Gabbeh

Votos do leitores
média de votos
Drama 73 min 1995 M/12 31/07/1998 Irão

Título Original

Gabbeh

Sinopse

Mohsen Makhmalbaf é um dos cineastas-referência do cinema iraniano contemporâneo, cujo filme "Gabbeh" , seleccionado para o Festival de Cannes de 1995 ( na secção "Un Certain Regard") foi o sucessor do aclamado "Salaam Cinema". A palavra "gabbeh" designa um tipo específico de tapete persa, cujos desenhos simbolizam histórias ou pensamentos de quem os faz. É um desses tapetes que serve de motor narrativo a este filme, uma história contida noutra história.
Uma manhã, ainda cedo, um casal de idosos (Hossein e Rogheih Moharami) sai da sua cabana com um tapete "gabbeh". Foi a velha mulher que o teceu, há muitos anos, enquanto esperava que o noivo a levasse para longe do clã familiar. Ao lavarem o "gabbeh", os velhos admiram uma das imagens tecidas - a de um casal montado num cavalo - e o tapete ganha vida. De repente, aparece-lhes uma jovem chamada Gabbeh (Shaghayegh Djodat), que é a mulher da imagem e o "espírito" do tapete...
Enquanto a tribo se desloca, Gabbeh conta aos idosos como o pai a fez esperar para casar e fala-lhes do seu noivo, que seguiu a família para todo o lado à espera de autorização para a desposar.

Críticas dos leitores

Não existem críticas dos nossos leitores. Por favor envie-nos a sua através do formulário.

Envie-nos a sua crítica

Preencha todos os dados

Submissão feita com sucesso!