//

O Agente Secreto

Imagem Cartaz Filme
Foto
Votos do leitores
média de votos
Imagem Cartaz Filme
Foto
Votos do leitores
média de votos
Crime, Policial, Drama, Thriller 158 min 2025 M/14 06/11/2025 FRA, ALE, BRA, Países Baixos

Título Original

Ambientado em 1977, durante uma época particularmente sombria da ditadura militar no Brasil – que perdurou até 15 de Março de 1985 –, a história acompanha Marcelo, um professor que abandona São Paulo para regressar a Recife (Pernambuco), a sua cidade natal.

Na tentativa de se afastar de um passado marcado pela violência, Marcelo tenta reconstruir a vida num ambiente que, à primeira vista, parece proporcionar-lhe a paz que ambiciona. Mas depressa descobre que ali as pessoas vivem sob o mesmo clima de repressão e medo que julgava ter deixado para trás.

Em competição no Festival de Cinema de Cannes, onde o actor Wagner Moura recebeu o prémio de melhor actor e Kleber Mendonça Filho ("O Som Ao Redor", "Aquarius", "Bacurau", "Retratos Fantasmas") o de melhor realizador, este "thriller" político foi também laureado com o prémio FIPRESCI, atribuído pela Federação Internacional de Críticos de Cinema. O elenco integra ainda Carlos Francisco, Robério Diógenes, Roney Villela, Gabriel Leone, Alice Carvalho, Hermila Guedes, Isabél Zuaa, Maria Fernanda Cândido e Tânia Maria. PÚBLICO

Sessões

Críticas dos leitores

Péssimo filme

Elisabete

Muito mau filme, em peno séc. XXI nunca vi nada assim. Nem sei classificar que tipo de filme é... Cenário, personagens, elenco, história, tudo mau.

Continuar a ler

4 estrelas

José Miguel Costa

O filme "Agente Secreto", escrito e dirigido pelo brasileiro Kleber Mendonça Filho (galardoado com o prémio de Melhor Realizador no Festival de Cannes), é um thriller politico de época que mistura drama e comédia (por vezes, surrealista).

A história, que oscila entre duas dimensões do passado e o presente, vai-se construindo gradualmente em camadas habilmente entrelaçadas (só é pena que tenha um desfecho algo decepcionante, em modo anti-climax - ao contrário, do vibrante epílogo) Com o centro da acção a decorrer em Recife no ido ano de 1979 (em plena ditadura militar), coloca-nos perante um professor universitário paulista em fuga, Marcelo (interpretado por Wagner Moura), em virtude de encontrar-se jurado de morte por pisar os calos a um empresário corrupto ligado ao regime sanguinário.

Temporariamente refugiado em Pernambuco, onde foi recolher o filho (à guarda dos avós maternos, após o recente assassinato da progenitora) com o objectivo de exilar-se com o mesmo nos USA. Para além da delicada e intimista performance do protagonista (que lhe valeu o prémio de Melhor Actor no Festival de Cannes), realce-se a primorosa recriação de época (caracterizada por uma minuciosa autenticidade) coadjuvada por uma direcção de fotografia de excelência (com a típica - à data - imagem granulada e utilização de cores esmorecidas)

Continuar a ler

Agente secreto

Joaquim Gomes

Excelente filme brasileiro que não mereceu grande atenção por parte da crítica em Portugal. Não se percebe porquê.

Continuar a ler

Obra prima

H. Almeida

O filme gravado em mis-en-scène, desta vez não nos coloca a sentir a emoção do Marcelo, cola-nos antes à sua pele e à razão de um homem misterioso, que se vai revelando, enquanto se presta uma homenagem ao Pernambuco e ao Recife. Pode-se esperar humor, drama, acção, e até fantasia. Um filme a ver e rever.

Continuar a ler

Envie-nos a sua crítica

Preencha todos os dados

Submissão feita com sucesso!