//

A Voz de Hind Rajab

Imagem Cartaz Filme
Foto
Votos do leitores
média de votos
Imagem Cartaz Filme
Foto
Votos do leitores
média de votos
Documentário, Drama 89 min 2026 M/12 12/02/2026 Tunísia, FRA

Título Original

The Voice of Hind Rajab

Hind Rajab, uma menina palestiniana de seis anos, fugia de carro com a família do Norte de Gaza — a 29 de Janeiro de 2024 — quando o grupo foi surpreendido por um tanque israelita. Os disparos mataram as seis pessoas que iam na viatura, e isso incluía os tios e os primos da criança. Mas durante três horas houve contacto telefónico entre Hind Rajab, que inicialmente sobrevivera, e elementos do Crescente Vermelho Palestiniano em Ramallah. Tentavam obter informações sobre o que sucedera e esforçavam-se por manter Hind Rajab calma e viva. Até ela deixar de responder. Eram 19h.

A tunisina Kaouther Ben Hania realiza este docudrama utilizando a verdadeira voz da criança, excertos de uma gravação que existe de cerca de 70 minutos de conversa, gesto que corre o risco de atirar as coisas para o precipício da indecência. Exploitation? Kaouther disse que perceberá sempre essa questão, mas notou que colocá-la a propósito de um filme sobre um assunto palestiniano só poderá ter como objectivo "silenciar" essa voz. Na edição de 2025 do Festival de Veneza "A Voz de Hind Rajab" recebeu o Leão de Prata, Grande Prémio do Júri. Vasco Câmara, PÚBLICO

Críticas Ípsilon

A Voz de Hind Rajab: sobra assunto, falta filme

Vasco Câmara

Kaouther Ben Hania nunca é vertiginosa na transfiguração. É sobretudo aplicada nas manobras, escolar com as evidências e com a distância brechtiana.

Ler mais

Sessões

Críticas dos leitores

Não existem críticas dos nossos leitores. Por favor envie-nos a sua através do formulário.

Envie-nos a sua crítica

Preencha todos os dados

Submissão feita com sucesso!