Estado de Guerra
Título Original
Realizado por
Elenco
Sinopse
Estreado em 2008, esta é uma invulgar abordagem cinematográfica da guerra, com o conflito no Iraque como pano de fundo, em que se questiona o lado vicioso da batalha.
Kathryn Bigelow filma o dia-a-dia de uma unidade de elite do Exército que desmantela bombas em Bagdad, penetrando na intimidade e na mente de homens que foram para a guerra como voluntários e para quem o campo de batalha tanto significa adrenalina, como atracção e vício.
Um pelotão numa cidade de potenciais inimigos em que qualquer objecto pode ser uma bomba. Mas o perigo não está exclusivamente no campo de batalha nem o inimigo apenas do outro lado da barricada.
Mark Boal, jornalista e argumentista, utiliza as suas próprias experiências ao lado de soldados americanos no Iraque para construir este argumento (como já tinha feito em No Vale de Elah, de Paul Haggis).
Na cerimónia dos Óscares de 2010, Estado de Guerra recebeu seis estatuetas: de melhor filme, realizador, montagem, montagem de som, mistura de som e argumento original.
PÚBLICO
Críticas Ípsilon
Críticas dos leitores
A GUERRA DA VITÓRIA!
João Guerreiro
Tema do costume sob um olhar refrescante
B.A.
Baguedad 24/7
Demanjo
Estado de bloqueio como estado de vida!
Carlos D Silva
Banalizações
Dias
Ambicioso mas desconexo
Nazaré
Grande Filme
Gonçalo Marcelino
Medo das guerras (Spoiler)
Pedro Alhinho
Um grande filme
Jorge Granjal
Envie-nos a sua crítica
Submissão feita com sucesso!