//

F1 - O Filme

Imagem Cartaz Filme
Foto
Votos do leitores
média de votos
Imagem Cartaz Filme
Foto
Votos do leitores
média de votos
Acção 155 min 2025 M/12 26/06/2025 EUA

Título Original

F1

Sinopse

Filmado durante o fim-de-semana do Grande Prémio da Grã-Bretanha, em Julho de 2024, em Silverstone, F1 - O Filme acompanha a história de Sonny Hayes (Brad Pitt), um dos mais promissores pilotos de Fórmula 1 nos anos 1990. Após um acidente que o afastou das pistas, Sonny passou a viver como piloto de aluguer, saltando de equipa em equipa, longe do olhar dos fãs e do prestígio de outrora.

A oportunidade de se reerguer surge quando reencontra Ruben Cervantes (Javier Bardem), antigo colega e agora proprietário da ApexGP, uma equipa que se encontra à beira da falência. Para Ruben, as habilidades e experiência de Sonny são a única esperança de salvação. Ao seu lado estará Joshua Pearce (Damson Idris), um jovem talento determinado a provar o seu valor.

Esta produção reúne cinco dos responsáveis por "Top Gun: Maverick" (2022): Joseph Kosinski na realização, Jerry Bruckheimer na produção, Ehren Kruger no argumento, Claudio Miranda na direcção de fotografia e Hans Zimmer na composição da banda sonora. Para além dos dois protagonistas, o elenco conta ainda com Kerry Condon, Tobias Menzies, Kim Bodnia, Sarah Niles e Shea Whigham. A dar mais realismo à acção e atrair os fãs da modalidade, os pilotos Lewis HamiltonMax VerstappenCharles LeclercFernando Alonso e outros surgem no filme a interpretar-se a si mesmos. PÚBLICO

Críticas Ípsilon

F1: O Filme: afinal, Hollywood ainda é capaz de dar espectáculo

Jorge Mourinha

Joseph Kosinski realiza-o com convicção e profissionalismo. E tem Brad Pitt com o charme no máximo. Elementos de sobra para recomendar F1, que se estreia quinta em Portugal.

Ler mais

Críticas dos leitores

Adorei

Sara A T Palhinha

Toda a emoção da F1 num filme muito bem conseguido!

Continuar a ler

Documento do mundo da fórmula 1

Nazaré

Brad Pitt encontrou na imagem do Maverick uma marca que lhe assenta muito bem, muito melhor que até num Tom Cruise, que pretende ser o titular do género. O público gosta destes heróis providenciais, entre improváveis e insuportáveis, portadores duma lufada de ar fresco nas existências banais das personagens que os rodeiam.

Brad Pitt é bom nisso, a começar pelo já longínquo "Lendas de Paixão", e repete aqui a dose, sempre sem se repetir. A intenção principal desta fita é mostrar as corridas de Fórmula 1 e os seus bastidores, que documenta de maneira muito convincente quer no espectacular da competição quer no trabalho de preparação que está envolvido. Mas com altos e baixos, pois não deixa de cair nos clichés à Hollywood, nomeadamente nos comportamentos das diversas personagens.

Já aquele epílogo mexicano, também carregado de clichés, sempre é uma maneira divertida de introduzir os genéricos finais. Mas, para mim, onde esta fita se distingue mais é por evidenciar a importância dos pilotos para o funcionamento de todo o processo: poderia parecer que eles pouco mais fazem que guiar o bólide em prego a fundo e se limitam à audácia e habilidade na pista, mas na verdade contribuem, duma maneira que me surpreendeu, para todos os aspectos do tal trabalho de bastidores, até durante a corrida.

E por isso o Maverick, aposta ousada que mais provavelmente só iria piorar as coisas, tem o poder de “curar” a equipa com toda a sua experiência, talento e sentido de sacrifício. O melhor de tudo está-nos reservado para aquela última volta, um pedaço de cinema mágico que nos faz voar, como a personagem. De tão sublime que é, tudo o que se pudesse seguir nesta fita é uma cruel descida à terra.

Continuar a ler

Interessante

Jorge

Sem ser arrebatador, é um filme interessante com o grande espcetáculo das corridas de F1, bem montado, bem conduzido e que tem ainda a mais-valia de dois ou três excelentes actores e uma banda sonora perfeita para o que se passa na tela.

Continuar a ler

Um bom filme de corridas de Fórmula 1

Paulo Lisboa

Fui ver o filme porque achei o argumento potencialmente interessante e porque gosto de ver actuar Brad Pitt e Javier Bardem. Gostei do filme, é um filme que se vê bem. O filme tem uma história interessante, boas cenas de corridas de Fórmula 1 e boas actuações de todos os actores. Estamos perante um bom filme de corridas da Fórmula 1. Numa escala de 0 a 20 valores, dou 16 valores a este filme.

Continuar a ler

A verdade dos bastidores na F1

Paulo Costa

Como fã incondicional do desporto motorizado, nomeadamente F1, o filme descreve ao pormenor a realidade do que o mundo nunca vê num ecrã de televisão durante um GP.

Continuar a ler

Envie-nos a sua crítica

Preencha todos os dados

Submissão feita com sucesso!