//

O Workshop

Imagem Cartaz Filme
Foto
Votos do leitores
média de votos
Imagem Cartaz Filme
Foto
Votos do leitores
média de votos
Drama 133 min 2017 M/12 31/05/2018 FRA

Título Original

L'Atelier

Sinopse

<div>É Verão em La Ciotat, uma cidade costeira próxima de Marselha (França). Um grupo de jovens inicia um curso de escrita criativa com a célebre Olivia Dejazet. Entre eles está Antoine, um rapaz revoltado, de origem humilde, que ali se encontra a contragosto. A ideia do curso é desenvolver entre eles um romance policial que inclua aspectos da cidade e da comunidade em que cada um se insere. Mas quando, num rasgo de inspiração, Antoine apresenta à turma um texto de teor racista, vê-se imediatamente ostracizado por todos os outros. Olivia, apesar de desagradada com o tema, vê nessas palavras um pedido de ajuda e interessa-se pelo rapaz.</div><div>Com realização do multipremiado cineasta Laurent Cantet ("Recursos Humanos", "A Turma", "Foxfire - Raposas de Fogo", “Regresso a Ítaca"), que escreve o argumento em conjunto com o seu colaborador habitual Robin Campillo, um filme que analisa a multiculturalidade francesa e as suas dicotomias. Com a actriz Marina Foïs a encarnar a personagem de Olivia, o filme conta ainda com a participação dos estreantes Matthieu Lucci, Florian Beaujean, Warde Rammach, Julien Souve e Issam Talbi. PÚBLICO</div><div><br /></div>

Críticas Ípsilon

A escritora e o adolescente radical

Luís Miguel Oliveira

Diálogos entre uma orientadora de workshop e os estudantes com os temas da ordem do dia, as clivagens sociais, a imigração, o terrorismo, e uma (boa) consciência, “intelectual” e moderadamente esquerdista.

Ler mais

Críticas dos leitores

4 estrelas

José Miguel Costa

Laurent Cantet já figurava no meu top de realizadores de culto europeus (ou não fosse Ele o pai de três obras absolutamente essenciais, "Recursos Humanos", "A Turma" e "Regresso a Ítaca"), todavia, ainda teve a capacidade de reforçar a admiração que nutro para consigo ao retornar aos grandes ecrãs com um sublime drama humanista ("polvilhado" por suspense), "Workshop". <br /> A sua magnificência advém sobretudo da qualidade superior do argumento (no qual realidade e ficções se encontram inteligentemente entrelaçadas), construído a regra e esquadro em parceria com Robi Campillo (que também já nos presenteou este ano com o excelente "120 Batimentos Por Minuto"). De facto, este tem a perícia de expor-nos (sem recurso a caracterizações esquemáticas, juízos de valor tendenciosos ou moralismos simplistas) perante as tensões da sociedade francesa (fazendo uso de uma espécie de "visão de helicóptero" da sua História e da situação sócio-politica contemporânea), decorrentes das questões da multiculturalidade, através do confronto de ideias, directo e dialéctico, no seio de um grupo de jovens representativos da multiplicidade étnica da França (não actores - que reforçam o realismo da película), reunidos sob a direcção de uma escritora de romances numa oficina de escrita criativa destinada a alunos com um percurso escolar problemático de uma cidade desindustrializada e economicamente deprimida. <br /> <br />Poder-se-á afirmar que estamos em presença de um (quase) "filme debate" que vai (des)construindo ideias divergentes/convergentes, por "simbioses argumentativas" que tentam incutir os conceitos de "perspectiva do outro" e da riqueza inerente à heterogeneidade racial/cultural a miúdos que mais não são que "filhos do tédio" sem objectivos definidos, permeáveis (para o bem e para o mal) a quaisquer uns que abanem as suas solitárias/inócuas existências.
Continuar a ler

Desajustados

Raul Gomes

Filme que se vê e imagina-se nos portentosos diálogos, mais do que se demonstra nas imagens. Uma realidade da situação da juventude e do futuro que os aguarda e agonia, ou seja, sem grande futuro na diversidade cultural francesa e nas suas dicotomias. Um filme que nos prende ao ecrã e nos exercita a mente. O atelier é uma âncora a que se agarram e os poderá salvar do vazio em que se encontram e que tem na romancista a sua rocha segura. Um belíssimo filme de Laurent Cantet.
Continuar a ler

Envie-nos a sua crítica

Preencha todos os dados

Submissão feita com sucesso!