Nitram

Imagem Cartaz Filme
Foto
Votos do leitores
média de votos
Imagem Cartaz Filme
Foto
Votos do leitores
média de votos
Drama 112 min 2021 M/14 28/04/2022 Austrália

Título Original

Nitram

Sinopse

Austrália, década de 1990. Nitram é um jovem que luta com os seus com problemas mentais. Um dia conhece Helen, uma actriz reformada que, tal como ele, também se habituou a viver à margem. Os dois tornam-se amigos e ela convida-o para se mudar para sua casa. Essa decisão vai dar origem a uma tragédia.
Um filme dramático que se inspira na verdadeira história de Martin Bryant (Nitram, o nome do protagonista, é um anagrama de Martin, lido ao contrário), um jovem australiano que, em Abril de 1996, se viu envolvido no Massacre de Port Arthur, na Tasmânia, que resultou em 35 mortos e 23 feridos. O argumento é da responsabilidade de Shaun Grant e a realização ficou a cargo de Justin Kurzel. Caleb Landry Jones, Judy Davis, Essie Davis e Anthony LaPaglia assumem os papéis principais. PÚBLICO

Críticas Ípsilon

Anatomia de um massacre

Luís Miguel Oliveira

O mérito maior de Nitram é elidir qualquer causalidade psicológica no desequilíbrio da personagem e no cometimento do massacre. Caleb Landry Jones foi prémio de interpretação em Cannes 2021.

Ler mais

Críticas dos leitores

3 estrelas

José Miguel Costa

O filme "Nitram", com argumento e realização do australiano Justin Kurzel, é um intenso e sombrio drama biográfico que nos coloca perante Martin (Nitram é o anagrama do seu nome), o atirador que, em 29 de abril de 1996, num acto tresloucado, assassinou 35 pessoas e feriu outras 23, em Port Arthur (Tasmânia). <br /> <br />Martin (visceralmente encarnado por Caleb Landry Jones, que lhe valeu a distinção como melhor actor no festival de cinema de Cannes) é um jovem adulto solitário e auto-destrutivo, que vive na dependência dos ambivalentes progenitores idosos (um pai permissivo e uma mãe fria), devido a patologia de indole psiquiátrica (que se manifesta através de comportamentos infantilizados e desajustados, que oscilam entre a apatia/agressividade e angústia/"felicidade nonsense"). <br />Apesar dos periódicos "altos e baixos" encontra-se relativamente estabilizado ao nivel da sintomalogia, fruto do controle medicamentoso e da constante contenção de riscos levada a cabo pelos pais. Até ao dia em que, numa das suas despropositadas deambulações pelo bairro, conhece uma excêntrica milionária (mais velha e algo demente) e decide ir coabitar com ela na sua decrépita mansão. <br /> <br />Após a mudança de domicilo inicia-se uma tensa/descontrolada caminhada, sem retorno, em direcção à tragédia anunciada. <br />Todavia, o realizador jamais tenta inserir-nos na mente de Martin (preferindo posicionar-se e, por consequência, posicionar-nos, como meros observadores) e/ou efectuar qualquer enquadramento sociológico que justifique o eclodir de tal conduta comportamental. "Limita-se" a filmar, sem tentar "explicar" (opção que apresenta vantagens e desvantagens).
Continuar a ler

Envie-nos a sua crítica

Preencha todos os dados

Submissão feita com sucesso!