//

A Memória do Cheiro das Coisas

Imagem Cartaz Filme
Foto
Votos do leitores
média de votos
Imagem Cartaz Filme
Foto
Votos do leitores
média de votos
Drama 96 min 2025 M/12 06/11/2025 POR

O octogenário Arménio (José Martins), ex-combatente da Guerra Colonial, vive num lar de idosos. Nesse espaço triste e solitário, tem tempo para reflectir sobre a vida. Enquanto é assaltado por memórias dolorosas da guerra em Angola, acaba por criar uma ligação profunda com Hermínia (Mina Andala), uma jovem e dedicada funcionária de origem africana.

Um drama sobre culpa, envelhecimento e solidariedade, realizado por António Ferreira ("Respirar (Debaixo d'Água)", "Esquece Tudo o Que Te Disse", "Embargo", "Pedro e Inês", "A Bela América"), a partir de um argumento escrito em colaboração com Tiago Cravidão. PÚBLICO

Críticas Ípsilon

Não é só A Memória do Cheiro das Coisas, é também um murmúrio grave

Vasco Câmara

Leva-se deste filme de António Ferreira uma voz, a de José Martins, actor premiado pela sua interpretação de um veterano da guerra no Ultramar.

Ler mais

Sessões

Críticas dos leitores

As memórias que nos ficam

Vasco Morão

Vi este filme "por acaso", a bordo de um avião da TAP. Muito interessante, por vezes lento mas nunca "chato", aconselho vivamente! O filme acompanha a permanência de um idoso num lar de acolhimento, desfia a história da sua transformação até morrer, com o físico em declínio mas o espírito sempre presente.

É um filme honesto, credível, bem conduzido e bem contado, com personagens autênticos onde espelhamos o que poderá ser o nosso futuro. Consegue ser quase factual, não é um dramalhão - é apenas um drama que não assusta e onde nos ligamos aos personagens que vemos ir desfilando. A ver, sem dúvida!

Continuar a ler

A Memória do cheiro das coisas

Fátima Vilaça

Fui hoje ver este filme português, filmado em Coimbra. Um filme fantástico! Aconselho vivamente! Um veterano da guerra do Ultramar - a velhice, os lares, a des/humanidade, com humor à mistura. Com muitas referências nossas.

O tempo, que no filme é lento, contrasta com o que sentimos ao vê-lo - não desejamos do assento. Se puderem, vão ver!

Continuar a ler

Envie-nos a sua crítica

Preencha todos os dados

Submissão feita com sucesso!