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Expiação

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Drama 130 min 2008 M/12 17/01/2008 FRA, GB

Título Original

Sinopse

Verão de 1935. É o dia mais quente do ano mas, apesar da canícula, a família Tallis vive tranquilamente na sua mansão vitoriana. A pequena Briony já descobriu a sua vocação, quer ser romancista. Mas quando do alto dos seus 13 anos surpreende a irmã, Cecília (Keira Knightley), a despir as suas roupas e a mergulhar na fonte do jardim junto do filho do caseiro, Robbie (James McAvoy), a sua reacção ingénua face aos desejos dos adultos vai provocar uma tragédia. Robbie e Cecília ultrapassam uma fronteira que nunca tinham ousado ultrapassar e tornam-se vítimas da imaginação prodigiosa de Briony. No final desse dia, a vida dos três terá mudado para sempre. <br /> Uma adaptação do romance de Ian McEwan pela equipa de "Orgulho e Preconceito", "Expiação" foi nomeado para sete Globos de Ouro, tendo arrebatado os prémios de melhor filme e banda sonora original. PÚBLICO

Críticas Ípsilon

A escritora no seu labirinto

Jorge Mourinha

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Críticas dos leitores

Oh my god...ess!

Paulo Ant�nio

Meu deus, uma deusa, esta actriz! Ainda me leva a ver os piratas das cara�bas ou de outras ilhas quaisquer, mesmo as desertas, que dispensam livros e coisas assim, se se puder levar uma mulher assim, que representa assim uma mulher daquelas, como ela, de perder a cabe�a! Paulo Ant�nio (leitor �s vezes, e umas poucas do Ian Mcwean)
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Romance

Tiago D

Um filme muito bonito devido ao seu floreado sentimentalista e romancista.<BR/>Contudo, para quem ainda esta num certo estado de espiririto, toca-nos...<BR/>Vale a pena ver, e viver esta pel�cula, que nos absorve por completo. Sugiro que vejam com a sua cara-metade, se possivel...
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A literatura e a m�sica aliadas numa outra forma de arte

Cfernandes

N�o posso aceitar as cr�ticas viperinas � adapta��o do romance de Ian McEwan ao cinema. Quando vamos deixar de ser puristas e entender de uma vez por todas que cada arte � uma interpreta��o?<BR/>Joe Wright n�o faria nada de original se captasse sem mais os factos narrados pelo c�lebre romancista. Fez mais, fez muito mais.<BR/>Aliou a hist�ria ao ritmo, o enredo � m�sica, tecendo os factos num vaivem de expectativas excitantes. <BR/>Evidenciou o que do texto lhe sobressa�u, salpicando a trama com deliciosos laivos musicais. Esqueceu o conflito social, e depois? <BR/>Meus senhores, o cinema � outra forma de conceber a arte. N�o � mimese, � cria��o. Como tal, inspira-se num princ�pio, numa situa��o, num facto, numa outra produ��o, noutro suporte, mas o sublime surge no ponto em que consegue sair dela e desenvolver-se a si pr�prio autonomamente com as asas de outro suporte- a pel�cula. <BR/>O livro � melhor do que o filme? Pois bem a palavra tem o poder de dissecar, o ecran sintetiza a sugest�o.<BR/>Que bem apreendeu a literatura Joe Wright, mais uma vez!<BR/><BR/>
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Por favor digam se publicam o que os leitores vos enviam. N�o � publicar semanas depois, quando n�o se consegue partilhar 'atempadamente' com outros leitores a nossa opini�o e faz�-los decidir, ou n�o, a ida ao cinema.<BR/><BR/>N�o quero acreditar que os textos sejam somente publicado por uma �nica pessoa... que se encontre de f�rias ou baixa.<BR/><BR/>Antenciosamente,<BR/>Ant�nio
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expia�ao

Maria Gonzalez

� um filme que desperta muitas emo��es e vale e pena ir ver ao cinema.<BR/>Um dos melhores filmes que ja fui ver com um bom argumento e actores que revelam o seu verdadeiro talento.Simplesmente maravilhoso....sem palavras
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Adorei!

Ruben Jos�

Adorei! Foi um dos meus filmes favoritos :) Fizeram um bom trabalho.
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A-D-O-R-E-I-:)

claudia

a n�o perder...o melhor filme que vi nos �ltomos tempos!
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Extraordin�rio

Ant�nio Cunha

Ouvi um cr�tico de cinema, que eu muito admiro, comparar Joe Wright, o fabuloso realizador do excepcional �Orgulho & Preconceito� e deste novo �Expia��o� a David Lean, realizador do pastel�o �Passagem para a �ndia� foi algo que me deixou estupefacto. Diz esse cr�tico, por outras palavras, que Wright n�o chega a mestria deste �ltimo... Ser� poss�vel estes cr�ticos de cinema serem t�o avessos a filmes comerciais, de qualidade? O que conta � t�o-somente o avant-garde, o camp e outras manifesta��es est�ticas mais pertinentes? A falta de objectividade dos cr�ticos portugueses faz-me impress�o. Verdade seja dita � prefiro ler as cr�ticas americanas. Enfim, cr�ticos e cr�ticas � parte, �Atonement� � um filme bel�ssimo com as sequ�ncias alternadas revelando a realidade e o ponto de vista. Nem que fosse pela catarse emocional final com Vanessa Redgrave j� teria valido a pena a ida ao cinema. Mas toda a encena��o, os di�logos, a hist�ria os actores e a a mestra realiza��o do jovem realizador fazem deste filme uma del�cia para os amantes de cinema. Imperd�vel.
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Expia��o - Cr�nica de um Amor Condenado ao Infort�nio

Ant�nio Merc�s

Excelente argumento, adaptado a partir do romance hom�nimo de Ian McEwan, "Expia��o" relata-nos o modo como o capricho de uma cruel (e infantil, em ambos os sentidos da palavra) vingan�a pessoal pode atrozmente destruir a vida de tr�s pessoas - incluindo o mentor da vingan�a. Tudo isto despoletado por uma mentira.<BR/>Tendo como mote a n�o correspond�ncia de uma paixoneta infantil por parte do objecto de desejo, Briony (Saoirse Ronan) decide acusar injustamente o seu bem-amado da viola��o de uma prima - na condi��o de testemunha ocular. Como consequ�ncia, Robbie (James McAvoy) sofre a humilha��o da desonra p�blica (conceito muito enraizado na Inglaterra de cariz p�s-vitoriano), � preso e, consequentemente, "voluntariado" para servir como soldado em Fran�a durante o palco da Segunda Guerra Mundial.<BR/>Muitos anos ap�s o sucedido, Briony, agora j� idosa (Vanessa Redgrave), assume publicamente perante o Mundo (e, principalmente, perante ela pr�pria) o seu crime. A mesma desculpabiliza-se e justifica o seu acto por ser uma crian�a na altura e ainda n�o possuir discernimento suficiente para distinguir o Bem do Mal. No entanto, creio que tal ser� discut�vel, na medida em que o seu bem-amado se havia enamorado da sua irm� mais velha, Cecilia (Keira Knightley). Ou seja, por muito ing�nua que possa parecer, Briony teve plena consci�ncia das consequ�ncias do seu acto ao levantar um falso testemunho - numa clara atitude de "se n�o �s meu, j� n�o o ser�s para ningu�m". Esta constata��o levanta s�rias quest�es acerca da (suposta) inoc�ncia com que, grosso modo, as crian�as s�o catalogadas, bem como a sua capacidade para veicularem crueldade.<BR/>Em termos est�ticos saliento o trabalho de fotografia ao n�vel da capta��o dos pormenores por parte da c�mara: a m�o que pousa carinhosa e de forma c�mplice sobre a outra; o mexer do a��car na ch�vena, que faz antever o desconforto em se enfrentar o passado; os dedos que nervosamente tamborilam na asa quebrada da jarra; etc. Neste cap�tulo, a import�ncia visual dos pormenores foi bem transposta para a tela.<BR/>� igualmente de louvar o trabalho de reconstitui��o hist�rica, em particular ao n�vel do guarda-roupa e apetrechos - onde se procurou reproduzir a Inglaterra dos anos 30-40 do S�culo XX, quer a n�vel citadino, quer a n�vel do countryside (t�o caracteristicamente brit�nico). � dada especial aten��o � evacua��o das tropas brit�nicas de Dunquerque, onde se procura expor o impacto que a guerra tem em qualquer sociedade a todos os seus n�veis.
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A expia��o de ver um filme

JSan

Dizem que ver um filme, depois de ler o livro que lhe serviu de inspira��o, � sempre um risco. Eu sei disso, mas como j� tive a minha cota de alegrias n�o deixo de ir ver o filme. Infelizmente, Expia��o vai fazer parte das minhas desilus�es pois o realizador conseguiu retirar toda a densidade das personagens e enredo, tornando-se uma p�lida imagem daquilo que o livro transmite. E o que mais me entristece � que o ambiente e os actores s�o os indicados para os diferentes pap�is (talvez com excep��o da actriz que faz de Lola) mas quando se chega ao fim, a sensa��o � de que ficou muito aqu�m do seu potencial. O ponto alto do filme � a recta final, onde Vanessa Redgrave consegue dar sentido � trama. No entanto, para os f�s de Keira Knightley e/ou James Mcavoy � um bom filme. Se quiserem perceber mesmo o que se passa no filme, leiam o livro.
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