O Bando de Ned Kelly

Imagem Cartaz Filme
Foto
Votos do leitores
média de votos
Imagem Cartaz Filme
Foto
Votos do leitores
média de votos
Biografia, Drama 124 min 2019 M/16 17/02/2022 Austrália, GB, FRA

Título Original

True History of the Kelly Gang

Sinopse

Austrália, meados do século XIX. Órfão de pai e com apenas 13 anos, Ned Kelly é vendido pela própria mãe a Harry Power, um malfeitor que o instrui em todos os tipos de crime. Anos depois, Ned decide regressar para junto da família, determinado a levar uma vida honesta. Mas esse esforço por se afastar do passado acaba por se revelar infrutífero, quando é injustamente acusado de um crime que não cometeu. Ao sair em liberdade, cheio de revolta e sede de justiça, embrenha-se nos bosques australianos, onde forma um bando com quem percorrerá o país a assaltar bancos. Ao longo de vários anos, Ned e os seus companheiros tornam-se famosos por desafiar as autoridades, muito pouco interessadas nas populações que suportam todos os tipos de necessidades. Para o povo, Ned e os seus homens são heróis; para as autoridades são criminosos que têm de ser capturados a todo o custo. Estreado no Festival de Cinema de Toronto (Canadá), um “western” biográfico que adapta ao grande ecrã o romance "True History of the Kelly Gang" – que, em 2001, valeu ao escritor Peter Carey o prestigiado Booker Prize – e que tem por base a verdadeira história de Ned KellyX. Com realização de Justin Kurzel ("Macbeth"), conta com os actores George MacKay, Essie Davis, Nicholas Hoult, Orlando Schwerdt, Thomasin McKenzie, Sean Keenan, Charlie Hunnam e Russell Crowe. PÚBLICO

Críticas dos leitores

4 estrelas

José Miguel Costa

"O Bando de Ned Kelly" é um atípico western (impregnado de uma apelativa estética barroca e ambiência bucólica) de cariz biográfico (muito ficcionado, como o próprio realizador, Justin Kursel, faz questão de mencionar na nota introdutória do filme), inspirado no romance de Peter Karey, "True History Of The Kelly Gang" (vencedor do Book Prize em 2001).

Embora estejamos em presença de uma obra que teve a sua estreia no Festival de Toronto em 2019, só agora chega ao circuito comercial português. Todavia, nunca é tarde para nos embrenharmos nas angustiantes vivências do lendário jovem anti-herói (aqui retratado como um icone punk, idolatrado por simbolizar uma espécie de lutador anti-sistema, que pisava os calos da Inglaterra colonizadora), cujos actos criminosos abalaram a Austrália no final do século XIX.

A personagem principal, interpretada por 2 actores diferentes (já que o arco narrativo se subdivide para dar-nos conta das acções do Ned kelly enquanto criança e, posteriormente, como jovem adulto), vai sendo construida e desconstruida ininterruptamente. O que, além de imprimir-lhe dinamismo e mistério, testa os limites da nossa moralidade, pois tão rápido estamos a torcer por si e a compreender as suas motivações (afinal este nunca deixou de ser o inteligente menino pobre e "bom selvagem" - empurrado por tudo e todos para o mundo do crime - que apenas pretendia mendigar o amor da sua inqualificável mãe), como logo a seguir chocamo-nos com alguns dos seus actos de violência meramente gratuitos (toldados pela loucura).

Continuar a ler

Envie-nos a sua crítica

Preencha todos os dados

Submissão feita com sucesso!