Samba

Votos do leitores
média de votos
Comédia Dramática 120 min 2014 M/12 26/03/2015

Título Original

Sinopse

<div>Samba Cissé (Omar Sy) é um imigrante senegalês que sonha fazer carreira como "chef" de cozinha. Contudo, apesar de viver em Paris há mais de dez anos, nunca conseguiu a autorização de residência de que tanto precisa para atingir os seus objectivos. Durante este tempo, foi sobrevivendo com pequenos trabalhos mal remunerados, tentando sempre regularizar a sua situação. Um dia, é apanhado pela polícia e encaminhado para o serviço de estrangeiros e fronteiras para ser deportado. É então que conhece Alice (Charlotte Gainsbourg), uma mulher que há anos luta contra uma depressão e que trabalha como voluntária numa organização de apoio a imigrantes ilegais. Apesar de saberem que deveriam manter a distância para não se envolverem emocionalmente, Samba e Alice vão encontrar um no outro aquilo de que tanto necessitam para avançar com as suas vidas.</div><div>Vagamente inspirado na obra "Samba Pour la France", de Delphine Coulin, uma comédia dramática que aborda a questão da imigração e xenofobia em contexto francês. O argumento e realização são da responsabilidade de Olivier Nakache e Eric Toledano, a dupla francesa responsável por "Amigos Improváveis", filme que, em 2011, teve um sucesso retumbante junto do público de todo o mundo. PÚBLICO</div><div><br /></div>

Realizado por

Eric Toledano, Olivier Nakache

Elenco

Omar Sy, Tahar Rahim, Charlotte Gainsbourg

Críticas Ípsilon

Os imigrantes nossos amigos

Luís Miguel Oliveira

O filme como função social. Falta-lhe é tudo o resto.

Ler mais

Críticas dos leitores

PJP

Não sendo um filme "político" não deixa de abordar de uma forma muito inteligente e humana o drama daqueles que só tentam uma vida melhor fugindo de países onde a miséria, a fome, a guerra, das perseguições são o "pão nosso de cada dia". Um retrato também de uma França cada vez mais xenófoba e distante da França que foi "farol" do iluminismo e da luta pela igualdade ... uma França também cada vez mais próxima do fascismo que já grassa em larga medida noutras geografias de uma União Europeia que o é cada vez menos ... a ver então!

Continuar a ler

Idalina Maria Pires

O maior drama da humanidade de hoje: a migração visto de um prisma interessante e nada depressivo. Ótimo.

Continuar a ler

Carla

Um filme imperdível, um dos melhores que vi nos últimos 10 anos.

Continuar a ler

CriticoTuga2015

Gostámos, <br /> <br />Filme interessante com boas risadas. A sala estava cheia e isso ainda proporciona momentos de risada mais interessantes. <br />Filme com história interessante mas previsível. Pensamos que podia haver espaço para um final muito melhor. <br /> <br />Ultimamente temos assistido a filmes franceses com temas associados à imigração. Será que o governo francês anda predominantemente a apoiar filmes com estas características? <br /> <br />De uma forma geral consideramos o filme mediano/bom bem acima da única estrela atribuído pela crítica neste espaço. De 0 a 10 damos um 7. <br /> <br />Cumprimentos a todos e bons filmes :)

Continuar a ler

Marcela Monte

Este filme vale pela reflexão que proporciona sobre as vidas dos imigrantes (i)legais, neste caso, em França. Vemos a xenofobia e, ao de leve, uma crítica a uma sociedade altamente competitiva em que não são raras as depressões. É pena que na segunda metade se transforme numa comédia romântica mole e lamechas, com muito pouco de comédia.

Continuar a ler

Maria Sampayo

Adorei o filme apesar da historia da imigração não ser nova. Descreve os horrores de todos aqueles que lutam por um lugar ao sol. Omar Sy e Charlotte Gainsbourg fazem uma excelente interpretação. A música é fantástica e esta perfeita. A história tem bons momentos de humor e recomendo vivamente.

Continuar a ler

Francisca

Fui ver este filme por ser dos autores de "Amigos Improváveis". Que desilusão. A história, se é que há historia, não faz sentido nenhum. Uma patetice.

Continuar a ler

Envie-nos a sua crítica

Preencha todos os dados

Submissão feita com sucesso!