Os Filhos do Homem

Imagem Cartaz Filme
Foto
Votos do leitores
média de votos
Imagem Cartaz Filme
Foto
Votos do leitores
média de votos
Thriller, Drama 109 min 2006 M/16 26/10/2006

Título Original

Sinopse

<p>Ano de 2027, últimos dias da raça humana. O planeta caiu na anarquia total, provocada por um problema de infertilidade na população. A Humanidade enfrenta a possibilidade da sua própria extinção. Em Londres, cidade dividida pela violência de grupos nacionalistas, Theo (Clive Owen), um desiludido burocrata, torna-se no improvável defensor da sobrevivência do planeta, quando se vê obrigado a enfrentar os seus demónios e a proteger Kee, uma mulher grávida. PÚBLICO</p>

Críticas Ípsilon

Os Filhos do Homem

Mário Jorge Torres

Ler mais

Os Filhos do Homem

Vasco Câmara

Ler mais

Críticas dos leitores

Fabuloso

André Delhaye

Absolutamente fabuloso. Corresponde inteiramente ao nível dos actores.
Continuar a ler

Péssimo

Anita da Costa Eelman

Absolutamente decepcionante, não correspondendo ao alto nível professional dos actores.
Continuar a ler

(Des)esperança

Rita Almeida (http://cinerama.blogs.sapo.pt/)

Existe uma certa tendência para retratar o futuro da Humanidade como um meio asséptico, mecânico e frio, distanciando-o tanto da nossa realidade que quaisquer catástrofes nos parecem inverosímeis. Mas a Londres de 2027 de Alfonso Cuarón ("Y tu Mamá También", 2001) é perfeitamente reconhecível, o que torna esta visão distópica sobre uma sociedade totalitária à beira da derrocada bastante mais perturbante e assustadora. Em todos os cantos se acumulam quantidades impressionantes de lixo, os prédios estão em ruínas, tropas armadas patrulham as ruas, e gaiolas públicas enchem-se de emigrantes antes que os mesmos sejam enviados para campos de concentração. É a criminalização destes estrangeiros que garante a lealdade popular.<BR/><BR/>Este cenário de desolação é agravado pela condição de infertilidade da espécie humana. A consternação é geral quando, em Buenos Aires, Diego, de 18 anos, a pessoa mais jovem do mundo, é assassinado. É num contexto de ausência de futuro e de esperança que se desenrola a acção de "Children of Men", baseado no romance de 1993 de P.D. James.<BR/><BR/>Theo (Clive Owen) é um ex-activista agora integrando a máquina burocrática do Ministério da Energia. Theo é raptado por Julian Taylor (Julianne Moore), líder do grupo terrorista Fishes. Mas Julian é também ex-mulher de Theo e mãe do seu falecido filho Dylan (uma tragédia pessoal que explica o seu problema com o álcool). Por exigência do grupo, Theo deverá garantir que a jovem emigrante Kee (Clare Hope-Ashitey) chega em segurança até ao Projecto Humano, uma organização secreta que ninguém tem a certeza de existir. Theo aceita esta missão com relutância até descobrir que esta jovem se encontra grávida e detém o segredo para a sobrevivência da espécie humana.<BR/><BR/>Quem ficou impressionado com a cena inicial de "Saving Private Ryan", de Steven Spielberg, irá certamente encantar-se com a batalha final de "Children of Men" e com o retrato realista de um cenário de combate. Como se de um documentário de guerra se tratasse, Cuarón filma de câmara na mão, com toda a segurança de um grande realizador. O espectador é colocado no meio do caos e violência através de um excelente design de produção e de "takes" longos, adensados pelos sombrios azuis e cinzentos da fotografia de Emmanuel Lubezki.<BR/><BR/>A interpretação de Clive Owen é hermética, mais do que o habitual, entrando num contraste óbvio com o efusivo "hippie" do sempre grande Michael Caine. Os secundários são liderados por um complexo Chiwetel Ejiofor ("Melinda and Melinda", 2004) e um divertido Peter Mullan ("Young Adam", 2003).<BR/><BR/>"Children of Men" parte de uma perturbante premissa. Num futuro cru o frio, o desespero é a nota dominante. E se é verdade que enquanto há vida há esperança, não é menos verdade que enquanto há esperança há vida. Nota: 7/10.
Continuar a ler

Tema mal explorado

Amílcar Cabral

Um pouco previsível este filme. Indiscutivelmente um manifesto político, pró-imigração e pró-erva onde faltou mostrar mais claramente o panorama mundial e mesmo a situação política do Reino Unido. O herói sai do grupo dos pró-imigração; logo, é dos bons: ridículo. Faltam nuances a este filme; até ao ponto em que um bando tenta raptar a criança e mesmo depois disso, tem-se a noção de que os que se opõem à imigração são todos um grupo animalesco de racistas. Os imigrantes são retratados como sendo maltratados fisicamente, metidos em jaulas. Porque quem quer controlo, na opinião do realizador, é racista. Não é um filme imparcial; seria bem mais interessante se fosse um exercício menos monocromático, capaz de nos fazer pensar sobre estas questões, em vez de um enumerar cego dos preconceitos e das ideias políticas do realizador. Havia tema para fazer deste filme uma coisa muito melhor.
Continuar a ler

O filme

marques

Pelas mais variadas razões, só vejo por ano um filme no cinema... Escolhi este e valeu a pena!
Continuar a ler

Emocionante e ímpar

Helder

Foi fantástico assistir a este fantástico filme, emocionante, dramático, marcante... fora de série. Finalmente surge nesta altura algum filme que não seja "americanice", que não seja só de adolescentes, filmes que retratam a vida como ela é e como a gente a conhece não têm o valor que tem este "Os Filhos do Homem". A forte imagem dos soldados rendidos à natureza, ao nascimento de um bébé, à vida, a imagem da vida contra tanta morte... Acho que é filme adequado aos tempos que vivemos... Quanto às criticas dos supostos criticos, abram bem os vossos olhos, não para o detalhe gráfico ou argumentista, mas à mensagem que a imagem do filme nos transmite. Em relação ao fim... o que queriam? Fogo de artifício? Pensemos no fim que queremos para o resto das nossas vidas. Inesquecível.
Continuar a ler

Então e a clonagem?

Carolina

Foi distracção minha ou no filme nem se fala nisso? Certamente que nessa altura a clonagem será um realidade... Principalmente na ausência de outras formas de reprodução!
Continuar a ler

Preocupante

Jorge Afonso

Um filme politicamente incorrecto. Talvez seja por isso que os doutos críticos de cinema o tentam vulgarizar. Preocupante é o que ele é. Não se pode ficar indiferente ao aviso que nos faz. A não perder. Quanto ao final, por mim, não falta nada. O final seremos nós a fazê-lo. É bom que tenhamos consciência disso.
Continuar a ler

Qualidade

Catarina

Penso que só pelo facto de a pessoa que supostamente há-de salvar o mundo ser negra, o filme é um filme diferente e com muitíssima qualidade! Este filme trata de um tema que nos é completamente enigmático e revela uma atitude crítica em relação a muitos pontos de vista actuais.
Continuar a ler

Estonteante

Benardo Sasseti De Trindade

Um filme estonteante. Alfonso Cuarón é um génio atrás daquelas câmaras. Um filme de ficção científica diferente. Um filme realista retratado de um forma crua.
Continuar a ler

Envie-nos a sua crítica

Preencha todos os dados

Submissão feita com sucesso!