//

No Quarto da Vanda

Votos do leitores
média de votos
Votos do leitores
média de votos
Documentário 179 min 2000 M/16 02/03/2001 ALE, POR

Título Original

No Quarto da Vanda

Sinopse

Distinguido com a Menção Especial do Júri no Festival de Cinema de Locarno, "No Quarto da Vanda" é um filme de Pedro Costa, realizador de "Ossos", onde já tinha contado uma história dramática, a de um jovem casal que deambulava pelas ruas do bairro das Fontainhas, em Camarate.

"No Quarto de Vanda" retoma o mesmo espaço, no mesmo bairro lisboeta, e leva-nos ao universo da toxicodependente Vanda Duarte (também intérprete de "Ossos"). Em forma de documentário, conta a história verdadeira de uma jovem com dificuldades na vida que, após várias passagens por diferentes casas, encontra o seu lugar num quarto no bairro das Fontainhas. No entanto, o quarto de Vanda não passa de um espaço despido, sem sonhos nem esperanças, onde se vão cruzando várias vidas que dependem umas das outras e principalmente da droga, enquanto lá fora as escavadoras fazem o trabalho de "limpeza" de um bairro degradado. PÚBLICO

Críticas Ípsilon

Um Filme Doce

Luís Miguel Oliveira

Ler mais

Críticas dos leitores

A podridão e a toxicodependência

Luis Coelho

O mundo da toxicodependência é perfeitamente retratado em "No quarto da Vanda". Este mesmo retrato não é, de forma alguma, tendencioso. Quem vir o filme concordará, quase de certeza absoluta, com a ausência de parcialidade da parte do realizador na concepção do mundo subversivo das drogas e do modo de vida da "geração rasca". <br/>"No quarto da Vanda" é, essencialmente, uma efígie realista, construída sobre elementos de prolixa criteriosidade. A realidade aparece, neste filme, completamente despida de preconceitos ou estereótipos. O filme não pretende, segundo a minha opinião, passar uma mensagem precisa. Pretende, essencialmente, abalar os pilares das nossas crenças e os componentes dos nossos valores. <br/>Pretende construir uma noção de realidade: a realidade de quem vive no seio da podridão dos bairros degradados, a realidade de quem erra no destino fétido da miséria dos bairros de lata e a realidade de quem escolheu o mundo da droga. Após termos visto este filme, pensamos duas vezes antes de apontarmos o dedo àqueles que são, geralmente, alvo das inexauríveis discriminação e estigmatização sociais. Não que os toxicodependentes passem a ser inocentes. Porém, não são os únicos culpados da sua condição de degredo social; o contexto social e as circunstâncias também têm que ser perspectivadas. "No quarto da Vanda" aponta para a realidade destes últimos aspectos.
Continuar a ler

Envie-nos a sua crítica

Preencha todos os dados

Submissão feita com sucesso!