temática da opressão feminina (neste caso, a exercida sobre as mulheres pertencentes ao mundo artístico, apelidadas pejorativamente de saltimbancos). <br /> <br />A narrativa (humanista e - quase - sociológica), que coloca no ecrã três mulheres, representantes de três gerações diferentes de actrizes (personificando o passado, presente e futuro do "estado da arte"), inicia-se com uma respeitada estrela de cinema nacional a encetar uma viagem inesperada, para um local desconhecido (em conjunto com o amigo Jafari Panahi), após receber no seu telemóvel um video de uma jovem aspirante a actriz (cuja identidade desconhece) que parece enforcar-se ao vivo, alegadamente por a sua familia proibir a continuidade dos estudos que lhe permitiriam perseguir o sonho de enveredar por uma carreira artística. <br /> E Nós aproveitamos a "boleia" destes dois para conhecer as tradições e os costumes ancestrais (e, infelizmente, também os retrógados preconceitos) dos aldeões dos vilarejos que vão trilhando no percurso em busca da enigmática autora do video.
Continuar a ler

As três faces da mesma moda

Raul Gomes

Um road-movie fabuloso, com um argumento excepcional que nos mostra as diversas faces da vivência iraniana. <br />Uma face ancestral, protectora das tradições, generosa na hospitalidade e ao mesmo tempo severa no comportamento exigido, numa base quase fundamentalista. <br />Outra centrada nos poucos que ousam contrariar os anciões, naquilo e na margem do que lhes é possível, e que são ostracizadas perante a comunidade. <br />A terceira é as regras impostas num sistema redondo, que faz com que tudo volte ao início, como que o rebordo duma moeda. <br />Um filme fabuloso que nos mostra uma realidade, que para nós é incompreensível, mas que para eles mantêm um nível de vida que os fazem sentir seguros, tanto quanto as regras rodoviárias que decretam. <br />Obviamente a não perder.
Continuar a ler

3 Rostos

Helder Almeida

Filme belíssimo, viagem ao "Irão profundo", etnográfico. Vale a pena ler crítica/comentário do Jorge Leitão Ramos na revista do Expresso de hoje, 18 de Maio.
Continuar a ler

Envie-nos a sua crítica

Preencha todos os dados

Submissão feita com sucesso!