<p>As duas primeiras curtas-metragens de João César Monteiro, logo reveladoras do fôlego e da originalidade do realizador. Sophia..., muito marítimo e muito mediterrânico, supunha ele que fosse antes de mais "a prova, para quem a quiser entender, que a poesia não é filmável e não adianta persegui-la". Quem Espera Por Sapatos De Defunto Morre Descalço, exemplo do cinema que não se podia ver em Portugal antes de 25 de abril de 1974 e que sofreu a imposição de cortes censórios que lhe impediram que estreasse, foi felizmente entendido por alguns na época como o grande filme que é ("É o filme mais português que vi até hoje... Não no sentido do Benfica. Mas no literal: aqui e agora", Eduardo Guerra Carneiro, 1971). "Opaco, secreto como um búzio", chamou-lhe César. Foi o primeiro filme de Luís Miguel Cintra, na personagem de Lívio, o mesmo nome da que interpretou 18 anos depois em Recordações Da Casa Amarela, mandando João de Deus "ir e dar-lhes trabalho".</p><p>Texto: Cinemateca Portuguesa</p>