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BlacKkKlansman: O Infiltrado

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135 min 2018 06/09/2018 EUA

Título Original

BlacKkKlansman

Sinopse

<p dir="ltr">Colorado, EUA, final da década de 1970. Ron Stallworth torna-se o primeiro detective negro a entrar na polícia de Colorado Springs, o que não é fácil em termos da forma como é recebido e tratado pelos colegas. Um dia, acaba por se infiltrar na secção local do Ku Klux Klan, falando ao telefone com os líderes, ganhando o respeito deles e mandando ir às reuniões em seu lugar um colega que é branco e judeu. Ao mesmo tempo, vai-se apaixonado por uma líder local dos direitos civis.<br /> Baseado no livro de memórias do próprio Stallworth, uma figura da vida real, um filme entre o drama e a comédia em que o passado é comparado directamente com o contexto político dos Estados Unidos de 2018. A realização está a cargo de Spike Lee, enquanto a produção é de Jordan Peele, o realizador e argumentista do oscarizado "Foge". No elenco, John David Washington, filho de Denzel, Adam Driver, de "Girls", Laura Harrier, de "Homem-Aranha: Regresso a Casa", e Topher Grace, de "Que Loucura de Família", no papel de David Duke, líder do KKK. PÚBLICO</p>

Críticas Ípsilon

Todo o cinema é político, toda a política é cinema

Jorge Mourinha

Spike Lee conta uma história verídica de há 40 anos que tem tudo a ver com os nossos dias, mas fá-lo invocando com um virtuosismo desesperado todo um século de cinema americano.

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Críticas dos leitores

KKK rediviva

Renato Oliveira

Vi o filme, que entrou recentemente em cartaz em Belo Horizonte, capital das Minas Gerais. É um Spike Lee de primeira grandeza, na linha de "Do the Right Tthing" do início de carreira. Atualíssimo, em vista do (des)governo Trump, cuja política ameaça enterrar os sonhos da democracia americana
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O filme do ano

xanzada

Adorei este filme. Além de excelente nos seus diversos elementos técnicos - actores, fotografia, realização, etc. - é uma crítica mordaz à aos tempos que os EUA vivem, ao "trumpismo"!
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Filme muito fixe

Loco Gato

Para além da geral qualidade que se espera duma "joint" de Spike Lee, a qual está presente em todos os aspectos e por isso não decepciona, há o bónus da incrível tensão das cenas do agente infiltrado com os KKK, e sobretudo há uma verdadeira obra-prima do cinema, digna de qualquer antologia - não estou a exagerar - que é a cena do comício estudantil e a maneira como as imagens nos sugerem a adesão de cada ouvinte à mensagem do orador. Genial. <br />O final com imagens reais traz-nos à terra e isso, em cinema, é muito mau. As imagens de arquivo são muito interessantes e com montagem de mestre, mas para mim não podiam entrar naquele momento.
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Filme muito fixe

Loco Gato

Para além da geral qualidade que se espera duma "joint" de Spike Lee, a qual está presente em todos os aspectos e por isso não decepciona, há o bónus da incrível tensão das cenas do agente infiltrado com os KKK, e sobretudo há uma verdadeira obra-prima do cinema, digna de qualquer antologia - não estou a exagerar - que é a cena do comício estudantil e a maneira como as imagens nos sugerem a adesão de cada ouvinte à mensagem do orador. Genial. <br />O final com imagens reais traz-nos à terra e isso, em cinema, é muito mau. As imagens de arquivo são muito interessantes e com montagem de mestre, mas para mim não podiam entrar naquele momento.
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Blackkklansman

Fernando Oliveira

“Blackkklansman” é um filme que questiona a actualidade americana, o racismo escondido pelo politicamente correcto, de uma forma extraordinariamente inteligente, deixando a história que conta entre o racismo de “E tudo o vento levou” e “O nascimento de uma nação” – a sua importância na história do Cinema, faz-nos esquecer isso mesmo: são filmes profundamente racistas – e, no fim, quando abandona os personagens e nos mostra o presente: a América de Trump, e os actos violentos dos movimentos da extrema-direita, e o discurso deste a desculpabilizar estas acções. A mostrar que o racismo está entranhado naquilo que são os EUA como nação. <br />E o que conta Spike Lee no meio? Uma estória delirante, mas verídica. Em 1979 Ron Stallworth, o primeiro detective negro em Colorado Springs, ao ler num jornal o número de telefone do Klux Klux Klan resolve telefonar e pedir para aderir. Quando é aceite, é ajudado por um colega, que faz de seu duplo nas actidades do grupo. A coisa corre tão bem que as circunstâncias levam a que ambos conheçam pessoalmente David Duke, o grão-mestre do KKK. E não é de somenos importância que Flip, o colega, seja judeu, a outra etnia odiada pelo Klan. <br />Spike Lee não se afasta da ideologia que o define, uma só nação mas sem perder as características que deveriam orgulhar a América negra, atira-se com ferocidade ao racismo branco – também na esquadra da policia, mas especialmente tornando anedótica a estupidez do comportamento dos membros da KKK – usando um humor bastante hábil (faz lembrar os filmes de Hawks, que gostava de usar o humor nas suas histórias mais “negras”) que não tem problemas em estender ao comportamento dos activistas negros, embora de forma muito mais terna, ver como olha para Patrice, a namorada radical no discurso, de Ron. <br />E é um filme magnifico na sua forma, um classicismo a cheirar a filme de género, os policiais da primeira metade da década de 70; e inteligente na sua denúncia, a forma como confronta a reunião do KKK, com os membros a ver o filme de Griffith como se fosse um documentário sobre a maldade animalesca dos Negros, e a história contada por um velho activista (interpretado por Harry Belafonte) sobre o linchamento de um negro acusado de violar uma mulher branca em 1916 (um ano depois da estreia do filme), e como as imagens desse acontecimento serviram para incrementar o racismo, e como o filme serviu para fazer renascer o KKK. <br />Um filme cheio de raiva, realizado por alguém que quando tem qualquer coisa a dizer, faz questão de o dizer da forma que melhor o sabe fazer: realizando filmes. Spike Lee terá, talvez, saudades do radicalismo revolucionário dos anos 70. Se calhar até da sua violência. Sem ser demagogo, ele é um dos mais activistas e político dos realizadores americanos: as suas acções são os seus filmes. <br />Um filme espantoso. <br />(em “oceuoinfernoeodesejo.blogspot.pt”)
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Akkktual

Pedro Brás Marques

Quase toda a obra de Spike Lee tem como pano de fundo o racismo na América, nas suas mais variadas matizes. Naturalmente que estar sempre a repetir a mesma temática acaba por ser fastidioso e foi precisamente o que lhe aconteceu em anos mais recentes: já não havia paciência para tanta “injecção”, para tanta “mensagem” por muito virtuosa que ela fosse. Felizmente, com “Blackkklansman” recuperou algum do crédito perdido, apesar de continuar a navegar nas mesmas águas de sempre… <br />A história, embora verídica, é bizarra e singular: nos anos 70, um polícia negro consegue infiltrar-se no Ku Klux Klan. E o mais curioso é que não há muito mais a explicar senão que, nos encontros pessoais, era substituído por um colega branco, mas em tudo o resto era sempre ele a dialogar com o KKK. E a iniciativa saldou-se pelo sucesso, terminando com o desmantelamento da célula local da organização e com a humilhação de David Duke e dos seus apaniguados. É claro que uma história que envolve racismo, ainda por cima ao nível extremista, quer do lado dos “white supremacists” quer dos defensores do “black power”, envolve uma complexidade que não ser resume numa linha. Mas apontando o paralelismo, Spike Lee consegue fazer passar muito bem a ideia de que os extremos tocam-se e o erro está em ambos as partes, muito embora do lado do KKK a violência e a exposição públicas sejam maiores. <br />É evidente que o recado é mais vasto do que o mero choque racial, com as ondas de choque a atingiram a situação política actual, em especial o híper-conservador Donald Trump, que ressuscitou a “America First”, frase repetida “ad nauseam”, então, pelos membros do KKK durante as suas sessões, minuciosamente retratadas no filme. E para que não restassem dúvidas de que “Blackkklansman” é um alerta para os dias de hoje, Spike Lee introduziu imagens reais dos recentes confrontos raciais nos EUA, mais particularmente em Charlottesville, onde se verificou o hediondo atropelamento de manifestantes por parte dum “supremacista branco”. <br />Mas o realizador está muito mais maduro e com isso veio alguma tolerância e uma menor necessidade de vestir a camisola de panfletário. Tudo isso, polvilhado com algum humor, faz de “Blackkklansman” um dos seus filmes mais equilibrados de sempre, uma posição que se espelha na personagem principal, o detective Ron Stallworth, interpretada pelo filho de Denzell Washington, John David Washington. Nota ainda para a presença forte, de Adam Driver, um actor claramente em crescendo.
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Kkk

José Manuel Borralho

Hitler também tinha apoiantes e muitos! Apreciar o comportamento do labrego que utiliza a sala oval e não entender que o Kkk ainda persiste nos Estados unidos é triste e lamentável!
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2* - Tema quente mas...

Luis

...não me parece que a forma como é abordado/interpretado dê ao filme a "seriedade" que o tema requer. Tive durante todo o filme a sensação que se tratava (trata?) de... Uma "sátira"... Será? <br />As poucas pessoas que estavam na sala já não voltaram após o intervalo... Mas se há quem ache que é um excelente filme, quem sou eu para dizer o contrário? ...
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5 estrelas

José Miguel Costa

"Blackkklnsman", o electrizante novo filme do Spike Lee (numa postura mais conciliadora do que é seu apanágio no que concerne às questões raciais), temperado com muito soul & disco, e oscilando brilhantemente entre os registos de drama e comédia, baseia-se na história verídica de Ron Stallworth (interpretado por um energético/viciante John David Washington - filho de Denzel Washington), o primeiro detective negro a ingressar num departamento da polícia do Colorado (EUA) no final da década de 1970 (época retratada numa espécie de delicioso "realismo de série B"), e que se destacou por conseguir infiltrar-se, através de contactos via telefone, no seio da secreta secção regional da ultra-racista organização de supremacia branca klu klux Klan (sendo, por motivos óbvios, representado nos encontros do grupo por um colega branco judeu - o sempre enigmático Adam Driver -, com o qual tinha de estar em perfeita sintonia). Como se tal não fosse per si suficientemente hilariante, em simultâneo, ainda namorisca com uma radical activista política de defesa dos direitos dos negros (que nem por sombras desconfiava relacionar-se com um "porco agente"). <br /> <br />Para além da química/mística desta dupla de actores que o Spike Lee consegue "emanar-nos" com muita eficácia (e de um modo caricatural qb), realce-se que não me lembro de em qualquer outro produto da sétima ter visto os negros "captados" pela lente de um câmara de forma tão bela e glamourosa (classe pura!). <br /> <br />E claro que o Spike Lee se faz valer desta história-base como "muleta" para expor/desancar o actual "estado da nação" sob os desmandos do Trump, que mais não é que uma "cria" desta organização, que pela sua mão chegou ao topo da hierarquia do poder (onde há muito estava enquistada, de forma mais discreta). E possui a mestria para demonstrá-lo através de um improvável "mix de didactismo/propagandismo/divertimento/ironia" que nunca chegamos a achar exagerado (apesar de jamais acreditarmos na sua "seriedade" plena - e nem sequer era esse o seu objectivo, apostando mais em algo do género "a brincar a brincar ... se dizem as verdades").
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Perturbador

JR

A inteligência cinematográfica de Spike Lee oferece-nos, novamente, um excelente filme. É com mestria que nos serve um cocktail de seriedade, comicidade e ironia, para nos perturbar e fazer pensar sobre o problema dos ódios raciais numa América dirigida por um insensato presidente de tiques segregacionistas.
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