//
Kandahar
Título Original
Realizado por
Elenco
Sinopse
Nafas é uma jornalista afegã, exilada no Canadá desde que os taliban conquistaram o poder em Cabul. Um dia, Nafas vê-se obrigada a regressar ao Afeganistão quando recebe uma carta da irmã mais nova, que ficou em Kandahar. A irmã escreve-lhe desesperada, anunciando que vai pôr termo à vida no preciso instante do último eclipse do século, uma clara metáfora da obscuridade que se abateu sobre o Afeganistão. Faltam três dias para o eclipse e Nafas tem que lutar contra o tempo para regressar a Kandahar.
Para passar a fronteira, a jornalista veste novamente a burqa, o véu que cobre as mulheres afegãs da cabeça aos pés, e faz-se passar pela quarta mulher de um refugiado.
Nesta odisseia através de um país destroçado, o espectador cruza-se com histórias reais de crianças aprendizes dos "estudantes de teologia", com um muçulmano negro americano que anda à procura de Deus, com imagens de pernas postiças que caem do céu agarradas a pára-quedas brancos, largados no deserto por um helicóptero da Cruz Vermelha.
A longa-metragem de Makhmalbaf foi apresentada na última edição do Festival de Cannes, onde chegou a ser apontada como uma das favoritas para o palmarés. Pelo seu empenho a favor da melhoria da situação das mulheres afegãs, "Kandahar" recebeu a medalha Fellini da UNESCO.
Críticas Ípsilon
Um filme em curto-circuito
Ler maisCríticas dos leitores
Não existem críticas dos nossos leitores. Por favor envie-nos a sua através do formulário.
Envie-nos a sua crítica
Submissão feita com sucesso!